Novos microcontroladores STM8

001J3 image

Os novos MCU’s de 8 bits da fabricante STMicroelecronics chegaram para oferecer os benefícios de desempenho e robustez com o diferencial de ser uma solução baixo custo, uma vez que possibilita toda a flexibilidade da programação num encapsulamento de apenas 8 pinos.

Além de memória Flash de 8 Kbytes e EEPROM integrada, o STM8S001J3 conta com periféricos seriais, IO’s, AD’s e TIMER’s.

Principais Aspectos

Figura 1 – DIAGRAMA DE BLOCOS STM8S001J3.

Na família de MCU’s 8 pinos, além da família standard, a fabricante oferece as seguintes variantes de baixo consumo:

KIT

Novo kit de desenvolvimento, o STM8-SO8-DISCO, contempla os gravador ST-LINK/V2 e três PN’s da mesma família e auxilia no início do desenvolvimento e prototipagem.

Pacotes de SW

Programação

Com o pino de RESET ausente nesta família, chamamos a gravação de connect-on-the-fly. Diferente das demais linhas, cuja referência chama-se connect-under-reset.

Os pinos essenciais que devemos considerar para interface entre gravador ST-LINK/V2 e PCI serão os VDD (4), VSS (2) e SWIM (8):

Figura 2 – PINOUT DO STM8S001J3.

Caso a aplicação especifique que o pino de SWIM seja utilizado como IO, devemos colocar um delay no inicio do programa, durante a fase de debug, para que apenas após este tempo haja a troca de SWIM para IO, permitindo que a ferramenta reprograme o micro após um power switch. Os detalhes de programação podem ser encontrados na nota AN5047.

A seguir, podemos visualizar o ecossistema de MCU’s 8 bits ST:

Referências

Figura 1 e 2 – https://www.st.com/resource/en/datasheet/stm8s001j3.pdf