O futuro da conectividade IIoT

conectividade iiot

O Relatório do Mercado de Conectores: Tendências, Previsão e Análise Competitiva ("Connector Market Report: Trends, Forecast and Competitive Analysis") sugere que o futuro do mercado de conectores é muito promissor, com oportunidades nas indústrias automotiva e de transporte, telecomunicações, computadores e periféricos, equipamentos industriais e eletrônicos de consumo. De acordo com este relatório, os principais fatores de crescimento para esse mercado são os aplicativos da 3C (Computadores, Comunicações e Eletrônicos de Consumo), miniaturização de dispositivos eletrônicos e demanda por produtos com recursos avançados, conveniência e conectividade.

As tendências identificadas pelo relatório como tendo um impacto direto na dinâmica da indústria de conectores, incluem maior demanda por conectores de alta velocidade, maior movimento em direção a conectores mais finos e compactos, além do desenvolvimento de conectores de alta potência.

Em relação às aplicações industriais, especialmente a Internet das Coisas Industrial (IIoT), form factor menores e maior robustez são os fatores críticos para o desenvolvimento de novas tecnologias de conectores. Com os padrões da Indústria 4.0 sendo implantados em quase todos os ambientes de produção e os desafios exclusivos da Indústria 5.0 surgindo no horizonte, os fabricantes de conectores precisam projetar e desenvolver com novas soluções em mente.

Como esses empreendimentos exigem uma enorme quantidade de esforço e padronização em todos os setores, os concorrentes estão trabalhando juntos para criar novas soluções padrão. Um exemplo atual para essa cooperação é o desenvolvimento conjunto da série ix Industrial ™ de conectores da Amphenol ICC, que são totalmente comparáveis ​​e compatíveis com produtos de outros fornecedores autorizados.

ix Industrial™ Entrega a próxima geração de Conectividade IIoT

A série de conectores ix Industrial ™ é compatível com IEC 61076-3-124 e foi projetada para atender às necessidades dos requisitos de Ethernet Industrial robusta e de alta velocidade da próxima geração. As aplicações típicas da série ix Industrial ™ podem ser encontradas em automação de fábrica e processo, comunicação M2M, robótica, sensores, dispositivos de IHM e todos os dispositivos que requerem conectividade Ethernet IIoT em um ambiente industrial altamente automatizado.

Os conectores ix Industrial ™ da Amphenol ICC permitem a conectividade IoT para Ethernet e outros protocolos industriais em todos os níveis de uma operação, desde a empresa/nuvem até os sensores/atuadores no chão de fábrica. Esses conectores de passo de 10 mm possuem travas metálicas de 2 pontos e são apenas 25% do tamanho de um conector RJ45. Assim, eles permitem uma densidade de porta muito maior e segurança de acoplamento. Eles são capazes de PoE (Power over Ethernet), fornecem desempenho de dados ao nível Cat6A (10GBASE-T) e apresentam blindagem de 360 ​​° através do par acoplado para proteção superior contra EMI.

Este conector mecanicamente robusto, com 10 posições, foi projetado para atender às crescentes demandas da automação industrial. O ix Industrial ™ vem em um pacote 70% menor que o tamanho de um conector RJ45 típico usado atualmente em muitas aplicações Ethernet industriais, proporcionando assim um desempenho robusto com um espaço menor.

Oferecido como receptáculos de montagem de PCB nas orientações vertical e angular, a série de conectores vem com várias opções de chaveamento e plugues termináveis ​​de campo correspondentes para fácil instalação no local. Atualmente, os produtos Amphenol ICC estão disponíveis nas versões IP20 para ambientes MICE1 com versões IP67 para ambientes agressivos MICE2 e MICE3 em breve. Eles foram projetados para serem intercambiáveis com produtos de outros fornecedores autorizados da série de produtos de interconexão ix Industrial ™.

Conclusão

A série de conectores Amphenol ICC ix Industrial ™ IP20 consiste em conectores de 10 posições compatíveis com IEC 61076-3-124, capazes de obter desempenho Cat6A. Com pitch do conector de 10 mm, trava de metal robusta de 2 pontos, blindagem de 360 ​​graus para imunidade a EMI e um pacote 70% menor que o tamanho de um RJ45 típico, esses conectores estão prontos para atender às necessidades dos novos projetos de comunicação Ethernet industrial de alta densidade .

Artigo escrito originalmente por Marcel Consée para o blog da Mouser Electronics: The Future of IIoT Connectivity 

Traduzido por Equipe Embarcados.

Para artigos como esse, acesse o link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » O futuro da conectividade IIoT
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Debugging
em Linux embarcado

 

Data: 30/09 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link