Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Conheça o hardware da One Dollar Board

Foi lançada no mês passado a campanha de Crowdfunding da One Dollar Board, placa de baixo custo brasileira que promete revolucionar a educação de eletrônica. Trata-se de uma pequena placa, compatível com Arduino, fácil de ser conectada ao computador, na interface USB e com Leds e Botões para que se possa se ter o primeiro contato com eletrônica.

A ideia é que pessoas que já trabalham e gostam de eletrônica atuem como evangelistas em um primeiro momento e possam comprar e dar essas placa para que outras pessoas tenham o primeiro contato com eletrônica, conforme afirmou Claudio Olmedo, diretor da empresa Centro Maker, responsável por esse projeto.  É uma placa barata e pode até mesmo fazer parte do material escolar para que crianças aprendam a programar eletrônica desde cedo.

O hardware da One Bollar Board é bem simples mas cumpre seu papel de incluir pessoas no mundo da eletrônica. Ele conta com um pequeno processador da Atmel para que possa ser possível programar a placa utilizando a IDE do Arduino. Veja os detalhes de hardware da placa a seguir:

O diagrama de blocos do  microcontrolador Attiny85 da Atmel, tirado do datasheet do próprio fabricante, utilizado nesse projeto, está apresentado a seguir:

Figura 1: Diagrama em blocos do microcontrolador Atmel ATTiny85, cérebro da placa One Dollar Board.

Dois projetos podem ter inspirado a One Dollar Board, o Adafruit Trinket e o DigiSpark. Ambos que usam o Attiny85 como processador principal de suas placa e que podem ser conectadas a USB. Eles também possuem bootloader para permitir a gravação via USB.

O Projeto da placa One Dollar Board

O projeto da One Dollar Board é aberto e contou com a ajuda de voluntários que trabalham com hardware e software de todo o Brasil. Entre as pessoas que colaboraram e participaram do projeto em diversos momentos, destacamos os que trabalharam no hardware da placa One Dollar Board: 

Veja uma imagem 3D atual da placa One Dollar Board conforme ela será disponibilizada nessa campanha.

Figura 2: Imagem 3D da nova placa One Dollar Board

A placa possibilita, conforme pode-se observar na imagem, a conexão de hardwares externos e também  a montagem de diferentes circuitos integrados a placa. Como o microcontrolador da placa apenas tem poucos pinos disponíveis, a montagem e a conexão desses componentes deve ser feita conforme o uso destinado a essa placa. 

Mas o que pode ser conectado à placa?

Veja abaixo uma figura enviado pelo pessoal da One Dollar Board que explica de forma gráfica e rápida o que pode ser soldado e conectado a placa, como expansão para seus projetos.

Figura 3: Suporte para acessórios, conexões e expansões da placa One Dollar Board

O Esquemático e os arquivos de fabricação estão disponíveis pois a placa é completamente Open Source. Esses arquivos estarão no repositório do projeto nos próximos dias. Abaixo podemos conferir uma imagem com o esquemático. A versão desse esquemático também está disponível para download nesse link.

Figura 4: Imagem do esquemático atual da One Dollar Board

Além da placa, em um futuro próximo um material vai ser preparado para ajudar quem quiser dar aulas ou demonstrações com a placa.

Confira o Github do projeto One Dollar Board para mais informações sobre a placa e para acessar os arquivos do projeto.

Colabore com a Campanha. Vá ao Indiegogo e conheça mais sobre a proposta da placa. Acesse o link para ir até a campanha. Compartilhe esse texto e o link da campanha em sua rede social para que mais pessoas conheçam a proposta do projeto.