Novo ESP32-C6 virá com Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE) em um SoC RISC-V

ESP32 c6

A Espressif anunciou hoje um novo SoC, o ESP32-C6. Baseado no ESP32-C3, ele virá com conectividade Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE) em um núcleo RISC-V.

Recursos do ESP32-C6

O ESP32-C6 possui um microcontrolador RISC-V single core de 32 bits operando em até 160 MHz. Possui ROM de 384 KB, SRAM de 400 KB e funciona com flash externo. Ele vem com 22 GPIOs programáveis, com suporte para ADC, SPI, UART, I2C, I2S, RMT, TWAI e PWM.

image 5

O Wi-Fi 6 (802.11ax) de 2,4 GHz também oferece suporte ao padrão 802.11b/g /n para compatibilidade com versões anteriores. Este suporte ao Wi-Fi 6 é otimizado para dispositivos IoT, e o SoC suporta uma largura de banda de 20 MHz para o modo 802.11ax e uma largura de banda de 20/40 MHz para o modo 802.11b/g/n. O modo 802.11ax oferece suporte a uma interface de estação e oferece maior eficiência de transmissão e menor consumo de energia. Além disso, o rádio Bluetooth 5 (LE) suporta operação de longo alcance por meio de extensão de anúncio e PHY codificado. Ele também suporta 2 Mbps de alto rendimento PHY.

O padrão 802.11ax no ESP32-C6 trouxe uma variedade de recursos extras adicionados ao padrão Wi-Fi atual, escolhidos cuidadosamente para beneficiar dispositivos IoT. O ESP23-C6 suporta o mecanismo OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) para comunicações de uplink e downlink. Ele também suporta o recurso MU-MIMO para downlink. Ambas as técnicas fornecem a capacidade de trabalhar com alta eficiência e baixa latência em ambientes sem fio congestionados. Outro recurso importante do padrão 802.11ax é o Target Wake Time (TWT), que permite que os dispositivos durmam por um período prolongado, com a ajuda de um ponto de acesso Wi-Fi compatível com 802.11ax. Esse recurso do ESP32-C6 beneficiará aplicações alimentadas por bateria, permitindo autonomias de anos.

No quesito de segurança, o ESP32-C6 vem com inicialização segura baseada em RSA-3072, criptografia de flash baseada em AES-128-XTS, assinatura digital e um periférico HMAC para proteção de identidade, bem como aceleradores criptográficos para melhor desempenho. 

Segundo o anúncio da Espressif, o ESP32-C6 também será suportado pelo ESP-IDF, como foi feito com seu antecessor, ESP32-C3.

Infelizmente ainda não há documentação disponível e nem previsão para a disponibilidade. 

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu