O Embarcados

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

 

Atualmente, o Portal Embarcados é o maior site com conteúdo técnico sobre hardware, firmware e assunto relacionados a IoT, e quase todo o conteudo é criado pela comunidade. Tivemos 280 mil visualizações de páginas em Maio de 2017 no Portal Embarcados. 

 

Estamos formando uma grande base de conhecimento acessível a todos e viabilizando a troca de informações e experiências que ajudam a crescer e desenvolver nossa capacidade como profissionais da área de sistemas embarcados. O Portal também convida makers e curiosos a consultarem os textos e a compartilharem seu conhecimento através de tutoriais, videos e projetos.

 

Além do Portal Embarcados, também possuímos um site para eventos chamado Embarcados Experience, onde são anunciados os eventos que fazemos com a comunidade e também os webinars, que são veiculados pelo menos 2 vezes por mês com empresas e com pessoas de notório saber em assuntos relacionados a sistemas embarcados.

 

A plataforma Embarcados Contest recebe competições e programas que permitem com que pessoas e empresas desenvolvam seus projetos com um suporte e atenção especial das empresas envolvidas nesses desafios. 

  

História

 

Com esses objetivos em mente, Sergio Prado criou, em agosto de 2007, o Embarcados. Pouco tempo depois, Diego Sueiro passou a integrar sua administração e gerar conteúdo. O site foi evoluindo e agregou funcionalidades que permitiam maior integração entre as pessoas.

 

Em pouco tempo, a média de acessos diários chegou a 300 visitas únicas com alguns picos de 700 visitas únicas. Pensando em agregar a comunidade e disseminar conhecimento e experiência na área, surgiu a necessidade de oferecer, também, seminários e workshops. Para isso contamos com a ajuda de Alberto Fabiano na organização de cada um deles.

 

Era uma oportunidade de crescimento, mas o site precisava de mudanças! Ele passou por uma reformulação, tanto visual quanto de conteúdo, e foi relançado em setembro de 2013. Agora com uma equipe maior, composta por pessoas que desejam e têm prazer em compartilhar o conhecimento, acreditamos que o Embarcados pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento tecnológico do País. Publicamos pelo menos um artigo por dia útil e nossa meta é ser referência, representando uma fonte de conhecimento e informação.

 

 

O que fazemos?

 

O Embarcados não é somente o site. Atualmente temos outras áreas de atuação com o público da área:

 

Editorial

 

Publicamos todos os dias no site artigos e notícias que contêm informações relativas a:

  • Internet das Coisas

  • Projetos de hardware e firmware/software;

  • Notícias do que é novidade no mundo de sistemas embarcados;

  • Reviews de diferentes placas, que ajudam tanto o pessoal entusiasta de eletrônica a escolher a melhor placa para brincar e fazer seus projetos, quanto os profissionais e estudantes a escolher a melhor plataforma para seu produto ou pesquisa;

  • Dicas e truques que auxiliam em projetos

  • Reviews de processadores e CIs, que auxiliam a tomada de decisão de profissionais da área;

  • Artigos que auxiliam em partes específicas de projetos de sistemas embarcados, abordando sistemas bare-metal e sistemas baseados em RTOS’s;

  • Artigos sobre Linux Embarcado utilizando diferentes distribuições, compilações, processadores e placas;
    Informação sobre os diferentes eventos que realizamos e os principais eventos que estão acontecendo no Brasil e no mundo;

  • Estado da arte e teoria em eletrônica, considerando microcontroladores, microprocessadores e lógica programável (FPGA, Verilog e VHDL);

  • História da eletrônica.

  • Ferramentas e tutoriais Makers

 

Canal do Youtube

 

Possuímos uma sessão com vídeos de reviews, unboxing e ensino em sistemas embarcados. O canal pode ser conferido aqui.

 

Eventos

 

 Atualmente já foram realizados 14 eventos na área. Veja a lista:

 

3 Seminários Programação C&C++ para Sistemas Embarcados - Com nomes como: Daniel Quadros, Fabio Pereira e Sergio Prado (2008, 2009 e 2010);

2 Workshops Projetando Sistemas Embarcados - Com Jack Ganssle (2009 e 2011);

1 Seminário RTOS (2010);

2 Seminário Linux Embarcado - com nomes como Glauber Costa e Sergio Prado (2011 e 2015);

1 Seminário Programação para Sistemas Embarcados - com nomes como Rodrigo Almeida e Sergio Prado (2014).

4 Arduino Days (2014, 2015, 2016 e 2017)

IoT Experience 2, em coorganização com a empresa Fibo.

 

 

Confira a descrição completa desses eventos aqui.

 

 

Articulistas

 

Conheça as pessoas que fazem parte do Embarcados aqui.

 

Sobre o que é publicado no Embarcados

 

O Embarcados não tem responsabilidade com relação as informações publicadas no site. Toda informação utilizada em projetos deve ser de inteira responsabilidade de quem buscou essa infomação e não do Embarcados. Respeite sempre as licenças de publicação dos textos.

  

Envie textos para o Embarcados

 

Clique aqui e veja como mandar textos para o Embarcados.