A Qualcomm anunciou um modem de última geração criado especificamente para aplicações de IoT (Internet das Coisas), o modem Qualcomm® 9205 LTE. O novo modem reúne em um único chipset as principais tecnologias necessárias para desenvolver produtos e serviços de IoT para celular, incluindo a categoria multimodo global LTE M1 (eMTC) e NB2 (NB-IoT), bem como 2G/ E-GPRS, processamento de aplicativos, geolocalização, segurança baseada em hardware, suporte para serviços em nuvem e ferramentas para desenvolvimento.
Em comparação ao seu antecessor (modem Qualcomm MDM9206), o modem 9205 foi projetado para reduzir o consumo de energia em até 70% no modo ocioso, um fator crítico para dispositivos de IoT alimentados por bateria que precisam operar por muitos anos em campo.
Vieri Vanghi, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm na Europa, disse o seguinte sobre o lançamento do novo modem Qualcomm 9205 LTE: “As inovações incluídas no modem Qualcomm 9205 são essenciais para suportar muitos dos 6 bilhões de dispositivos IoT que devem usar conectividade de longa distância e baixa capacidade até 2026. As tecnologias LTE IoT são a base de como o 5G ajudará a conectar a IoT massiva e vamos disponibilizar essas tecnologias para clientes em todo o mundo para ajudá-las a criar soluções inovadoras que possam ajudar a transformar indústrias e melhorar a vida das pessoas”.
Características do Modem Qualcomm 9205 LTE
- Modem com conectividade LTE IoT multimodo global: suporte para a versão 3GPP 14 Categoria M1 e NB2 para operação com redes usando qualquer um dos modos LTE IoT, bem como suporte a rede 2G / E-GPRS para permitir conectividade em áreas onde LTE IoT não está implantado. O modo de categoria M1 também suporta voz para aplicativos como painéis de segurança e aplicações que envolvem mobilidade, como rastreadores.
- Transceptor de RF com front-end totalmente integrado: o modem Qualcomm 9205 LTE possui um transceptor RF com suporte de largura de banda estendida de 450 MHz a 2,1 GHz. Também integra um front-end de RF abrangente que é projetado para simplificar o design e certificação de produtos usando o novo modem e, portanto, acelerar o time-to-market.
- Gerenciamento avançado de duração da bateria, para maximizar a vida útil da bateria.
- Processador com core Arm Cortex A7 capaz de rodar até 800MHz com suporte para ThreadX e o RTOS AliOS Things. O processador integrado evita a necessidade de um microcontrolador externo para melhorar a relação custo-benefício e a segurança do dispositivo.
- Geolocalização: suporte de posicionamento global integrado para o Global Navigation Satellite Sistemas (GNSS), incluindo GPS, Beidou, Glonass e Galileo. O modem LTE permite flexibilidade de design, permitindo o uso de uma antena GNSS / LTE compartilhada ou um dos sistemas dedicado.
- Segurança baseada em hardware: Ambiente de Execução Confiável, criptografia de hardware, armazenamento e segurança de depuração.
- Kit de Desenvolvimento de Software LTE IoT (SDK): Projetado para suportar desenvolvimento de soluções de software para o modem, bem como para fornecer acesso a recursos adicionais do modem Qualcomm 9205 LTE, como geolocalização. O SDK oferece suporte pré-integrado para muitas plataformas de nuvem, incluindo Alibaba Cloud Link One, China Mobile OneNET, DTSTON DTCloud, Ericsson IoT Accelerator, Gizwits e Verizon ThingSpace, e também permite que os desenvolvedores estendam esta integração ainda mais e desenvolver suporte para outros grandes provedores de nuvem IoT.
Para mais informações, acesse o site da Qualcomm.
Muito bom este artigo Thiago Lima, obrigado por compatilhar conosco!