O uso de Linux continua crescendo com IoT

O uso de Linux continua crescendo com IoT

O mercado criado com a era da Internet das Coisas (IoT – Internet Of Things) é estimado em bilhões de dispositivos até 2020, o que cria uma demanda por equipamentos que façam muito bom uso de baterias, que executem transmissão de dados em tempo-real, que gerenciem de forma otimizada dados de diversas partes, etc. E estão sendo criados ecossistemas diversos para suportar novas ideias que surgem num piscar de olhos, visto que inovação é uma obrigação neste mercado competitivo.

A empresa VDC Research criou uma pesquisa pensando em entender como sistemas operacionais, sejam eles comerciais ou pagos, de uso genérico ou de tempo-real, estão ajudando o mercado a resolver problemas e criar produtos que se conectem uns com os outros, formam a Internet das Coisas. Tenha acesso a parte da pesquisa aqui e, caso se interesse, entre em contato com os seus criadores para obtê-la integralmente.

Em Eric Brown  expõe seu ponto de vista com relação ao resultado dessa pesquisa, levando em consideração todos os dados coletados nela. Recomendo muito a leitura!

Um dos pontos que a pesquisa detecta é que o uso de sistemas operacionais open-source/free está em alta, visto a alta demanda em suporte a rede de dispositivos. Tanto alternativas para uso em nós de uma rede, que ou coletam informações ou executam tarefas, quanto para uso em gateways, as alternativas comercias estão sofrendo uma queda considerável, como apontado na Figura 1. Existe uma adoção muito grande de RTOSs (como o FreeRTOS e, futuramente, o mbed OS) e Linux embarcado.

VDC-embedded-open-source-market
Figura 1 – Porcentagem de uso de sistemas operacionais.

Mas por que Linux? Já escrevemos aqui e em outros artigos as vantagens de se usar Linux, entre elas a comunidade crescente, a infinidade de pilhas/middlewares gratuitos disponíveis, a qualidade de código, as SBCs de baixo custo lançadas com frequência que suportam Linux e facilitam o aprendizado e o uso em projetos de IoT, etc.

O Embarcados realizou um Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados referente ao ano de 2014 e o resultado foi disponibilizado aqui. Lá buscamos entender, entre diversos pontos, como está a adoção de sistemas operacionais pelas empresas. Confira também!

E você? Tem utilizado algum sistema operacional em seu projeto?

Referências

[1] http://www.vdcresearch.com/

[2] http://www.vdcresearch.com/landing/esw/ESW_Embedded_OS.aspx

[3] https://www.linux.com/news/embedded-mobile/mobile-linux/818011-embedded-linux-keeps-growing-amid-iot-disruption-says-study

[4] https://www.linux.com/community/forums/person/42808

[5] http://www.freertos.org/

[6] https://mbed.org/technology/os/

[7] https://www.embarcados.com.br/como-anda-o-linux/

[8] https://www.embarcados.com.br/relatorio-do-estudo-sobre-o-mercado-brasileiro-de-desenvolvimento-de-sistemas-embarcados-2014/

Crédito da Figura 1 para VDC Research.

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu