Nova Raspberry Pi 4 com 8GB de RAM

A fundação Raspberry Pi acaba de lançar um novo modelo da Raspberry Pi 4 com 8GB de RAM e a versão beta do Raspberry Pi OS de 64 Bits.
raspberry pi 4 8gb

Conforme anunciado por Eben Upton, a versão de 8GB já está disponível pelo valor de $75. Esse novo modelo foi lançado em menos de um ano do lançamento das placas Raspberry Pi 4 model B, com três opções de escolha de RAM: 1GB, 2GB ou 4GB. Segundo Eben Upton, o modelo de 8GB já estava no roadmap da Raspberry Pi 4, porém na época de seu lançamento não havia memória de 8GB disponível.

A placa é praticamente idêntica à revisão mais recente das placas Raspberry Pi 4. O SoC continua o BCM2711 e operando a 1,5 GHz, ainda com um processador gráfico VideoCore-VI. Possui as mesmas especificações de hardware, sendo 100 % compatível com as antecessoras. A única diferença está na capacidade de memória RAM e no preço($75). É importante destacar que houve uma pequena melhoria na fonte, somente para fornecer corrente suficiente para o novo modelo.

Raspberry Pi 4 8GB
Nova Raspberry Pi 4 Model B, agora com versão de 8GB

Segundo o anúncio, o BCM2711 pode endereçar até 16 GB de LPDDR4 SDRAM, portanto a única barreira para mais memória está da disponibilidade da mesma.

Para tirar o máximo proveito do modelo de 8 GB é necessário um sistema operacional de 64 bits. para isso foi lançado Raspberry Pi OS (64 bit), uma versão mais nova do Raspbian,  para 64 bits.

O que achou desse novo modelo da Raspberry Pi 4? Deixe seu comentário abaixo.

Referência – Nova Raspberry Pi 4

Raspberry Pi 4 8GB on sale now at $75

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Santos
Wilson Santos
01/06/2020 12:09

Boas novas

Haroldo Hauradou Hernani
Haroldo
28/05/2020 12:09

Belo post Fábio, agora esperar qt sairá aqui no Brasil.

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu