Novo Modem Qualcomm 9205 LTE

9205 LTE

A Qualcomm anunciou um modem de última geração criado especificamente para aplicações de IoT (Internet das Coisas), o modem Qualcomm® 9205 LTE. O novo modem reúne em um único chipset as principais tecnologias necessárias para desenvolver produtos e serviços de IoT para celular, incluindo a categoria multimodo global LTE M1 (eMTC) e NB2 (NB-IoT), bem como 2G/ E-GPRS, processamento de aplicativos, geolocalização, segurança baseada em hardware, suporte para serviços em nuvem e ferramentas para desenvolvimento.

 

Em comparação ao seu antecessor (modem Qualcomm MDM9206), o modem 9205 foi projetado para reduzir o consumo de energia em até 70% no modo ocioso, um fator crítico para dispositivos de IoT alimentados por bateria que precisam operar por muitos anos em campo.

 

Vieri Vanghi, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm na Europa, disse o seguinte sobre o lançamento do novo modem Qualcomm 9205 LTE: "As inovações incluídas no modem Qualcomm 9205 são essenciais para suportar muitos dos 6 bilhões de dispositivos IoT que devem usar conectividade de longa distância e baixa capacidade até 2026. As tecnologias LTE IoT são a base de como o 5G ajudará a conectar a IoT massiva e vamos disponibilizar essas tecnologias para clientes em todo o mundo para ajudá-las a criar soluções inovadoras que possam ajudar a transformar indústrias e melhorar a vida das pessoas".

 

Características do Modem Qualcomm 9205 LTE

 

  • Modem com conectividade LTE IoT multimodo global: suporte para a versão 3GPP 14 Categoria M1 e NB2 para operação com redes usando qualquer um dos modos LTE IoT, bem como suporte a rede 2G / E-GPRS para permitir conectividade em áreas onde LTE IoT não está implantado. O modo de categoria M1 também suporta voz para aplicativos como painéis de segurança e aplicações que envolvem mobilidade, como rastreadores.
  • Transceptor de RF com front-end totalmente integrado: o modem Qualcomm 9205 LTE possui um transceptor RF com suporte de largura de banda estendida de 450 MHz a 2,1 GHz. Também integra um front-end de RF abrangente que é projetado para simplificar o design e certificação de produtos usando o novo modem e, portanto, acelerar o time-to-market.
  • Gerenciamento avançado de duração da bateria, para maximizar a vida útil da bateria.
  • Processador com core Arm Cortex A7 capaz de rodar até 800MHz com suporte para ThreadX e o RTOS AliOS Things. O processador integrado evita a necessidade de um microcontrolador externo para melhorar a relação custo-benefício e a segurança do dispositivo.
  • Geolocalização: suporte de posicionamento global integrado para o Global Navigation Satellite Sistemas (GNSS), incluindo GPS, Beidou, Glonass e Galileo. O modem LTE permite flexibilidade de design, permitindo o uso de uma antena GNSS / LTE compartilhada ou um dos sistemas dedicado.
  • Segurança baseada em hardware: Ambiente de Execução Confiável, criptografia de hardware, armazenamento e segurança de depuração.
  • Kit de Desenvolvimento de Software LTE IoT (SDK): Projetado para suportar desenvolvimento de soluções de software para o modem, bem como para fornecer acesso a recursos adicionais do modem Qualcomm 9205 LTE, como geolocalização. O SDK oferece suporte pré-integrado para muitas plataformas de nuvem, incluindo Alibaba Cloud Link One, China Mobile OneNET, DTSTON DTCloud, Ericsson IoT Accelerator, Gizwits e Verizon ThingSpace, e também permite que os desenvolvedores estendam esta integração ainda mais e desenvolver suporte para outros grandes provedores de nuvem IoT.

Para mais informações, acesse o site da Qualcomm.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ricardo Mendes Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Ricardo Mendes
Membro
Ricardo Mendes

Muito bom este artigo Thiago Lima, obrigado por compatilhar conosco!