MSP430 com IAR: Primeiros passos

MSP430 com IAR
Este post faz parte da série MSP430. Leia também os outros posts da série:

LaunchPad MSP430 é uma ferramenta de desenvolvimento de baixo custo para a série de microcontroladores MSP430G oferecido pela Texas Instruments. Esse kit possui gravador e “debug” onboard via USB. Os microcontroladores da família MSP430 são famosos pelo seu baixo consumo, ideal para dispositivos alimentados por bateria, e possui arquitetura RISC de 16 bits. A LaunchPad possui soquete DIP (Dual In line Package) com suporte a microcontroladores de 14 e 20 pinos, 2 LEDs de uso geral e dois botões (um de uso geral e outro para Reset). A figura 1 exibe os detalhes da placa e sua pinagem:

MSP430 LaunchPad
Figura 1 – Placa LaunchPad com MSP430G2452.

O microcontrolador que estou utilizando é o MSP430G2452. Algumas características que podemos citar são a memória flash de 8KB, memória RAM de 256 Bytes, 1 timer de 16 bits e ADC de 10 bits. Para os microcontroladores MSP430, existem diversas plataformas de desenvolvimento, inclusive uma baseada na IDE do Arduino, a Energia. Porém, para este artigo, será usado IAR Kickstart, uma ferramenta profissional para desenvolvimento com os MSP430 e que possui versão de avaliação. A seguir serão apresentados os passos para iniciar um projeto para o MSP430 com IAR.

Iniciando Projeto para MSP430 com IAR

1º) Criar um Workspace, que é a árvore do nosso projeto, onde se encontra todos os arquivos. Execute o comando File -> New -> Workspace.

msp430 com iar: início
Figura 2 - Criando um novo Workspace.

2º) Criar um novo projeto, com o comando Project -> Create New Project.

msp430 com iar: novo projeto
Figura 3 - Criando um novo projeto.

Após a escolha de um novo projeto, deve aparecer uma nova janela conforme a figura 4 abaixo. Essa janela diz para o software qual linguagem você ira utilizar. Em nosso caso será a Linguagem C. Então clique em C -> main -> OK.

msp430 com iar: linguagem
Figura 4 - Escolha da linguagem de programação.

Deve abrir uma nova janela onde você seleciona a pasta que vai salvar seu projeto:

msp430 com iar: diretório
Figura 5 - Diretório do projeto

Depois de salvo o seu projeto, o workspace deve conter o projeto que você acabou de criar. E ao lado do workspace é disponibilizado um editor de texto onde digitamos o nosso código, conforme a figura 6, a seguir:

msp430 com iar: desenvolvimento
Figura 6 - Área de desenvolvimento do projeto.

Feito tudo isso devemos configurar o nosso projeto com Project -> Options. Abrirá uma nova janela, conforme exibido na figura 7:

msp430 com iar: opções de microcontrolador
Figura 7 - Opções do Projeto.

Nessa janela, primeiro iremos selecionar o microcontrolador que iremos utilizar. No nosso caso, como estamos usando a LaunchPad com o MSP430G2452, então é só selecionar o microcontrolador em "Device", conforme exibido na figura 8, a seguir:

msp430 com iar: seleção do microcontrolador
Figura 8 - Selecionando o Microcontrolador.

Agora devemos escolher a ferramenta de Debugger. Para isso, selecione a opção "Debugger" em "Drive", selecione a opção "FET Debugger" e "OK", conforme figura 9:

MSP430-IAR-DEBUGGER
Figura 9 - Configurando a ferramenta de Debug

Pronto, o ambiente está configurado e podemos passar para a codificação.

Primeiro programa da LaunchPad MSP430 com IAR: Pisca LED

Uma vez que digitado o código, próximo passo será testar o funcionamento na placa. Para isso basta um clique o botão indicado na figura 10 abaixo, e então o IAR irá compilar o software e, caso não tenha nenhum erro, ele vai gravar o microcontrolador.

MSP430-IAR-DOWNLOAD
Figura 10 - Botão de Download e Debug

O IAR abrirá a janela de Debugger, com a execução da aplicação parada. Para executá-la, basta clicar no botão "GO" indicado na figura 11. Observe também que ao lado possui outros botões para "Debugar" o software, passo a passo.

MSP430-IAR-Debug
Figura 11 - Tela de Debug

Para continuar a escrever o seu código, basta clicar no botão "STOP DEBUGGING".

Espero que essas informações sejam úteis, e mãos à obra.

Saiba mais sobre MSP430

Outros artigos da série

Acionamento de Motor de Passo com MSP430 >>
Este post faz da série MSP430. Leia também os outros posts da série:

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Evandro Teixeira
Sou formado em Técnico em Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco Americana - SP, Graduando em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL de Americana - SP. Atuando com desenvolvimento de hardware e software para sistema embarcado desde 2010. Experiência com microcontroladores de 8,16 e 32 bits. Atualmente trabalhando com desenvolvimento de equipamentos Eletromédicos.

11
Deixe um comentário

avatar
 
6 Comment threads
5 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors
gabrielaEvandro TeixeiraBruno FreitasRaul Brum de MatosFabio_Souza_Embarcados Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
gabriela
Visitante
gabriela

quando tiro o usb do computador o msp para de rodar o programa, porque? como faço pra ele continuar rodando?

Bruno Freitas
Visitante
Bruno Freitas

Boa noite,

Meu iar não está mostrando a opção do uC msp, tenho que baixar alguma biblioteca??

CarlosChl
Visitante
CarlosChl

Bacana a iniciativa, eu gostaria de deixar algumas sugestões de artigos, e já me adianto com algumas questões que poderia ser consideradas: - Introdução a família de processadores msp430 e os modelos launchpads. Os exemplos dos artigos serão portáveis ou específicos ? Quais serão os modelos utilizados ? - Aquisição das placas "launchpad": Onde comprar as launchpads no Brasil e como comprar com a TI? É possível encontrar apenas os microcontroladores em pequenas quantidades no Brasil ? - Comparação entre as IDEs mais comuns: CCS, IAC, Energia ? Alguma opção linux ? - Blinks - LED com PWM - Como utilizar um conjunto maior de LEDs levando em consideração a corrente fornecida pelos pinos de i/o, sem danificar o microcontrolador. - Botões para acionamento. Click simples, duplo clique, clique com retardo etc. - Acionamento de cargas de alta potência -… Leia mais »

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Carlos, muito obrigado pelo feedback, vamos trabalhar para gerar o conteúdo levantado. Da pra construir um bom material.

Abraços

Raul Brum de Matos
Visitante
Raul Brum de Matos

Carlos, boa tarde! Sou Raul e trabalho como FAE na Texas Instruments. Você pode comprar as launchpads e pequenas quantidades diretamente em nosso site. "ti.com" ou nos parceiros Digikey e Mouser. Além disso, você pode pedir amostras de algumas peças pelo site 😉

Em relação à literatura, tem um livro disponível do Fabio Pereira em portugues que pode te dar uma boa ideia do que é e como usar o MSP430. Além disso, tem os cursos online ministrados pela TechTraining.

Se quiser mais exemplos, você pode baixar o MSP430Ware. Este pacote vem com diversos exemplos de todos os periféricos do MSP430.

Por último, tem o grupo da texas instruments no fórum do Google onde voce pode postar todas as suas dúvidas em português.

E o resto das perguntas, eu deixo para o próximo capítulo do Embarcados

Abraço!

Rogério Coimbra
Visitante
Rogério Coimbra

Muito bom o artigo! Ainda mais por não termos quase nada sobre MSP430 em português, aguardo mais bostagens. Obrigado!

Felipe Souza Amaral
Membro
Felipe Souza Amaral

Excelente Texto!!! Vcs irão falar mais sobre MSP430 + IAR???

tryedge
Visitante
tryedge

Muito bom o texto Evandro! Aguardo mais artigos do MPS430!

Evandro Teixeira
Visitante
Evandro Teixeira

Valeu muito Obrigado! Sim estou trabalhando com a equipe do Embarcados em outros artigos com MSP430.