Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Dicas para se manter atualizado em FPGA

dicas FPGA

Vou deixar aqui uma lista de referências para se manterem atualizados em FPGA e sistemas embarcados em geral, pois julgo MUITO importante estar sempre atento às últimas novidades tecnológicas. Como sabemos na nossa área tudo é muito dinâmico e quem não se mantém atualizado fica pra trás.

 http://www.altera.com/ e http://www.xilinx.com/

São as duas maiores fabricantes de FPGA no mundo e, com certeza, vale a pena olhar o direcionamento que elas estão dando ao mercado, além de ficar atento as atualizações do Quartus II e do ISE.

A Altera por exemplo está lançando a sua linha com ARM em silício embutido no FPGA e investindo no desenvolvimento em FPGA via OpenCL ao invés do tradicional VHDL e Verilog. OpenCL é uma linguagem de maior nível de abstração, similar ao C, utilizada para programação paralela em GPUs.
http://www.programmableplanet.com/

Este site é patrocinado pela Xilinx e possui como blogueiros profissionais famosos no mundo de FPGA. Diversos assuntos interessantes são abordados desde discussões sobre o futuro de FPGAs no mercado, de competições de design em FPGA (se não me engano teve uma de quem emulava melhor um neurônio) até tutoriais básicos de como iniciar um projeto no ISE (Ferramenta da Xilinx).

Este site é sobre sistemas embarcados em geral, é um dos sites da UBM Tech a mesma responsável pela pesquisa no mercado de embarcados que eu citei aqui e o Sergio aqui. Sempre possui conteúdo interessante e conta com um corpo técnico bem qualificado.

http://www.edn.com/

Outro braço da UBM Tech, possui seção exclusiva para desenvolvimento de hardware.

http://www.fpga4fun.com/

Este site é bem didático e possui projetos em FPGA, ideal para o aprendizado de iniciantes.

https://groups.google.com/forum/#!forum/sis_embarcados

É a comunidade de sistemas embarcados que boa parte dos editores deste site fazem parte, possui discussões interessantes e várias dúvidas são sanadas semanalmente 🙂

Tenho certeza que existem mais sites interessantes mas estes são os que costumo visitar semanalmente. Fiquem a vontade para divulgar outros sites que julguem interessantes nos comentários!

Abraços!