NXP LPCXpresso para LPC800

LPCXpresso LPC800

    A NXP lançou há poucos meses uma placa de desenvolvimento para o LPC800 baseada na linha de placas LPCXpresso. Essa linha de placas foi feita pela NXP para propiciar o primeiro contato com o microcontrolador, fornecer uma forma simples de programar e debugar firmware pela USB, e para prototipagem rápida. Ela é formada de duas partes – harwdare para debug via USB e target. Os dois lados podem ser separados e a parte de debug pode ser conectada a outro hardware, servindo, assim, de debugger universal para microcontroladores dessa família.

    O nome de referência desta placa na NXP é OM13053.  

   Assista ao vídeo em inglês que apresenta o LPCXpresso para LPC800, apresentado por Henrik Flodell:

nxp812 LPCXpresso LPC800

    Na placa, está presente o microcontrolador LPC812 com encapsulamento TTSOP20, P/N completo LPC812M101JDH20, superset da família LPC800, que possui 16 kB de flash e 4kB de RAM. Montado na placa, também há um cristal de 12 MHz.

    Na placa também está soldado um led de 3 cores (vermelho, verde e azul) conectados a três GPIOs distintos para controle individual de intensidade de cada cor. Um potenciômetro conectado ao pino de entrada analógica para comparador ACMP_I1, permite que se verifique como funciona o periférico responsável por comparações. (Obs: Este pino é compartilhado com JTAG, mas nessa placa, o debug é feito via SWD). 

    Todos os pinos estão no header de expansão. Além disso, há disponível um header específico para programação In-circuit.

    A alimentação pode ser feita na própria placa, caso destacada da placa de debug, ou pela própria USB -> existe um LDO que cuida disso. 

    Ela está sendo vendida atualmente a US$ 18,75 na Mouser USA. Pode ser comprada direto no site da própria Mouser.

Referências:

LPCZone

Página da NXP com todas informações do LPC800

LPCXpresso LPC812

Mouser

twitter

@NXPZone

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Quick
Matheus Quick
12/03/2017 17:01

Bela placa de desenvolvimento.

Talvez você goste:

Séries

Menu