Placa Green Pill

O nono artigo da série “Blue Pill”, será totalmente diferente. Durante a jornada de escrever os artigos, em paralelo criei um projeto no KiCad, com o nome de Green Pill. A versão do meu KiCad é mostrada a seguir.

 

Figura 1 – Versão do KiCad que eu utilizei

Esse projeto é com base no projeto original de uma Blue Pill, que encontrei no seguir link: https://stm32-base.org/assets/pdf/boards/original-schematic-STM32F103C8T6-Blue_Pill.pdf. Fiz pequenas modificações no esquemático. Nesse artigo vou mostrar algumas figuras e tabela, mas, também disponibilizarei o projeto KiCad, então, totalmente disponível para quem quiser. Outro detalhe, eu modifiquei o projeto para ficar parecido com a aspecto de um Arduíno UNO, me refiro com relação as dimensões e conexões laterais.

Green Pill
Figura 2 – Visão frontal da pcb
Green Pill
Figura 3 – Visão frontal da pcb, com inclinação
Green Pill
Figura 4 – Visão traseira da pcb

A tabela a seguir é a lista de materiais completa do projeto KiCad Green Pill. Obviamente que todo detalhe do projeto está contido nos arquivos do KiCad, então, os componentes utilizados podem ser vistos no esquemático. O footprint de cada componente também pode ser analisado, e a PCB pode ser simulada em 3D.

Tabela 1 – BOM (Lista de materiais)

O esquemático da Green Pill é apresentado na figura 5:

Figura 5 - Esquemático da Green Pill

O projeto KiCad é disponibilizado para vocês, então, esse artigo dispensa comentários porque com o projeto em mãos tudo pode ser visto e analisado. Acredito que de forma geral o projeto esteja em ordem, mas, se houver algum erro cada interessado pode corrigi-lo. Eu somente estou disponibilizando em caráter educativo. Conforme a proposta inicial estamos evoluindo no aprendizado, portanto, aqui concluo o nono artigo da série.

Baixe o projeto AQUI: Green Pill

Outros artigos da série

<< Blue Pill (STM32F103C8T6) - Introdução ao FreeRTOSBlue Pill (STM32F103C8T6) - Configuração do FreeRTOS >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Placa Green Pill
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Hernan
Flavio Nunes
04/05/2020 22:36

A placa blue pill é uma variação ou um clone mal feito da placa Maple Mini, pois alguns pinos foram mapeados em lugares diferentes no conector lateral. A LeafLabs mantém o projeto aberto no github e contém uma versão de placa compatível com arduino uno.
Você poderia se inspirar nela e fazer melhorias.

Jonathan Gonzaga
Jonathan Gonzaga
04/05/2020 10:31

Porque não utilizou componentes SMD?

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 
RISC-V:
Novidades de 2020

 

Data: 26/08 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link