Placa Ultra96-V2

Foi lançada a atualização da placa Ultra96, que possui um poderoso FPGA Xilinx Zynq UltraScale+ MPSoC ZU3EG A484, que permite a construção de produtos de hardware que demandam muito processamento em tempo real e demandas de uso de modelos de aprendizado de máquina localmente, em hardware. Segunda revisão da placa, a Ultra96-V2 é a terceira placa do padrão 96boards.ai que visa ser hardwares mais potentes, prontos para receberem projetos que demandam mais recursos de hardware para projetos com Inteligência Artificial e vem no mesmo form factor que as demais placas da Linaro 96Boards, que inclui por exemplo a placa DragonBoard que ficou bastante popular no mundo todo.

 

As duas primeiras placas da 96boards.ai foram as seguintes: 

 

HiKey970

Quad Cortex-A73 @2.36GHz + Quad Cortex-A53 @1.8GHz, Mali G72 MP12 GPU, Unidade de processamento Neural (NPU): 256MAC/ciclo @960MHz

 

Rock960

Dual Cortex-A72 + quad Cortex-A53 CPU, até 2.0GHz frequência, Mali T860MP4 GPU, suporta OpenGL ES 1.1 /2.0 /3.0 /3.1 /3.2, Vulkan 1.0, Open CL 1.1 1.2, DX11.

 

Confira os links dos produtos para mais informações.

 

Originalmente, a placa Ultra96 vem a público com a intenção de ser uma plataforma de prototipagem rápida para projetos que demandam um alto processamento na ponta, em hardware. As principais apostas são Machine Learning, facilitada pelas ferramentas disponíveis pela XILINX que inclui desenvolvimento de stacks e plataforma de hardware para deploy de redes neurais e algoritmos em hardware, em lógica programável. Aposta também na área automotiva, para auxílio no desenvolvimento de sistemas de assistentes para o motorista e para sistemas de entretenimento. O desenvolvimento da placa Ultra-V2 é assinada pela AVNET, conforme podemos verificar no esquemático que, bem como os desenhos para furação e lista de materiais estão disponíveis para download. Confira os links no final deste texto.

 

Características da placa Ultra96-V2

 

Basicamente, a placa traz o FPGA da XILINX, os conectores já tradicionais do padrão 96Boards, comunicação sem fio bluetooth e Wi-Fi, conector para display externo e USBs. Veja abaixo o diagrama de blocos simplificado da placa.

 

Figura : Diagrama de Blocos da placa Ultra96-V2 - Fonte Avnet.

 

Veja abaixo as especificações completas da placa Ultra96-V2:

  • Placa com as seguintes dimensões: 85mm x 54mm
  • Header de expansão padrão 96Boards para sinais de baixa velocidade de 40 pinos
  • Header de expansão padrão 96Boards para sinais de baixa velocidade de 60 pinos
  • Central de processamento: Xilinx Zynq UltraScale+ MPSoC ZU3EG A484 - FPGA com 154.000 células lógicas, 141.000 flip-flops e 70.000 LUTs; GPU Mali-400 MP2; MCU 2x cores Cortex-R5
  • Micron 2 GB de Memória RAM (512M x32) LPDDR4
  • Cartão MicroSD Delkin 16 GB e adaptador já com PetaLinux
  • Comunicação sem-fio Wi-Fi b/g/n 
  • Comunicação sem fio Bluetooth 4.2 BLE
  • Mini DisplayPort (MiniDP ou mDP)
  • USB
    • 1x USB 3.0 Type Micro-B upstream port
    • 2x USB 3.0, 1x USB 2.0 Type A downstream ports
  • 4 Leds de usuário
  • Alimentação de 8V a [email protected], com plug de diâmetros de 1.7mm e 4.8mm.

 

Mais informações sobre a Ultra96-V2

 

Para mais informações, acesse os seguinte sites:

Site da XILINX sobre a Placa Ultra96-V2

Para saber mais sobre o FPGA da XILINX ZINQ

Matéria no site LinuxGizmus sobre a Placa Ultra96-V2 

Site da 96Boards sobre a Placa Ultra96-V2

Site da Avnet sobre a placa Ultra96-V2

Documentação - Guia de uso do hardware

Esquemático da placa Ultra96-V2

Lista de Materiais da placa Ultra96-V2

Arquivos de furação mecânica

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar