Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Plataforma Ton: Ambiente de Programação

Plataforma Ton

Ton é uma plataforma de desenvolvimento e prototipação baseada no microcontrolador ARM Cortex-M4 32-bit STM32F405. Uma das versões das placas da plataforma Ton possui Bluetooth Low Energy, Wi-Fi, sensores inerciais e carregador de bateria Li-Po. Os detalhes técnicos do hardware foram apresentados no artigo anterior – Ton: nova plataforma de desenvolvimento brasileira.

Com relação ao software, além da API para utilização dos recursos das placas Ton e Ton-Fit, também será fornecido inicialmente suporte ao mbed SDK e ao sistema operacional de tempo real BRTOS (mais detalhes no blog da Ioton).

Neste momento será apresentado como criar um projeto com a plataforma Ton. O ambiente nativo da plataforma será com o editor de texto Atom em conjunto com um package que permite configurar um novo projeto, compilar o código, enviar para a placa e comunicar via USB. Em breve também serão apresentadas maneiras de configurar com outros ambientes (e.g., Eclipse IDE). O desenvolvimento na nuvem por meio do compilador online mbed também encontra-se em estudo.

Montagem:

A seguir o circuito que será utilizado para demonstração.

Passo 1 (criar um novo projeto):

Na toolbar da ioton, clicar em “New Project” e selecionar a versão da placa.

Passo 2 (seleção dos pinos):

 

Passo 3

Passo 4 (enviar para placa):

Na toolbar da ioton, clicar em “Upload firmware”.

A placa entra em modo bootloader (DFU) automaticamente, transfere o firmware e realiza um reset para executar a aplicação.


 

Como apoiar o projeto?

Para tirar o projeto do papel está no ar uma campanha no Catarse. Para cada valor de contribuição (a partir de R$ 10) o apoiador recebe uma recompensa, seja um imã com o modelo 2D da placa, chaveiro da startup, ou até as placas com curso online para um início rápido.