Novas funcionalidades do EasyEDA

Novas funcionalidades do EasyEDA

Em dezembro do ano passado (2015) tomei conhecimento sobre a ferramenta EasyEDA, uma ferramenta online e gratuita para desenho de esquemáticos, simulação spice e também desenvolvimento da placa de circuito impresso (PCI) com opcional de já encomendar a fabricação da mesma. Este tipo de ferramenta é muito importante no dia a dia, seja do maker, do estudante de elétrica e áreas correlatas, ou mesmo dos profissionais do ramo. Na ocasião escrevi este pequeno artigo sobre a ferramenta.

Recentemente descobri que a ferramenta ganhou novas funcionalidades, tornando-se ainda mais versátil:

  • Fabricação de PCB's através dos gerbers de outras ferramentas;
  • Visualizador de arquivos gerber;
  • Importação de arquivos DXF para criação do board outline.

Anteriormente você poderia solicitar a fabricação apenas das PCB's desenvolvidas dentro do próprio ecossistema. Dentre as novidades está a capacidade de importar os arquivos gerbers gerados em outras ferramentas EDA. Isso é muito interessante já que muitos de nós já elegemos nossas ferramentas favoritas e temos diversos projetos prontos nelas. Dessa forma, você pode aproveitar o sistema para fabricar seus protótipos a preços bastante atraentes. Uma opção bastante interessante é a possibilidade de já adquirir os stencils para facilitar a montagem de circuitos com muitos componentes SMD's.

Pegando carona na confecção de PCB's, foi disponibilizado um visualizador de arquivos gerber. Uma opção bastante útil para verificar os arquivos exportados pela sua ferramenta preferida. Testei a ferramenta e funcionou muito bem abrindo os arquivos gerbers gerados pelo KiCad.

Novas funcionalidades do EasyEDA - Gerber Viewer
Figura 1 - Gerber Viewer

Dependendo do projeto devemos adequar a PCB de acordo com restrições físicas quanto ao tamanho, formato, ou mesmo outros elementos mecânicos. Para facilitar este processo é possível importar arquivos DXF gerados por ferramentas CAD 2D.

Novas funcionalidades do EasyEDA - DXF importado com formato complexo para PCB
Figura 2 - DXF importado com formato complexo para PCB

O vídeo a seguir, feito pelo canal WR kits, apresenta um passo a passo através da criação de um simples projeto com o orçamento de produção do protótipo.

Para os leitores que ainda não conhecem essa ferramenta, fica a dica, pois os recursos são bastante interessantes!

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Novas funcionalidades do EasyEDA
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link