Placa de Avaliação Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

Quectel UMTSLTEEVB KIT

A placa de desenvolvimento e avaliação dos módulos 3G/LTE da Quectel é a EVB UMTS&LTEEVB-KIT, que suporta todos os módulos 3G/LTE incluindo Cat M1. Ela comporta os dois módulos Quectel a seguir e é ideal para os desenvolvedores que estão construindo sua primeira aplicação utilizando esses dispositivos. Ela foi desenvolvida exatamente para permitir o primeiro contato com os módulos que utilizam tecnologia de comunicação LTE da Quectel.

O kit de desenvolvimento suporta:

  • módulo EC25 (LTE Cat 4): EC25-AU-TE-A – EC25AUFATEA-512-STD – Módulo com certificação Anatel;
  • módulo BG96 (Cat M1): BG96-TE-A – BG96MATEA-128-SGN – Certificação pendente por conta de definições sobre padrões CATM pela própria Anatel.

Ela também suporta outros módulos, mas para o Programa de Parcerias em IoT da Qualcomm os módulos escolhidos foram os descritos acima.

Essa placa foi desenvolvida para que se possa intercambiar diversos módulos e permite fácil acesso às portas USB e UART, podendo ser interfaceada utilizando PC ou mesmo um controlador ou microcontrolador externo à placa. Para isso a interface de comunicação é através de comandos AT e uma vasta documentação é oferecida para que se possa ter conhecimento de tais comandos. É possível, também, programar o módulo para que funcione sem o uso de controlador externo, utilizando programação em C e um ambiente de desenvolvimento específico da ARM, o ARM DS5 Development Studio.

Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

Veja a seguir os conectores dessa placa, onde mostrados de forma detalhada. Nos conectores J101 e J102 são encaixados a placa que vem soldado o módulo para conexão LTE. Essa disposição de conectores não permite que o módulo seja encaixado de forma errada.

Conectores do Quectel UMTS&LTEEVB-KIT

Características da Placa UMTS&LTEEVB-KIT

Essa placa possui:

  • Conector para alimentação
  • Chave liga desliga
  • Botões de liga desliga e reset
  • Conector Micro USB, que permite interfacear a placa com o PC
  • Conector para placa de áudio
  • Conector USIM
  • 2 portas seriais com conector DB9, COM1, UART principal e COM2, UART debug para Linux
  • Leds de indicação:
    • D209 é a indicação se tem alimentação presente na placa
    • D205 que indica se o módulo está ligado
    • D207 que indica se o módulo está em estado de SLEEP
    • D208 que indica o status da rede (se estiver aceso indica que está conectada a melhor tecnologia suportada pelo módulo)
    • D206 que indica se a conexão com a rede foi estabelecida (se piscar mais aceso que apagado significa que a placa está conectada à rede)
  • Conectores Wi-Fi e Ethernet
  • Conector SD Card

Veja o vídeo abaixo, que mostra um pouco sobre a placa, seus periféricos, como fazer para ligá-la ao PC utilizando a USB, conectar o SIM Card e rodar a primeira aplicação com o software QCON V1.7:

Abaixo você vê uma imagem da placa de avaliação e da placa com módulo BG96, antes de ser conectada à placa. Nesta imagem dá pra ver em detalhes o local para conectar o SIM Card, as portas seriais e conector USB, botões, chave liga-desliga e LEDs.

Quectel UMTS&LTEEVB-KIT com módulo BG96

LEDs e chave – Como ligar a UMTS&LTEEVB-KIT pela primeira vez

A placa possui 5 LEDs que estão destacados na imagem a seguir. Quando conectada à porta USB do PC e na micro USB da placa, também destacada na imagem, o LED POWER fica aceso.

Conecte o SIM Card ao SIM Card holder. Após ligar o cabo, deve-se pressionar a tecla PWRKEY por mais de um segundo e então a placa vai ligar, com o LED STATUS aceso.

Se o LED NET_STA estiver piscando com ciclo mais apagado que aceso, significa que o modem está buscando rede. Se o LED NET_STA estiver piscando com ciclo mais aceso que apagado, significa que já foi autenticada a rede. Verifique se o SIM Card que está sendo utilizado está habilitado para 4G (no caso de usar o módulo EC25-AU) e se o SIM card está habilitado para 2G (no caso do módulo BG96).

Se o LED NET_MODE estiver aceso, significa que a tecnologia mais avançada está funcionando (no caso do EC25-AU, que está na rede 4G, ou no caso do BG96, está conectado ao CAT-M).

LEDs e chave - Como ligar a UMTS&LTEEVB-KIT

Como conectar a placa à rede movel

Para conectar a placa Quectel UMTS&LTEEVB-KIT à rede 2G, utilizando um SIM Card habilitado para tal, siga os procedimentos do documento abaixo. Nele você encontrará passo a passo tudo que deve ser feito para registrar e conectar o modem da Quectel à rede celular.

Clique para baixar o documento

Para saber mais sobre a placa UMTS&LTEEVB-KIT

Para conhecer mais sobre essa placa, acesse o site da Quectel.

Gostou da placa? Deixe um comentário a seguir.

Outros artigos da série

Placa de avaliação Sierra Wireless MangOH Red >>
Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Micael Lisboa
Micael Lisboa
27/07/2018 22:22

Excelente!!!

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR

Inteligência Artificial na Borda

DATA: 29/06 às 15:00h