Placa de expansão de sensores da micro:bit traz a ciência para a vida cotidiana

Neste texto veremos o Environment Science Expansion Board V2.0 da DFRobot especialmente projetado para a abordagem educacional STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).
Placa de expansão de sensores da micro:bit

O meio ambiente enfrenta desafios. Mudanças climáticas e outras questões ambientais significam que todos nós temos que aprender mais sobre ciências da terra e desenvolver soluções para manter este grande mármore azul girando.

O mundo precisa de cientistas ambientais. Para esse fim, o campo da ciência ambiental continua a ser uma escolha de carreira em crescimento. É um campo acadêmico interdisciplinar que se baseia na ecologia, geologia, meteorologia, biologia, química, engenharia e física para estudar os problemas ambientais e os impactos humanos no meio ambiente.

Isso também significa que mentes questionadoras requerem ferramentas educacionais confiáveis ​​e versáteis para auxiliar no processo de aprendizagem.

Neste texto veremos o Environment Science Expansion Board V2.0 da DFRobot especialmente projetado para a abordagem educacional STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

O que a placa de expansão de sensores faz?

O que isso a placa de expansão de sensores faz? A placa de expansão Environment Science V2.0 para a micro:bit é o canivete suíço das placas de expansão. Ela é projetada para que os usuários possam medir as variáveis ambientais para experimentos ou projetos científicos. E o melhor de tudo é que a placa tem vários sensores integrados que cobrem aspectos básicos da natureza e da ciência na vida diária.

Que tipos de sensores estão presentes nessa placa?

  • Sensor para luz Ultravioleta com comprimento de onda de sensibilidade de 280nm a 390nm;
  • Sensor de Temperatura com uma faixa de 10 ℃ ~ + 85 ℃;
  • Umidade Relativa com uma faixa de medição de 0 ~ 100 por cento, Resolução 0,1 por cento
  • Qualidade do ar que mede compostos orgânicos voláteis totais (TVOCs) e dióxido de carbono (CO2)
  • Temperatura da água com uma faixa de temperatura operacional de -55 ℃ ~ 125 ℃
  • Qualidade da água de sólidos dissolvidos totais (TDS)
placa de expansão de sensores
Figura 1: O Environment Science Expansion Board V2.0 para micro: bit é uma placa de expansão de sensores que cobrem todos os aspectos básicos da natureza e da ciência. (Fonte / DFRobot)

A placa, que mede 11 cm x 19,6 cm, dispõe os sensores de maneira sensata e exclusiva com LEDs piscando (Figura 1). O PCB com orientação horizontal apresenta uma árvore, uma casa e uma montanha com neve. Parece divertido. As leituras dos testes atmosféricos, de som, de cor e de água aparecem na área em forma de árvore. A parte da casa tem a conexão do conector da placa-mãe, e a montanha é a fonte de alimentação onde você coloca as três pilhas AAA de 1,5V.

A placa é uma atualização de sua primeira iteração. Esta segunda versão vem com placa Wi-Fi-Internet of Things (IoT) e oferece suporte a plataformas IoT, como IFTTT, ThingSpeak e EasyIoT. Ele também tem um chip mais poderoso e mais portas de entrada e saída.

Conclusão

Quem diria que um kit de placa de expansão de sensores poderia tornar o aprendizado de um cientista ambiental tão divertido? Com seus inúmeros sensores, é uma placa ocupada, mas é uma boa ocupada.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Sensor-Rich Expansion Board Brings Science Closer to Daily Life

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H