Placa Atmel SAMA5D4 Xplained Ultra

SAMA5D4

Foi lançada nesse mês a placa SAMA5D4 Xplained Ultra. Essa placa de desenvolvimento projetada pela Atmel pode ser comprada no site da Element14 e conta com o processador Atmel SAMA5D4, com core ARM Cortex-A5. O principal objetivo da Atmel foi oferecer uma placa pequena e com custo menor para que se possa avaliar os microprocessadores dessa linha da Atmel e mostrar como um Linux enxuto se comporta com esse processador A5.

 

O processador utilizado na placa é o SAMA5D44 (encapsulamento BGA 361-ball - pitch 0.8 mm) e pode operar até 528MHz. Além disso, possui integrado o engine ARM NEON™ SIMD, que é utilizado para acelerar algoritmos de processamento de sinais tais como a codificação e decodificação de vídeo para games 2D/3D, processamento de imagem, telefonia e síntese de áudio. Possui também internamente 128 KB de memória L2-Cache para melhorar a velocidade de trabalho entre memória e processador e, assim, otimizar a performance do sistema como um todo.

 

Uma distribuição Linux é fornecida com a placa e a alimentação é feita pela USB, que também pode ser utilizada para debug. A distribuição linux pode ser baixada no site do Linux4SAM.

 

Além desse processador, ela conta com: 

  • Memória DDR2 de 512MBytes;
  • Memória SLC NAND Flash de 512MBytes;
  • 1 slot para cartão SD/MMC;
  • 1 slot para MicroSD;
  • Conector de LCD compatível com o padrão PDA4301;
  • Conector HDMI;
  • 1 porta Ethernet 10/100Mbps;
  • 3 conectores USBs (2 Host e 1 Device);
  • Header compatível com Arduino R3 e alguns headers extras para que o acesso a determinados I/Os seja bem mais fácil.

 

A figura 1 mostra tudo que essa placa oferece para o desenvolvedor.

 

placasam
Figura 1 - Detalhes da placa

 

Veja na figura 2 como é bem simples a configuração da placa para o boot do linux. Para mais informações visite o site e faça download do GNU software Packet no site da Atmel.

 

a5d4_xplained_board_presentation
Figura 2: Detalhes para se ligar a placa e relizar o boot do linux

 

Veja nesse link o manual de usuário completo da placa. Nele é possível encontrar todo o esquemático, além das informações completas para se trabalhar com esse kit de desenvolvimento.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

4
Deixe um comentário

avatar
 
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Bruno Alberto GuimaraesCleiton Buenoneuber jose sousaRafael Dias Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Bruno Alberto Guimaraes
Visitante
Bruno Alberto Guimaraes

ola galera gostaria de saber se o atmel studio programa essa placa como se fosse um arduino . ou como programar essa como arduino quero usar como arduino pois pretendo colocar camera em uma maquina. essa placa parece arduino mega ........

Cleiton Bueno
Membro
Cleiton Bueno

Segundo a Element14 ($93,50), não sei se foi apenas eu, mas olhando a placa me parece um PIleo (RaspberryPIB+ com Intel Galileo), me assustei um pouco com o preço contra +/-$67,00 do Galileo GEN2, enfim, são features diferentes principalmente do processador, mas quem procura usar os shields, ae compensa pensar bem.
Acho que ganhou ponto com documentação, curti.

http://www.at91.com/linux4sam/bin/view/Linux4SAM/GettingStarted

E olha só, camada pra Yocto já:
https://github.com/linux4sam/meta-atmel

neuber jose sousa
Visitante
neuber jose sousa

Tem o preço ?

Rafael Dias
Membro
Rafael Dias

gostei. Esse processador parece ser muito bom. Com um Cortex-A5 dá para fazer muita brincadeira.

Não sei como é o processo de gravação das placas da Atmel, a alguns anos atrás usei uma AT91SAM9260 e o processo de gravação de sw nela, com o SAMBA, era muito engessado e sofrível. Espero que tenha melhorado...

bom, vou esperar os próximos posts. 😉