Novo SoC RISC-V ESP32-H2 da Espressif virá com IEEE 802.15.4 (Zigbee e Thread) e Bluetooth 5.2 (LE)

Depois de uma “vazamento” em uma atualização do ESP-IDF na semana passada, a Espressif agora anuncia oficialmente a chegada no ESP32-H2.

Depois de uma “vazamento” em uma atualização do ESP-IDF na semana passada, a Espressif agora anuncia oficialmente a chegada no ESP32-H2.

Esse novo SoC com núcleo RISC-V virá com rádio IEEE 802.15.4 dando suporte a Zigbee e Thread e também com Bluetooth 5.2 (LE), operando na banda de 2,4 GHz.

O ESP32-H2 também vem com um conversor DC-DC integrado focado em operação em baixo consumo.

A figura abaixo exibe o diagrama de blocos do ESP32-H2:

ESP32-H2

Conforme exibido acima, o ESP32-H2 possui um microcontrolador RISC-V 32 bits que pode operar em até 96 MHz. Possui SRAM de 256 KB e funciona com flash externo. Ele vem com 26 GPIOs programáveis com suporte para ADC, SPI, UART, I2C, I2S, RMT, GDMA e PWM.

O ESP32-H2 vem para facilitar ainda mais o desenvolvimento de dispositivos conectados e seguros. Estão disponíveis recursos recursos de segurança como inicialização segura baseada em ECC, criptografia baseada em AES-128/256-XTS, assinatura digital e um periférico HMAC para proteção de identidade, bem como aceleradores criptográficos para performance melhorada.

O ESP32-H2 terá suporte por meio do Espressif IoT Development Framework (ESP-IDF).

Ainda não temos previsão para o lançamento do ESP32-H2. Ficamos na expectativa para testarmos esse primeiro SoC da Espressif que não usa WiFi e será voltado para aplicações com Zigbee/Thread e BLE, geralmente usadas em Smart Home.

Mais detalhes do anúncio em: Announcing ESP32-H2, an IEEE 802.15.4 + Bluetooth 5.2 (LE) RISC-V SoC.

Saiba Mais

Novo ESP32-C6 virá com Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE) em um SoC RISC-V

Franzininho WiFi – Primeiros passos com ESP-IDF

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H