Não se estresse com a Nomofobia

nomofobia

Se não sabíamos disso antes da Covid-19, agora sabemos: estar sempre conectado por meio de seu celular é essencial. Para trocas de mensagens, compras online, pagamentos, assistir a um vídeo, tirar uma selfie, usar um aplicativo para chamar um táxi ou até contar seus passos em um programa de condicionamento físico. E você pode também fazer uma ligação de voz!

Há uma palavra dada para descrever o medo de não ter acesso a um telefone celular: nomofobia (fobia de ficar sem o telefone celular). Mais especificamente, de acordo com uma pesquisa da LG, ‘Ansiedade de Bateria Fraca’ é a sensação de medo experimentada quando você fica sem bateria, ‘fazendo com que você viva sua vida nos termos do seu telefone, e não nos seus próprios’. Mas relaxe, não precisa ser assim – empresas como a Power Integrations estão continuamente desenvolvendo novas soluções que permitem aos fabricantes de dispositivos móveis e fornecedores de carregadores pós-venda fornecer produtos cada vez menores e com maior potência, que o manterão online.

Apresentando a família InnoSwitch™3

Mesa de escritório

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Figura: InnoSwitch™3 power supply ICs

A Power Integrations oferece várias soluções de conversão de energia que atendem ao mercado de carregadores USB. A família InnoSwitch combina circuitos primários, secundários e de realimentação em um único CI flyback off-line com montagem SMD. Os CIs InnoSwitch incorporam um transistor de alta tensão no lado primário (MOSFET ou nitreto de gálio (GaN)), controlador no lado primário, um controlador no lado secundário para retificação síncrona e tecnologia de comunicação FluxLink ™, que elimina a necessidade de um optoacoplador.

PowiGaN™ é a tecnologia GaN desenvolvida pela Power Integrations. As chaves PowiGaN substituem os transistores de silício tradicionais no lado primário, reduzindo as perdas de comutação e permitindo fontes de alimentação que são mais eficientes, menores e mais leves do que as alternativas de silício. Os CIs baseados em PowiGaN alcançam até 95% de eficiência em toda a faixa de carga e até 100 W sem a necessidade de um dissipador de calor.

A tecnologia FluxLink permite que as informações de retorno sejam fornecidas através de uma barreira de isolamento sem o uso de nenhum material magnético e oferece uma alta largura de banda de comunicação que permite uma resposta mais rápida a transientes de carga. Esta tecnologia proprietária atende a todos os padrões globais de imunidade a ruídos. Por segurança, está implementado em conformidade com os padrões globais UL e TUV.

Os CIs InnoSwitch3 podem ser usados ​​para criar fontes de alimentação de até 100 W de saída, incluindo carregadores CV / CC que atendem facilmente aos requisitos de eficiência, trabalham com alimentação de entrada muito baixa em situações sem carga e oferecem excelente desempenho em standby. A tecnologia EcoSmart ™ da Power Integrations, usada nos CIs InnoSwitch3, permite projetos que consomem até 14 mW de energia sem carga e torna a família ideal para aplicações que devem atender aos padrões de eficiência energética mais estritos.

Controle digital com o InnoSwitch3-Pro

Nomofobia
Figura: Série InnoSwitch3-Pro

No Brasil, há oportunidades significativas para soluções de carregadores no mercado de reposição ou integrados à tomadas de parede. Isso está se fortalecendo graças à tendência de remover os carregadores na compra de novos celulares e à novas soluções para a casa inteligente, de modo que o mercado de carregadores USB de parede deve continuar se expandindo rapidamente. InnoSwitch3-Pro é uma solução perfeita para atender a essas demandas.

A família de CIs da série InnoSwitch3-Pro simplifica drasticamente o desenvolvimento e a fabricação de fontes de alimentação totalmente programáveis ​​e altamente eficientes, especialmente aquelas em gabinetes compactos. A interface I²C permite o controle dinâmico da tensão e corrente de saída junto com muitos recursos configuráveis. A telemetria fornece relatórios de recursos programados e modos de falha.

Os dispositivos InnoSwitch3-Pro são ideais para aplicações de fonte de alimentação CA / CC onde a tensão de saída fina (10 mV, 50 mA) e o ajuste de corrente são necessários. Implementações típicas compreendem um microcontrolador usado para configurar, controlar e supervisionar a operação do subsistema de energia. O pino uVCC fornece alimentação ao microcontrolador em implementações independentes, como adaptadores e carregadores USB PD.

Designs de referência

Uma imagem contendo pessoa, homem, mesa, computer

Descrição gerada automaticamente

Nomofobia
Figura: Designs de Referência da Power Integrations

A Power Integrations oferece muitos designs de referência que ajudam os usuários a desenvolver fontes de alimentação compactas, de carregamento rápido e com baixo consumo de energia. Aqui estão alguns exemplos baseados no InnoSwitch3-Pro:

DER-613: fonte de alimentação PD USB de alta densidade de potência (27 W) com saída de alimentação programável (PPS) de 5 V / 3 A, 9 V / 3 A ou 3,3 V – 11 V. Utiliza o InnoSwitch3-Pro INN3366C-H301 IC e o controlador Weltrend WT6635P USB PD.

RDR-848: fonte de alimentação com porta USB dupla de 42 W para tomadas de parede e réguas de energia. A fonte de alimentação principal é um flyback isolado controlado pelo InnoSwitch3-Pro. Ele é projetado para fornecer 30 W USB PD 3.0 (USB Tipo C) e ao mesmo tempo fornecer alimentação de entrada CC para conversor CC / CC de 5 V / 2,4 A de saída (USB Tipo A).

DER-600: fonte de alimentação de 45 W USB PD com saída de 5 V / 3 A, 9 V / 3 A, 15 V / 3 A, 20 V / 2,25 A, usando o InnoSwitch3-Pro INN3379-H302 IC e VIA Labs VP302 (Controlador PD USB). Este projeto mostra a alta densidade de potência e eficiência possíveis devido ao alto nível de integração do controlador InnoSwitch3-Pro, proporcionando um desempenho excepcional.

DER-626: fornece a especificação, esquemático, layout da PCB, lista de materiais, especificações magnéticas e da caixa do adaptador e dados de desempenho para uma fonte de alimentação PD USB de 65 W com 5 V / 3 A, 9 V / 3 A, 15 V / 3 A, 20 V / 3,25 A ou 3,3 V – saída PPS de 21 V. O projeto usa o controlador VP302 USB PD da Via Labs e o InnoSwitch3-Pro PowiGaN INN3370C-H302 IC, além do CI MinE-CAP™ da Power Integrations, que reduz o tamanho do capacitor em 50%.

Text

Description automatically generated with medium confidence
Figura: Design de referência InnoSwitch3-Pro

Figura 1. O RDK-848 é um ótimo exemplo de projeto de carregador para tomadas de parede ou réguas de energia.

Outros exemplos de design que demonstram os CIs de fonte de alimentação da Power Integrations para carregadores estão detalhados na página USB PD, Fast Charging & Notebook Adapters. Os extensos projetos, kits e relatórios de referência também estão disponíveis na Design Support Library

Outras soluções: Menor contagem de BOM, menor tamanho

Tela de um aparelho eletrônico

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Nomofobia
Figura: Família de CIs InnoSwitch3-PD

Recentemente, a Power Integrations anunciou uma nova linha de produtos InnoSwitch3, a família de CIs InnoSwitch3-PD, que reduz para quase metade a BOM de adaptadores USB Type-C, USB Power Delivery (PD) e USB Programmable Power Supply (PPS). Este CI de encapsulamento compacto (InSOP ™ -24D) inclui um microcontrolador USB-C e PD, ao lado do outro elemento comum à família InnoSwith3 – um switch PowiGaN de alta voltagem (os dispositivos da família InnoSwitch3 podem apresentar um dispositivo de nitreto de silício ou gálio dependendo do nível de energia), um controlador flyback multi-modo quasi-resonant, sensor no lado secundário, feedback digital isolado FluxLink e um driver de retificação síncrona – tornando-o o CI mais integrado para esta aplicação.

Tela de um computador com a imagem de um celular de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente
Figura: Família InnoSwitch4-CZ: para aplicações de carregadores USB

Para obter o máximo em carregadores USB, dê uma olhada para a família InnoSwitch4-CZ, que já foi usada pela Anker, a empresa global de carregadores de dispositivos móveis. O InnoSwitch4-CZ trabalha com alta frequência, chaveia em tensão zero (ZVS), incorpora uma chave primária robusta de 750 V usando a tecnologia PowiGaN, emparelhado com um controlador flyback de grampo ativo (entenda-se por active clamp) de modo não complementari além do inovador (ClampZero ™ IC) que facilita uma nova classe de carregadores ultracompactos de alta frequência. O modo de chaveamento não complementar de grampo ativo é uma bênção para os projetistas de circuitos. Os CIs ClampZero operam em modos contínuos e descontínuos e também evitam o modo burst de carga leve normalmente necessário com circuitos convencionais de grampo ativo de modo complementar.

FOMO

Se você não estiver online, pode estar experimentando Fear Of Missing Out (FOMO). Esteja você perdendo uma importante reunião de negócios, sem conseguir acessar documentos vitais em aeroportos ou sem saber que há uma festa fabulosa que você acabou de perder porque não conseguiu acessar sua rede social, esse medo é real e pode ter consequências. Mas não há mais necessidade de sofrer com FOMO ou nomofobia – soluções elegantes estão aqui para mantê-lo conectado.

Este texto foi originalmente escrito por Chris Lee, Director of Product Marketing, Power Integrations.

Em caso de quaisquer dúvidas sobre os RDKs ou itens da Power Integrations, você pode obter  suporte local através da BP&M.

(*) este post foi patrocinado pela Power Integrations.

Sem licença Creative Commons

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Hardware » Não se estresse com a Nomofobia
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

[vc_widget_sidebar sidebar_id=”us_widget_area_series”]
Menu