Operações relacionais e lógicas

Continuamos a falar sobre Expressões. Já falamos sobre "Operações Aritméticas", e veja agora "Operações Relacionais e lógicas".
PSEUDOCODIGO bubble sort switch case

Introdução

Hoje continuaremos a falar sobre Expressões!!! No artigo anterior eu falei sobre Operações Aritméticas, hoje eu falarei sobre Operações Relacionais e lógicas. Antes de resolvermos expressões mais complexas, eu ainda falarei sobre algumas funções matemáticas que são usadas com frequência. Lembrando, se você tiver dúvidas, deixe ali nos comentários que eu responderei com o maior prazer.

Operadores Relacionais

Os operadores relacionais trabalham como comparações, igualdades e desigualdades. Eles verificam os valores dos operandos, que ficam cada um de um lado da operação, retornando VERDADEIRO ou FALSO. Os operadores relacionais estão listados na Tabela 1.

TABELA 1: Operadores Relacionais

OPERADORSIGNIFICADOEXEMPLO
>maior que5 > 4 = V
<menor que5 < 4 = F
>=maior ou igual a5 >= 4 = V
<=menor ou igual a5 <= 4 = F
<>diferente de5 <> 4 = V
==igual a5 == 4 = F

A Tabela apresenta o operador, o significado da operação e exemplifica o uso do operador. Reforço que a operação só pode ser aplicada a dois operandos. Se houver mais de um operando envolvido, basta lembrar que a expressão deve ser executada da esquerda para a direita. Portanto, o primeiro operador relacional que aparecer, você deve calcular, já que entre eles não existe prioridade. Agora, suponha que você precise resolver a seguinte expressão:

Como devemos começar? Primeiro você deve saber que operadores aritméticos têm prioridade sob os operadores relacionais. Isso significa que você deve resolver primeiro as operações aritméticas e, somente depois, as operações relacionais. Ficaria assim:

Observe que a divisão tem prioridade sob a soma, portanto ela é resolvida primeiro e, somente depois, a soma é calculada. Depois que todos os operadores aritméticos foram calculados, aí você pode calcular os operadores relacionais na ordem em que aparecem na expressão, sempre da esquerda pra direita e de dois em dois.

Suponha agora os seguintes valores para as variáveis da expressão dada: A = 1, B = 10, C = 5 e D = 5. Observe a resolução passo a passo:

Operações Lógicas

Os operadores lógicos são aqueles que analisam condições, são operadores que analisaram operandos com valores lógicos 1 ou 0, ou então, Verdadeiro ou Falso. Uma situação pode ou não ser verdadeira, ou falsa, dependendo da condição em que se encontra. Temos três operações lógicas básicas: E (AND), OU (OR) e NÃO (NOT). Para podermos resolver expressões que contenham operações lógicas, precisamos consultar as TABELAS VERDADE de cada um desses operadores.

Operação E (AND)

TABELA 2: Operador E

OPERANDO 1OPERANDO 2OP1 E OP2
0 (F)0 (F)0 E 0 = 0 (F)
0 (F)1 (V)0 E 1 = 0 (F)
1 (V)0 (F)1 E 0 = 0 (F)
1 (V)1 (V)1 E 1 = 1 (V)

O operador E é o mesmo que o operador multiplicação, você multiplica os valores lógicos (1 ou 0) dos operandos 1 e 2 e obtém o resultado desejado. Nós fazemos a leitura dessa tabela da seguinte forma:

Observe que o resultado só será 1 (V) quando os operandos 1 e 2 forem também 1 (V), caso contrário, o resultado será sempre 0 (F). Assim fica mais fácil você memorizar.

Operação OU (OR)

Tabela 3: Operador OU

OPERANDO 1OPERANDO 2OP1 ou OP2
0 (F)0 (F)0 OU 0 = 0 (F)
0 (F)1 (V)0 OU 1 = 1 (V)
1 (V)0 (F)1 OU 0 = 1 (V)
1 (V)1 (V)1 OU 1 = 1 (V)

O operador OU é o mesmo que o operador soma, você soma os valores lógicos (1 ou 0) dos operandos 1 e 2 e obtém o resultado desejado. Nós fazemos a leitura dessa tabela da seguinte forma:

Observe que o resultado só será 0 (f) quando os operandos 1 e 2 forem também 0 (F), caso contrário, o resultado será sempre 1 (V). Assim fica mais fácil você memorizar.

Operador NÃO (NOT)

Tabela 4: Operador Not

OPERADORNOT OP
0 (F)1 (V)
1 (V)0 (F)

O operador NÃO ou NOT é muito fácil e simples, ele nega a entrada, portanto, se o operador vale 1 (V) e vai se transformar em 0 (F), e vice-versa.

Prioridades

Agora que já aprendemos todos os operadores, vamos ver como fica a ordem de prioridades. Vou deixar pra resolver as expressões com vocês em nosso próximo artigo ok, junto com as funções. A ordem de prioridade é a seguinte:

  1. operadores aritméticos;
  2. operadores relacionais;
  3. operadores lógicos.

Dentro de cada um deles fica conforme mostra a tabela 5.

Tabela 5: Prioridade

1 operadores aritméticos/ *
 + *
2 operadores relacionais== <> <= >= < >
3 operadores lógicosNOT
 AND OR

Conclusão

Pessoal, assim terminamos o assunto OPERADORES e OPERAÇÕES. Se ainda tiverem dúvidas, por favor, deixem ali nos comentários, ficarei feliz em ajudar. No próximo artigo veremos sobre funções matemáticas e resolução de expressões! Até a próxima galera!

Outros artigos da série

<< Operações AritméticasExpressões matemáticas >>

Atuo como Professora de Informática e Computação desde 2001. Desde 2009 venho atuando como Docente no Ensino Superior em diversos cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu, tanto presenciais, quanto semipresenciais e à distância. Ministrei várias disciplinas onde ensino os estudantes a desenvolverem plataformas e sistemas computacionais. Orientei vários trabalhos acadêmicos, desenvolvi inúmeros materiais didáticos, trabalhei com pesquisa, ensino, extensão e inovação. Também ministrei palestras em vários eventos. Comecei meu Doutorado na área de Machine Learning - mais especificamente na area de Multi-label Classification - na UFSCar em 02/2019 e devo terminar em 01/2023. Também estudo canto, jogo vôlei, sou geek, nerd, otaku e gamer (twitch.tv/cissagatto)

Notificações
Notificar
guest
8 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
ah, moleque!
ah, moleque!
21/04/2021 07:42

valeu!

Vinicius Barros
Vinicius Barros
19/07/2018 19:42

Entao aonde se encaixa a expressão ” != ” (diferente) na tabela de prioridade?

Souza
Souza
22/10/2016 17:16

De vez em quando dá uma falha na concentração.
Achei que tinha repetido o “”, mas depois percebi que eu estava enganado:
== = (“” é o diferente de, e os outros “” são o menor que e o maior que.

Vamos em frente.

Elaine Cecília Gatto
Elaine Cecília Gatto
Reply to  Souza
24/10/2016 13:50

ah sim!!! eu poderia ter enfatizado melhor no artigo pra evitar essa confusão rsrs

Souza
Souza
Reply to  Elaine Cecília Gatto
24/10/2016 15:21

Está tranquilo. O bom disso é que, ativa certas partes “desligadas” do nosso cérebro.

Elaine Cecília Gatto
Elaine Cecília Gatto
Reply to  Souza
25/10/2016 13:26

sem sombra de dúvidas!

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H