O que pedir de presente de Natal

Mais um natal chegando e nada melhor que pedir placas e ferramentas para aprender sobre sistemas embarcados, não é mesmo? Nós da equipe do Embarcados selecionamos uma lista de presentes de Natal que todos nós gostaríamos de ganhar. Confira a seguir:

 

 

IoT Surfboard

 

post-natal-2015-iotsurfboard
Figura 1 - Placa IoT Surfboard

 

Sugerido por Diego Sueiro.

 

A IoT Surfboard foi uma das primeiras inciativas de crowdfunding de hardware do Brasil, e obteve sucesso em sua campanha, arrecadando o dobro da meta no Catarse. Trata-se de um dispositivo COMPLETO com sensores, controladores e conectividade que facilita a exploração do conceito da Internet das Coisas, permitindo a leitura de sensores e controle de eletrodomésticos através de rede. É uma excelente plataforma para iniciantes, para prototipagem e ensino de eletrônica, programação e IoT.

 

Valor: R$ 599,00: IoT SURFBOARD + CURSO ONLINE

 

 

Penso

 

post-natal-2015-penso
Figura 2 - Projeto PENSO

 

Sugerido por Thiago Lima.

 

Nesse Natal vou propor um presente diferente, não para você, mas para outra pessoa. Muitas pessoas possuem deficiência física que não as permite nem mesmo fazer movimentos simples e são totalmente dependentes de familiares e de cuidadores. A imensa maioria dessas pessoas é cuidada voluntariamente por familiares ou levados a instituições que tomam contam delas. Muitos deles são tetraplégicos, se encontram em estado vegetativo e a família apenas os “mantém vivos” sem muitas expectativas de vida. O Embarcados Innovation está apoiando uma campanha de financiamento coletivo de um equipamento chamado Penso, que permite que pessoas nessas condições possam controlar um computador, ou também utilizem esse equipamento para tarefas simples, como chamar o familiar para ajudá-lo, caso o usuário desse equipamento não consiga nem mesmo falar. Mas porque estou sugerindo esse presente tão diferente? É uma questão de avaliar o quanto um equipamento de 450 reais pode valer para uma pessoa que está sob os cuidados de uma instituição. Trata-se então de prover um pouquinho mais de qualidade de vida a essas pessoas.

 

Uma das modalidades de contribuição da campanha que está agora no Kickante é justamente comprar um aparelho pra quem precisa. Como eu pessoalmente acho que isso é um grande presente, deixo a dica pra vocês. Vou falar diretamente com o Felipe, dono da campanha, para que ele informe o nome de cada um que contribuir como presente de natal vindo deste site a quem receber o produto.

 

No fim da campanha, hardware e software serão liberados caso a mesma tenha sucesso. Estou muito sintonizado com Felipe, que deseja que mais engenheiros, técnicos e galera de computação use seu conhecimento para também fazer equipamentos que impactam na vida das pessoas.

 

 

Red Dragon Board

 

post-natal-2015-reddragon
Figura 3 - Placa Red Dragon Board

 

Sugerido por Fábio Souza

 

Uma ótima opção para garantir esse natal é a Red Dragon Board uma placa que está sendo lançada em uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. A Red Dragon Board é uma placa projetada para estudos e produção de projetos na área de IoT (Internet das Coisas), possibilitando desde a coleta de dados, sua transmissão nos meios mais comuns para este tipo de aplicação, além da possibilidade de controle através dos shields de mercado amplamente divulgados.

 

 A placa já vem com um conjunto de sensores básicos cuidadosamente selecionados para o desenvolvedor entrar em contato direto com a programação e aplicação nas mais diversas áreas. Esse sensores são:

 

  • Sensor de Umidade e Temperatura da Silicon Labs Si7013;
  • Sensor de Proximidade, Movimento e UV da Silicon Labs Si1147;

 

Para a conectividade foram selecionados os seguintes módulos:

 

  • Módulo GSM com macrocomandos para GPRS da Quectel M95Fcom Geo-Localização por LBA;
  • Antena com booster passivo de -30dBm da Taoglass modelo PA-25;
  • Módulo WiFi da ST modelo SPWF01SA.11;

 

O suporte energético fica por parte do LMZ14203 da Texas, podendo entregar 3A para os componentes mais críticos como os módulos de comunicação e demais shields que se deseje colocar na placa.

 

O processador é o já conhecido Atmega328P com bootloader compatível com Arduino UNO.

 

Para adquirir a placa você pode apoiar a campanha de financiamento coletivo no Catarse.

 

Com certeza é uma excelente opção para garantir nesse natal.

 

Valor: R$ 499,00 Placa Red Dragon Board + Curso "Out of the Box"

 

 

 

Raspberry Pi Zero

 

post-natal-2015-rasp-zero
Figura 4 - Placa Raspberry Pi Zero

 

Sugerido por Thiago Lima.

 

A Fundação Raspberry Pi nos surpreendeu mês passado com uma placa super barata, a nova placa Raspberry Pi que chegou ao mercado americano por apenas 5 dólares e com dimensões muito reduzidas. Ela possui, além do mesmo processador utilizado nas placas Raspberry Pi anteriores, conexão para ligar a um monitor ou TV, utilizando mini HDMI, além de pinos de uso geral compatíveis com as versões anteriores da Rasp. Veja a seguir as características detalhadas da placa: 

  • Um processador Broadcom BCM2835, 1GHz ARM11 core e 512MB de memória LPDDR2 SDRAM;
  • Um slot para memória Micro SD;
  • 1 conector Mini-HDMI com saída de vídeo de 1080p60;
  • 2 conectores Micro USB para alimentação e outro para dados (USB OTG) - Para utilizar a USB como dados é necessário a compra de um adaptador;
  • 40 pinos de entrada e saída, como na Rasp normal, compatível com os modelos A+/B+/2B - E isso é fantástico;
  • Dimensões super reduzidas: 65mm x 30mm x 5mm.

 

A placa veio na capa de uma revista e esse fato foi muito comentado em todo mundo. Essa placa não está disponível para entrega imediata, mas já pode ser comprada na Adafruit.

 

Valor: $5,00 na Adafruit

 

 

Arduino Zero

 

post-natal-2015-arduino-zero
Figura 5 - Placa Arduino ZERO

 

Sugerido por Fábio Souza.

 

A Arduino Zero expande as possibilidades com a família de placas Arduino, sendo uma placa com maior capacidade de processamento no mesmo form factor da Arduino UNO. A Arduino Zero é baseda no SAMD21, um microcontrolador de 32 bits com núcleo ARM Cortex M0+ fabricado pela Atmel. Esse microcontrolador possui 256 KB de memória Flash, 32 KB de memória RAM e funciona com o clock de 48 MHZ. Possui também conversor AD de 12 bits e conversor DA de 10 bits de resolução. Outra vantagem da placa é o circuito de debugger (EDBG). Ele permite a depuração sem a necessidade de uma ferramenta externa. É uma placa bem interessante, com recursos de hardware para aplicações em IoT e wearables.

 

Valor: $46.51

 

 

Raspberry Pi 2  Model B

 

post-natal-2015-rasp-2-model-b
Figura 6 - Placa Raspberry Pi 2 Model B

 

Sugerido por Fábio Souza.

 

A Raspberry Pi 2 Model B é a segunda geração de placas Raspberry Pi. Possui o mesmo tamanho da sua antecessora e a mesma facilidade de uso, podendo ser facilmente ligada a um monitor ou TV e conectado um teclado e mouse, estando pronta para uso. Baseada no SOC da Broadcom, o BCM2836, que possui quatros núcleos ARM Cortex-A7 rodando a  900 MHz, Processador dual core de multimídia e 1 GB RAM. Pode embarcar diversos sistemas operacionais como: Raspbian, RaspBMC, Arch Linux, RISC OS, OpenELEC, Pidora e também o Windows 10.

 

Recursos:

  • SOC  Broadcom BCM2836 SoC;
  • 1 GB SDRAM operando a 450 MHz;
  • 40 pinos de GPIO;
  • Conector RJ45 10/100 Ethernet;
  • 4 portas USB 2.0;
  • Conector para Raspberry câmera: CSI;
  • Conector para display: DSI;
  • MicroSD Card;
  • Saída de vídeo composto e HDMI;
  • Saída de aúdio pela HDMI ou via conector jack de 3,5 mm com som stereo.

 

É uma excelente plataforma para inciar no mundo de Linux embarcado, além de ter um excelente suporte pela comunidade. Sem dúvida é um excelente presente para este Natal.

 

Valor: $35 no site da Newark

 

 

Freedom Board K64F

 

post-natal-2015-frdm-k64f
Figura 7 - Freedom Board K64F

 

Sugerido por Fábio Souza.

 

A Freedom Board K64F, que vem equipada com o microcontrolador NXP MK64FN1M0VLL12 (core ARM© Cortex®-M4), pode operar a até 120 MHz. Possui também unidade de ponto flutuante e DSP. A placa Freedom K64F possui:

  • Micro USB;
  • Um RGB LED;
  • Conexão Ethernet;
  • Acelerômetro e magnetômetro em um mesmo chip, CI FXOS8700CQ;
  • Dois botões para uso do usuário;
  • Pinagem compatível com Arduino R3. Além disso, vários pinos de IO estão disponíveis na lateral da placa, o que facilita a prototipagem;
  • Pinagem pronta para encaixar módulos de rádio nRF24L01 da Nordic 2.4GHz e Bluetooth JY-MCU V1.05;
  • Programação e debug direto da porta USB.

 

É uma excelente plataforma para trabalhar com um microcontrolador poderoso e explorar diversos recursos, inclusive aplicações que necessitam de conectividade.

 

Valor: $35 no site da Newark

 

 

LaunchPad MSP432P401R + Educational BoosterPack MKII

 

LaunchPad MSP432P401R + Educational BoosterPack MKII
Figura 8 - Placa LaunchPad MSP432P401R e Educational BoosterPack MKII

 

Sugerido por Haroldo Amaral.

 

Os fãs da linha MSP430 foram pegos de surpresa este ano com a possibilidade de uma nova linha de microcontroladores. Este fato se concretizou com a apresentação do MSP432.

 

Os dispositivos desta nova linha trazem a principal característica dos já consagrados MSP430, o baixo consumo energético, e contam com um novo núcleo ARM Cortex-M4F. Ou seja, baixo consumo e grande desempenho em um único dispositivo.

 

Este novo microcontrolador foi apresentado através da nova Launchpad MSP432P401R, que contém:

  • Núcleo ARM Cortex-M4F, 32 bits a 48 MHz;
  • Unidade de ponto flutuantes (FPU);
  • ADC com resolução de 14 bits, 24 canais e 1 MSPS;
  • Acelerador AES256;
  • 256 KB flash e 64 KB RAM;
  • Emulador XDS110et onboard com EnergyTrace+;
  • Conector para Boosterpack 40 pinos + 20 pinos auxiliares.

 

Como “brinquedo” complementar existe o Educational BoosterPack MKII, um boosterpack em formato de controle de videogame e que traz vários recursos interessantes e divertidos para as férias:

  • Display LCD colorido;
  • Buzzer;
  • Push-Buttons;
  • Acelerômetro com 3 eixos;
  • Conector para servo motor;
  • Transdutor TMP006 de temperatura por Infravermelho;
  • Sensor de luz OPT3001.

 

Valores:

  • Launchpad MSP432P401R: $45,00 Ti Store
  • Educational BoosterPack MKII: $45,00 Ti Store

 

 

STM32F429I Discovery

 

post-natal-2015-STM32F429I-2
Figura 9 - Placa STM32F429 Discovery

 

Sugerido por Eder Tadeu.

 

Kit STM32F429I Discovery  é um kit de desenvolvimento e aprendizado que permite o usuário a projetar aplicações facilmente, fazendo-se uso de um microcontrolador de alta performance com o núcleo ARM Cortex-M4. Além disso, inclui as seguintes características:

  • Microcontrolador STM32F429ZIT6;
  • Display TFT de 2.4”;
  • Memória externa SDRAM;
  • Giroscópio MEMS da ST;
  • Ferramenta de debbug embarcado ST-LINK/V2.

 

Valor: $24 na Newark

 

 

Módulo WIFI ESP8266

 

post-natal-2015-ESP8266
Figura 10 - M[odulo WIFI ESP8266

 

Sugerido por Eder Tadeu.

 

O módulo wireless ESP8266 foi especialmente desenvolvido para que você possa conectar o seu microcontrolador a uma conexão Wi-Fi de forma fácil, eficaz e a um baixo preço.

 

Além de estabelecer uma comunicação Wi-Fi para aplicações do tipo IoT (Internet das coisas), por exemplo, dispõe de uma comunicação serial para troca de dados com o microcontrolador do tipo Rx/Tx.

 

  • Tensão de operação: 3,3V;
  • Suporte a redes: 802.11 b/g/n;
  • Alcance: 90m aprox.;
  • Comunicação: Serial (TX/RX);
  • Suporta comunicação TCP e UDP;
  • Conectores: GPIO, I2C, SPI, UART, Entrada ADC, Saída PWM e Sensor de Temperatura interno;
  • Modo de segurança: OPEN/WEP/WPA_PSK/WPA2_PSK/WPA_WPA2_PSK.

 

Valor: R$ 39,90 no FILIPEFLOP

 

 

Beaglebone Green

 

post-natal-2015-BBG
Figura 11 -Placa Beaglebone Green

 

Sugerido por Henrique Rossi.

 

A nova BeagleBone Green é resultado da pareceria entre a beagleboard.org e a Seeed Studio. Trata-se de um clone da BeagleBone Black, ou seja, a BeagleBone Green é uma placa baseada no seu hardware, que é aberto justamente para que iniciativas como essa se proliferem.

 

Veja as grandes mudanças com relação à placa original, a Beaglebone Black:

  • Adição de dois conectores Groove, a fim de poder utilizar os dispositivos da Seeed Studio que usam esse sistema;
  • Removido o conector Jack de alimentação, deixando esse serviço a cargo do conector microUSB;
  • Retirado o conector HDMI.

 

Com relação a processador e memória, seguem suas características:

  • Microprocessador Sitara AM3358BZCZ100 1GHz, 2000 MIPS;
  • Memória de 512 MB DDR3L @ 606MHz;
  • eMMC on-board de 4 GB 8-bit;
  • Acelerador gráfico 3D;
  • Acelerador de ponto flutuante NEON;
  • PMIC TPS65217C;
  • 2 microcontroladores PRU de 32 bits.

 

Site oficial: BeagleBone Green

Valor: $39 no site da seeed studio. Veja outros distribuidores aqui.

 

 

CY8CKIT-049

 

post-natal-2015-cypress
Figura 12 - Placa CY8CKIT-049

 

Sugerido por André Curvello.

 

É na atualidade a placa de desenvolvimento mais barata conhecida. Custando $4.00 (4 dólares), agrega um conversor USB-TTL (USB-Serial, por assim dizer), juntamente com um PSoC ARM Cortex-M0 da Cypress compatível com entradas capacitivas via CapSense, ideal para “brincar” com botões touch. O uso do PSoC Creator, fornecido pela Cypress, torna muito amigável e intuitivo o uso do sistema juntando a programação do microcontrolador e a configuração dos periféricos integrados.

 

No Embarcados há um artigo sobre a placa, há também um site original sobre a placa na Cypress.

 

Composição:

  • ARM Cortex-M0;
  • Conversor USB-TTL destacável.

 

 

CY8CKIT-042-BLE

 

CY8CKIT-042-BLE
Figura 13 - CY8CKIT-042-BLE

 

Sugerido por André Curvello.

 

Se você acompanha as mídias sociais de tecnologia, sites e revistas que tratam de tópicos de ponta, deve estar ciente que um elemento chave da Internet das Coisas é o Bluetooth Low Power (BLE), uma nova especificação do Bluetooth 4.0 que permite a comunicação via rádiofrequência entre dispositivos eletrônicos com um consumo de energia muito baixo, o que permitirá então o surgimento de toda uma gama de produtos capazes de operar com bateria, realizar comunicação sem-fio e mesmo assim durar um bom tempo com bateria.

 

Visando atender esse novo nicho de aplicações, a Cypress vende o kit CY8CKIT-042-BLE para permitir a desenvolvedores interessados ter acesso a soluções de ponta acerca de BLE, ao passo em que o kit vem muito bem acompanhado de 3 elementos capazes de fazer comunicação com BLE, e a fabricante ainda fornece uma boa dose de documentação, códigos-exemplos, vídeo-aulas, dentre outros, que embasam muito bem o contato inicial ao desenvolvimento profissional com a solução vendida.

 

Conteúdo do Kit:

  • Placa-base BLE Pioneer pré-carregada com módulo CY8CKIT-142 PSoC 4 BLE, que é um ARM Cortex-M0 com CapSense e BLE;
  • Módulo CY5671 PRoC BLE - É uma nova linha da Cypress para “Programmable Radio-on-Chip”;
  • Dongle USB CySmart CY5670 - Permite comunicar via Bluetooth Low Energy com os demais módulos usando o computador;
  • Guia de Início Rápido;
  • Cabo MiniUSB;
  • 4 fios de 4 polegadas e 2 fios para sensor de proximidade de 5 polegadas;
  • Pilha 3V CR2032.

 

Valor: 49 dólares

 

 

MicroZed

 

post-natal-2015-MicroZed
Figura 14 - Placa MicroZed

 

Sugerido por André Curvello.

 

A MicroZed é uma placa de desenvolvimento voltada ao Xilinx Zynq-7000 com um SoC programável. O Xilinx Zynq-7000 basicamente incorpora um ARM Cortex-A9 em conjunto com um FPGA. Seu design único permite que seja usado tanto como placa de desenvolvimento isolada (stand-alone), como em conjunto com outros elementos atuando como um System-on-Module embarcável. A placa contém duas fileiras de cabeçalhos de E/S que fazem conexão a dois bancos de entrada/saída da lógica programável contida no Zynq-7000. Em modo stand-alone, os sinais de lógica programável ficam inativos. Quando conectada em uma placa-base, os sinais são acessíveis de acordo com o design da placa de suporte. Apesar de o preço ser um pouco salgado, a placa é um aliado formidável para estudantes e pesquisadores de hardware reprogramável/FPGA em conjunto com ambiente Linux Embarcado.

 

Configurações da placa MicroZed:

 

  • SoC
    • XC7Z010-1CLG400C

 

  • Memória
    • 1 GB de DDR3 SDRAM
    • 128 MB de QSPI Flash
    • Interface com cartão MicroSD

 

  • Comunicações
    • 10/100/1000 Ethernet
    • USB 2.0
    • USB-UART

 

  • Conexões de I/O (Conectores DUAL BOARD-TO-BOARD)
    • 100 sinais de I/O (50 por conector)
    • Configuráveis até 48 LVDS pares ou 100 únicos I/O

 

  • Outros
    • 2x6 interface compatível com Digilent Pmod® fornecendo 8 PS MIO conexões para I/O
    • Porta de Comunicação Xilinx PC4 JTAG
    • Pinos PS JTAG acessíveis via PMOD
    • Oscilador 33,33 MHz
    • LED configurável de usuário e botão push-button

 

O que vem no kit:

  • MicroZed board;
  • Cabo Micro-USB;
  • Cartão 4 GB microSD;
  • Voucher de licença para Xilinx Vivado® Design Edition (limitado ao uso com 7Z010);
  • Guia de Início com a Placa.

 

Preço: 199 dólares na Avnet

site: http://zedboard.org/product/microzed

 

 

Intel Edison Kit para Arduino

 

post-natal-2015-Intel Edison Kit para Arduino
Figura 15 - Intel Edison Kit para Arduino

 

Sugerido por André Curvello.

 

Elemento estado-da-arte para Internet das Coisas da Intel, esta placa tem conquistado o coração dos Makers de plantão. Tão pequena quanto um polegar, a Intel Edison tem um grandioso potencial. Combinada à placa-base Arduino, possibilita então a interface com Shields, componentes e sensores tais que agregam mais funcionalidades ao sistema, já capaz de realizar nativamente comunicação Wi-Fi e Bluetooth com outros dispositivos, o que é muito desejável em um contexto de intercomunicação com Internet das Coisas. Sua memória pode ser expandida com cartão microSD, e um conector USB Host permite a conexão da placa com câmeras USB, pendrives e outros componentes USBs, por exemplo. Ela pode ser facilmente programada pela interface Arduino IDE, ou para usuários mais aficcionados, pode ser controlada e programada remotamente via terminais de acesso ao seu Linux embarcado.

 

  • Intel Edison
    • Intem Atom SoC composto por um processador Atom de 2 núcleos a 500 MHz e um Intel Quark para tarefas de tempo real;
    • Comunicação radiofrequência integrada de Wi-Fi e Bluetooth;
    • 4 GB de memória Flash e 1 GB de memória RAM LPDDR3;
    • Suporte para Yocto Linux, Arduino, Python, Node.js, dentre outros.

 

  • Placa-Base Arduino
    • Compatível com pinagem Arduino UNO, com exceção de ter 4 PWMs em vez de 6 PWMs;
    • 20 sinais digitais de entrada/saída;
    • 6 entradas analógicas;
    • 1 UART (TX/RX);
    • 1 I2C;
    • 1 cabeçalho ICSP 6-pinos (SPI);
    • Conector microUSB para Device/Host chaveável mecanicamente;
    • microUSB device conectado a USB-TTL UART;
    • Conector para cartão microSD;
    • Conector para fonte de energia DC 7V-15V 500mA.

 

Preço: 99,95 dólares na SparkFun

 

 

Intel Galileo Gen2

 

post-natal-2015-Intel Galileo Gen2
Figura 16 - Placa Intel Galileo Gen2

 

Sugerido por André Curvello.

 

Essa é a segunda placa “Maker” da linha de Embarcados para Internet das Coisas da Intel. Compatível com a pinagem Arduino Uno R3 e shields relacionados, a Galileo Gen2 roda Linux Embarcado (Poky 1.4) e é capaz de executar sketchs Arduino, fazer comunicação via rede Ethernet e expandir a memória de arquivos via cartão microSD. Um diferencial da placa é o fato de possuir conector mini-PCI Express, o que permite a inserção de placas de rede Wi-Fi tais como usadas em notebooks, por exemplo. E o fato de possuir um conector USB Host facilita a criação de aplicações capazes de interagir com mouse, teclado, pendrive e até mesmo câmeras USB. E tudo isso em um ecossistema Intel 32 bits embarcado.

 

Características:

  • Processador Intel Quark X1000 de 32 bits de um núcleo e uma thread, compatível com conjunto de arquiteturas Intel® Pentium®, com frequência de operação em até 400 MHz;
  • Suporte a uma ampla gama de interfaces com padrões industriais de I/O, incluindo um conector mini-PCI Express, porta 10/100 Ethernet, entrada para cartão microSD, porta USB Host e USB Client;
  • 256 MB de memória RAM DDR3, 512 KB de memória SRAM; 8 MB de Flash NOR; EEPROM de 8 KB;
  • Compatibilidade com pinagem Arduino Uno R3 e Shields;
  • Programável pelo Arduino IDE;
  • Suporte ao Yocto Poky Linux 1.4.

 

Preço: 74,95 dólares na SparkFun

 

 

NodeMCU ESP8266

 

post-natal-2015-NodeMCU ESP8266
Figura 17 - Placa NodeMCU ESP8266

 

Sugerido por André Curvello.

 

Apesar de já ter sido citado o ESP8266, o NodeMCU é uma placa que incorpora o módulo com microcontrolador e Wi-Fi, mas com o destaque de facilitar o acesso aos sinais de entrada/saída do módulo, além de já possuir uma estrutura com comunicação USB e mecanismo de reset e flash do microcontrolador. Facilmente acoplável em protoboards, o NodeMCU já possui suporte à Arduino IDE, de modo que pode ser nativamente programado pela interface, além de também poder ser programado em Lua ou usando a SDK do fabricante Espressif.

 

Preço: Aproximadamente 10 a 15 dólares.

Veja o seu site.

 

 

Arduino DUE

 

post-natal-2015-Arduino DUE
Figura 18 - placa Arduino DUE

 

Sugerido por André Curvello.

 

Apesar de normalmente passar esquecido, o Arduino Due é uma placa baseada no microcontrolador ARM Cortex-M3 Atmel SAM3X8E. É o primeiro Arduino baseado em um núcleo ARM 32 bits. Possui 54 sinais digitais, dos quais 12 são PWMs, 12 entradas analógicas, 4 UARTs e opera a um clock de 84 MHz. Uma característica interessante deste Arduino é que possui conexão USB OTG e duas saídas analógicas DAC. Por se tratar de um ARM, a tensão de operação do microcontrolador é de 3,3V, ou seja, deve-se tomar cuidado com o uso de componentes que trabalham com 5V. Possui uma boa compatibilidade com bibliotecas criadas para Arduino Uno/Mega, e permite desenvolver aplicações mais complexas por possuir mais memória, mais RAM e operar a uma frequência de operação bem maior.

 

Detalhes do microcontrolador:

  

Microcontrolador

AT91SAM3X8E

Tensão de Operação

3.3V

Tensão de Entrada (Recomendada)

7-12V

Tensão de Entrada (limites)

6-16V

Pinos Digitais de E/S

54 (dos quais 12 com PWM)

Pinos de Entrada Analógica

12

Pinos de Saída Analógica

2 (DAC)

Corrente DC de saída Total

130 mA

Corrente DC p ara 3.3V

800 mA

Corrente DC para 5V

800 mA

Flash Memory

512 KB

SRAM

96 KB

Velocidade de Clock

84 MHz

Comprimento

101.52 mm

Largura

53.3 mm

Weight

36 g

 

Preço: 49,95 dólares na SparkFun

Visite seu site.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

3
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fabio_Souza_EmbarcadosAndré CurvelloEduardo Scherrer Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Eduardo Scherrer
Visitante
Eduardo C. Scherrer

Eita artigo do bom hein.
Dá vontade de refazer a lista de Natal. Colocar a criançada pra programar e fazer fumaça.

Sensacional galera.
Parabéns.
E claro, feliz Natal para todos.

Abraço

Eduardo Scherrer

André Curvello
Visitante

Valeu, Abração e feliz natal, Eduardo!

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Ficou muito boa essa lista, papai noel que vai ter que correr atrás de tudo!

Muito obrigado Eduardo.

Te desejo um Feliz natal e um próspero ano novo.

Grande abraço.