Polarização direta de Diodos

Polarização direta de Diodos
Este post faz parte da série Diodos. Leia também os outros posts da série:

Uma dúvida muito comum entre alguns iniciantes e até mesmo veteranos com projetos eletroeletrônicos, está relacionada a como funcionam os diodos retificadores na polarização direta e reversa. Logo, pensando nisso, decidi escrever para vocês um pouco mais sobre as duas polarizações de forma fácil e descomplicada, e claro, no final do artigo temos uma vídeo-aula sensacional do canal Eletrônica Fácil para todos vocês.

Os diodos, como a maioria das pessoas sabem, possuem dois terminais, o anodo e o catodo, sendo o primeiro um cristal semicondutor positivo, ou seja, cheio de lacunas e falta de elétrons livres, e o outro um cristal semicondutor que com suas dopagens fica com excesso de elétrons livres, se tornando, então, negativo. Na maioria das vezes os diodos são utilizados em circuitos retificadores de meia onda, onda completa com transformador que possui derivação central no secundário e também em ponte, e claro, todos estes citados acima têm a função de converter a corrente alternada em corrente contínua, a qual será filtrada pelos capacitores e regulada pelos reguladores lineares ou chaveados, que fornecerão na saída do circuito eletrônico um valor estabilizado e regulado de tensão elétrica a ser utilizado por algum equipamento ou sistema eletrônico.

Quando colocamos a polaridade positiva no anodo e negativa no catodo, e fornecendo uma tensão elétrica que ultrapasse a barreira de potencial dos diodos, sendo está de 0,3 V para diodos de germânio e 0,7 V para diodos de silício, o diodo começará a conduzir a corrente elétrica que o circuito eletrônico consumidor irá solicitar da fonte geradora, logo ele irá funcionar como uma chave fechada e atuando como um condutor de elétrons, mas pode ter certeza que temos muito mais a saber sobre o seu funcionamento neste tipo de polarização.

Após sabermos algumas das aplicações dos diodos, algumas dúvidas ficam no ar como, por exemplo:

  • Qual diodo retificador utilizar em cada situação?
  • Como ler o datasheet do diodo e retirar dele as informações principais sobre a polarização direta?
  • Quais são os diodos mais utilizados no mercado para conduzir uma corrente na polarização direta de 1 A , 3 A e 6 A?
  • Com o aumento e a diminuição da corrente direta que circula pelo diodo, o que acontecerá com queda de tensão entre os seus terminais?
  • Como simular circuitos eletrônicos de polarização direta de diodos retificadores no software Proteus?

Quer saber mais sobre o funcionamento do Diodos retificadores na polarização direta, analisando o seu funcionamento com base no datasheet e sua aplicabilidade na eletrônica analógica? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de OliveiraLink para assistir.

Aproveite e se inscreva no canal Eletrônica Fácil e fique por dentro de todos os assuntos do mundo da eletroeletrônica. Link para conhecer o canal Eletrônica Fácil e inscrever-se gratuitamente.

Venha fazer parte desta família que em breve terá mais de 100.000 pessoas que lutam pela melhoria da educação do Brasil e do mundo, não fique fora dessa, pois juntos somos mais fortes.

Um forte abraço e tudo de bom!

Outros artigos da série

Polarização Reversa de Diodos >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Polarização direta de Diodos
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu