Novas placas Arduino: PRIMO e STAR-OTTO

Arduino PRIMO e STAR-OTTO

O último ano foi bem movimentado para o projeto Arduino. Após a separação da sociedade, houve um momento bem crítico, que resultou em questões judiciais, dividindo o projeto em duas empresas, onde foi necessário criar um nova marca (Genuino) para que o lado do Massimo Banzi conseguisse vender suas placas fora dos EUA.

Resolvidas as questões judiciais, notou-se um movimento de ambos os lados para o lançamento de novos produtos e busca de novos parceiros. O arduino.cc lançou a Arduino 101 em parceria com a Intel e, recentemente, a MKR1000, e também novos shields. Por outro lado, a equipe do arduino.org está trabalhando firme para fixar seus produtos no mercado e envolver a comunidade em torno deles. Além das placas Arduino YUN, YUN mini e TIAN lançadas após a separação, recentemente disponibilizaram para o mercado a Arduino WIFI, uma placa Arduino com ESP8266 já integrado. Porém as novidades não param por aí! Foi anunciado nesta semana o lançamento de mais 2 placas, a Arduino PRIMO e Arduino STAR-OTTO. Ambas serão apresentadas durante a Maker Faire, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 deste mês.

Arduino PRIMO

A placa Arduino PRIMO será lançada através de uma parceria entre o arduino.org e a Nordic Semiconductor. Será a primeira placa Arduino a integrar um SoC da família nRF52, que possui um microcontrolador ARM Cortex M4, NFC e bluetooth low energy. Além disso a placa virá com um ESP8266 para conexão WiFi, interface para comunicação por infra vermelho (IrDA) e circuito carregador de bateria. A figura 1 exibe a Arduino PRIMO:

Figura 1 – Arduino PRIMO

A placa vem com a pinagem Arduino R3 e já possui integradas as antenas para as comunicações sem fios disponíveis. Como controlador principal será usado o ARM Cortex M4, disponível no nRF52832. Além disso, há outro microcontrolador, um ARM Cortex M3 da STMicroelectronics, este será responsável pela interface USB/serial, comunicação IrDA, expansão de I/O, etc.

O vídeo a seguir, disponível no site da Nordic, exibe uma demo com o protótipo dessa nova placa:

Arduino STAR-OTTO

Notamos na placa Arduino PRIMO exibida acima o uso de um microcontrolador ARM Cortex M3 da STMicroelectronics. Para formalizar essa parceria, entre a arduino.org e a STMicroelectronics, foi anunciada a placa Arduino STAR-OTTO. O nome STAR é um acrônimo para ST + Arduino, nome dado à parceria que promete resultar em diversos produtos.

A placa Arduino STAR OTTO será a primeira placa da família Arduino com um microcontrolador STMicroelectronics. Para essa primeira placa foi escolhido o STM32F469, um ARM Cortex M4 de alta performance. Esse microcontrolador possui diversos recursos, onde será possível explorar aplicações gráficas (já que o mesmo possui periférico dedicado para isso e diversas interfaces para displays), DSP, interfaces de comunicações, ADC, DAC, PWM , e muito mais. Além disso, a placa integra um ESP8266 facilitando o desenvolvimento de projetos para internet das coisas (IoT). Com essa placa será possível elevar os níveis de aplicações em projetos baseados em Arduino. A figura 2 exibe a placa Arduino STAR-OTTO:

Figura 2 – Arduino STAR-OTTO

A placa possui pinagem compatível com a Arduino MEGA R3 e ainda possui saída de áudio e microfone estéreo integrados à placa. Possui também conectores para cartão micro-SD e câmera, conforme exibido na figura 3:

Figura 3 – Conectores disponíveis na Arduino STAR-OTTO

Resumo de recursos da Arduino STAR-OTTO:

Conforme apresentado acima, as placas Arduino estão evoluindo. Estão sendo integrados cada vez mais recursos e o uso de microcontroladores/microprocessadores com maior performance. Nota-se também a tendência para placas com conexão sem fio, seja bluetooth, NFC, irDA e principalmente integrando o ESP8266.

E você leitor, o que achou dessas novas placas? Será que a arduino.cc lançará alguma novidade durante a Maker Faire?