1 Comentário

Placa de Avaliação Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

A placa de desenvolvimento e avaliação dos módulos 3G/LTE da Quectel é a EVB UMTS&LTEEVB-KIT, que suporta todos os módulos 3G/LTE incluindo Cat M1. Ela comporta os dois módulos Quectel a seguir e é ideal para os desenvolvedores que estão construindo sua primeira aplicação utilizando esses dispositivos. Ela foi desenvolvida exatamente para permitir o primeiro contato com os módulos que utilizam tecnologia de comunicação LTE da Quectel.

O kit de desenvolvimento suporta:

  • módulo EC25 (LTE Cat 4): EC25-AU-TE-A - EC25AUFATEA-512-STD - Módulo com certificação Anatel;
  • módulo BG96 (Cat M1): BG96-TE-A - BG96MATEA-128-SGN - Certificação pendente por conta de definições sobre padrões CATM pela própria Anatel.

Ela também suporta outros módulos, mas para o Programa de Parcerias em IoT da Qualcomm os módulos escolhidos foram os descritos acima.

Essa placa foi desenvolvida para que se possa intercambiar diversos módulos e permite fácil acesso às portas USB e UART, podendo ser interfaceada utilizando PC ou mesmo um controlador ou microcontrolador externo à placa. Para isso a interface de comunicação é através de comandos AT e uma vasta documentação é oferecida para que se possa ter conhecimento de tais comandos. É possível, também, programar o módulo para que funcione sem o uso de controlador externo, utilizando programação em C e um ambiente de desenvolvimento específico da ARM, o ARM DS5 Development Studio.

Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

Veja a seguir os conectores dessa placa, onde mostrados de forma detalhada. Nos conectores J101 e J102 são encaixados a placa que vem soldado o módulo para conexão LTE. Essa disposição de conectores não permite que o módulo seja encaixado de forma errada.

Conectores do Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

Características da Placa UMTS&LTEEVB-KIT

Essa placa possui:

  • Conector para alimentação
  • Chave liga desliga
  • Botões de liga desliga e reset
  • Conector Micro USB, que permite interfacear a placa com o PC
  • Conector para placa de áudio
  • Conector USIM
  • 2 portas seriais com conector DB9, COM1, UART principal e COM2, UART debug para Linux
  • Leds de indicação:
    • D209 é a indicação se tem alimentação presente na placa
    • D205 que indica se o módulo está ligado
    • D207 que indica se o módulo está em estado de SLEEP
    • D208 que indica o status da rede (se estiver aceso indica que está conectada a melhor tecnologia suportada pelo módulo)
    • D206 que indica se a conexão com a rede foi estabelecida (se piscar mais aceso que apagado significa que a placa está conectada à rede)
  • Conectores Wi-Fi e Ethernet
  • Conector SD Card

Veja o vídeo abaixo, que mostra um pouco sobre a placa, seus periféricos, como fazer para ligá-la ao PC utilizando a USB, conectar o SIM Card e rodar a primeira aplicação com o software QCON V1.7:

Abaixo você vê uma imagem da placa de avaliação e da placa com módulo BG96, antes de ser conectada à placa. Nesta imagem dá pra ver em detalhes o local para conectar o SIM Card, as portas seriais e conector USB, botões, chave liga-desliga e LEDs.

Quectel UMTS&LTEEVB-KIT com módulo BG96

LEDs e chave - Como ligar a UMTS&LTEEVB-KIT pela primeira vez

A placa possui 5 LEDs que estão destacados na imagem a seguir. Quando conectada à porta USB do PC e na micro USB da placa, também destacada na imagem, o LED POWER fica aceso.

Conecte o SIM Card ao SIM Card holder. Após ligar o cabo, deve-se pressionar a tecla PWRKEY por mais de um segundo e então a placa vai ligar, com o LED STATUS aceso.

Se o LED NET_STA estiver piscando com ciclo mais apagado que aceso, significa que o modem está buscando rede. Se o LED NET_STA estiver piscando com ciclo mais aceso que apagado, significa que já foi autenticada a rede. Verifique se o SIM Card que está sendo utilizado está habilitado para 4G (no caso de usar o módulo EC25-AU) e se o SIM card está habilitado para 2G (no caso do módulo BG96).

Se o LED NET_MODE estiver aceso, significa que a tecnologia mais avançada está funcionando (no caso do EC25-AU, que está na rede 4G, ou no caso do BG96, está conectado ao CAT-M).

LEDs e chave - Como ligar a UMTS&LTEEVB-KIT

Como conectar a placa à rede movel

Para conectar a placa Quectel UMTS&LTEEVB-KIT à rede 2G, utilizando um SIM Card habilitado para tal, siga os procedimentos do documento abaixo. Nele você encontrará passo a passo tudo que deve ser feito para registrar e conectar o modem da Quectel à rede celular.

Clique para baixar o documento

Para saber mais sobre a placa UMTS&LTEEVB-KIT

Para conhecer mais sobre essa placa, acesse o site da Quectel.

Gostou da placa? Deixe um comentário a seguir.

Outros artigos da série

Placa de avaliação Sierra Wireless MangOH Red >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Placa de Avaliação Quectel UMTS&LTEEVB-KIT
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Micael Lisboa
Micael Lisboa
27/07/2018 22:22

Excelente!!!

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 
RISC-V:
Novidades de 2020

 

Data: 26/08 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link