Placa de Avaliação Sensor Puck

Sensor Puck

A Silicon Labs lançou já faz um tempo uma placa que visa demonstrar dois sensores que ela está trabalhando, bem como seu microcontrolador EFM32 Gecko. As variáveis ambientais disponíveis nessa placa são temperatura, umidade relativa, luminosidade do ambiente e índice de radiação ultravioleta, mas o sensor óptico da placa também pode atuar como sensor biométrico. Essa placa tem um microcontrolador EFM da linha Gecko com Core ARM Cortex-M3 de baixo consumo que faz a leitura dos sensores e envia os dados via bluetooth para um aplicativo. 

 

A Silicon Labs escolheu um módulo terceiro para fazer a parte de comunicação sem fio Bluetooth e, para que a placa pudesse ser utilizada monitorando o ambiente, colocou um holder de bateria tipo moeda, para que o conjunto fosse alimentado por bateria, sem necessidade de alimentação externa. As características dos sensores, do microcontrolador e do módulo sem fio permite que a placa opere por até 5 dias seguidos, com o firmware que vem instalado na placa de fábrica em modo de operação de captura de dados ambientais, segundo o datasheet. Se o sensor óptico medir a presença de objetos, ele vai tentar medir a pulsação e então a placa vai operar em modo biométrico.

 

A Silabs disponibilizou um aplicativo para Android e para iPhone para que quem tivesse avaliando a placa pudesse verificar as medições em tempo real. Dois modos, ambiental e biométrico estão disponíveis, conforme a operação da placa no momento do envio dos dados. Veja abaixo imagens do aplicativo para Android, nos dois modos.

Sensor Puck Sensor Puck

 

Especificações da Sensor Puck

 

Abaixo estão dispostas as especificações da Sensor Puck. Confira:

  • Microcontrolador de 32-bits de baixo consumo EFM32G210 “Gecko”
    • Core ARM Cortex-M3 @32MHz;
    • 128 KB de Memória Flash;
    • 16 KB de RAM;
    • 24 pinos de entradas e saídas;
    • Comunicações Seriais - UART/SPI/SmartCard (ISO 7816)/IrDA;
    • Encapsulamento QFN.
  • Sensor Óptico Si1147-M01;
  • Sensor de temperatura e umidade relativa Si7021;
  • Módulo Bluetooth Cypress BCM20732i;
  • Conversor DCDC tipo Boost TS3310;
  • Holder de Bateria tipo moeda 2032.

 

Veja um vídeo de apresentação feita pela própria SiLabs:

 

 

Programação da Sensor Puck

 

A placa já vem programada de fábrica. Para modificar seu firwmare é necessário um adatador JTAG e também uma placa de desenvolvimento com o microcontrolador GECKO.

 

Mais Informações sobre a Sensor Puck

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar