A Internet das Coisas (IoT) começa com suas coisas – baseadas em conectividade. A IoT está se firmando com a reunião de dados valiosos e sobre meios inovadores para reunir esses tais dados de forma eficiente.
A Particle oferece kits de desenvolvimentos que fornecem tudo que você precisa para começar a desenvolver projetos de Internet das Coisas. O kit de desenvolvimento de hardware Particle Photon, consiste em solução completa de desenvolvimento IoT com um poderoso microcontrolador ARM Cortex M3 e chip Wi-Fi Cypress WICED. O microcontrolador e o chip Wi-Fi estão alojados em um pequeno módulo de tamanho miniatura chamado PØ (-P-zero).
A Photon é baseado na arquitetura WICED da Cypress e está pronto para funcionar e possui uma fonte de alimentação de 3,3 V integrada. A Photon também possui componentes para uma interface de RF para o PØ numa pequena placa de circuito impresso.
A Photon é um projeto open hardware e pode vir de duas formas: com conectores headers ou sem. Com os conectores headers é possível usar a placa em um protoboard. Ela também pode ser montada em conectores fêmeas em uma placa de circuito impresso. A forma sem conectores é para montagem em superfície através de máquina .
No geral, podemos dizer que o Particle Photon é uma excelente forma para entrada no mundo maker e IoT. É acessível, tem Wi-Fi integrada e também inclui uma plataforma em nuvem para usar e gerenciar o dispositivo. O Photon tem poder e capacidade suficiente contando com os seguintes recursos:
- Microcontrolador STM32F205RGY6: ARM-Cortex-M3 operando em 120 MHz;
- Memória RAM de 128 KB;
- Memória flash de 1 MB;
- Cypress BCM43362 Wi-Fi chip;
- 802.11b/g/n Wi-Fi;
- LED RGB;
- 18 GPIO e periféricos avançados;
- FreeRTOS;
- Open source design.
A Photon realmente lhe proporciona um bom sistema para iniciar. Você pode programar o dispositivo usando IDE Arduino ou usando a IDE dele pela Web. Para mais informações visite este site.
(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS
Qual seria melhor? Particle Proton ou NodeMCU Esp8266?
A Proton possui um hardware mais robusto e profissional.