Nova versão do Waveforms para Analog Discovery

Recentemente foi lançada uma atualização do software Waveforms da Digilent, software este que interage com as interfaces Analog Discovery (1 e 2), Electronic Explorer e Digital Discovery.

 

As Analog Discovery são interfaces para aquisição de dados mais compactas com capacidade de um osciloscópio mixed signal. Pessoalmente acho que são equipamentos fantásticos pois apresentam um bandwidth interessante e uma resolução vertical de 14 bits, coisa que poucos osciloscópios possuem. Além disso possue 16 canais digitais para trabalhar como analisador lógico ou acionando dispositivos. Possui também um SDK para desenvolvermos nossas aplicações em C, python, etc. O único ponto triste mesmo é o preço, pelo menos quando chega aqui no Brasil…

 

Quem possui essas interfaces deve ter acompanhado a evolução do software Waveforms. A versão 2.xx apresentava todas as capacidades básicas esperadas. Na versão 2015 (originalmente era a versão 3 beta) começaram a chegar diversas funções. A interface ganhou capacidade de calibração do dispositivo, dependendo apenas de um bom multímetro.

 

Interface de Calibração do Waveforms
Figura 1 - Interface de Calibração

 

Há pouco tempo ganhou a capacidade de lidar com protocolos seriais, algo que fazia falta. Recebeu também um novo instrumento virtual, o analisador de rede (network analyser). E também ganhou a capacidade de interpretar scripts.

 

E nesta última versão (Agosto de 2017) recebeu mais melhorias. Correções nas capacidades de média das capturas do osciloscópio, muito interessante para minimizar ruídos em sinais periódicos.

 

Mas ao meu ponto de vista, uma das funcionalidades novas mais interessantes é a adição de filtros digitais no canal matemático (math). Com isso torna-se bastante simples processar ou isolar sinais. Veja no exemplo uma onda senoidal com um ruído aleatório sobreposto, e no canal math1 um filtro passa baixa eliminando o ruído, e no canal math2 um passa alta com o ruído isolado.

 

Filtros digitais no Scope do Waveforms
Figura 2 - Filtros digitais no Scope

 

Outro instrumento virtual novo é o analisador de impedâncias (impedance analyser), que permite analisar elementos capacitivos e indutivos apresentando suas características. O instrumento permite trabalhar tanto no modo medidor (meter) como no modo analisador (analyser), trazendo muitas informações ao usuário. Na figura a seguir é apresentado o teste de um capacitor cerâmico de 100nF.

 

Impedance Analyser
Figura 3 - Impedance Analyser

 

A versão ARM do software também está funcionando perfeitamente, inclusive as imagens foram coletadas com a interface conectada a uma Orange Pi Pc Plus. Se quiser saber como realizar a instalação, acesse este artigo que preparei.

 

Fica a dica aos usuários desta interface, vale a pena atualizar o software!

 

Abraço e até a próxima.

Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
 
wpDiscuz