Ambiente de desenvolvimento integrado MPLAB X IDE

Conheça o MPLAB X IDE, um software que utilizado em Windows, MAC OS e Linux para o desenvolvimento de aplicações utilizando microcontroladores Microchip.
MPLAB X IDE

O MPLAB X IDE (Integrated Development Enviroment) é um software que pode ser utilizado em Windows®, MAC OS® e Linux® para o desenvolvimento de aplicações utilizando microcontroladores e controladores digitais da Microchip. O termo “ambiente de desenvolvimento integrado” é utilizado porque o MPLAB X possibilita um único ambiente para o desenvolvimento de códigos para sistemas embarcados.

Um sistema embarcado é um design que utiliza a performance de um microcontrolador, como o Microchip PIC® (MCU) ou o controlador digital de sinal dsPIC® (DSC). Esses microcontroladores combinam a unidade de um microprocessador (como a CPU de um computador) com alguns circuitos periféricos. Esse único componente pode ser embarcado em outros sistemas eletrônicos e mecânicos de controle digital de baixo custo.

Tela de login do software MPLAB X IDE
Figura 1 – Tela de login do software MPLAB X IDE
Tela inicial do software MPLAB X IDE
Figura 2 – Tela inicial do software MPLAB X IDE
Tela de novidades do software MPLAB X IDE
Figura 3 – Tela de novidades do software MPLAB X IDE

O software traz várias mudanças para o desenvolvimento de ferramentas em microcontroladores PIC®, e diferentemente de versões anteriores (onde o desenvolvimento era in-house), o MPLAB® X IDE é baseado no open source NetBeans IDE da Oracle. Esse padrão nos permitiu adicionar várias características requisitadas, de forma fácil e rápida, enquanto também nos beneficia com uma arquitetura bem mais estendida, para que você receba mais benefícios.

MPLAB X IDE – Mesma funcionalidade, novo visual

A última versão do MPLAB X IDE possui interfaces redesenhadas para te ajudar a navegar melhor através dessa poderosa plataforma. Algumas mudanças são:

  • Suporta “One-Click”
  • Possibilita o novo Call Graph, para códigos complexos de navegação
  • Suporta múltiplas configurações no seu projeto
  • Várias versões do mesmo compilador
  • Suporte para múltiplos “Debug tools” do mesmo tipo
  • Live Parsing
  • Possibilidade de importar projetos feitos no MBLAB 8 IDE
  • Suporta hiperlinks para uma rápida navegação
  • Suporta Live Code templates
  • Rastreia mudanças em seu próprio sistema, utilizando o histórico local
  • Possibilita o “Tasks Window”, que mantém rastreado os finais inacabados dos códigos
  • Mostra expansões macro
  • Possui 2 tipos de Disassembly Windows
  • Possibilita auto-completação

Você pode utilizar o gerenciamento de plug-in do menu ferramentas, para adicionar, remover ou atualizar características para programação embarcada, incluindo uma grande variedade de plug-ins NetBeans (Change Case, Rectangular Edit Tools, Adobe reader, Clear Case Revision Control, e muito mais em plug-ins.netbeans.org/PluginPortal ).

A Microchip possui também um portal para plug-ins específicos para desenvolvimento Microchip.

Quer conhecer mais sobre o assunto? A Microchip possui diversas apresentações webinars para te ajudar a conseguir a informação que precisa. Estão disponíveis em diversos formatos (vídeos, pdf, etc.) e são, em sua maioria, de curta duração. Acesse os seguintes links:

(*) esse post foi patrocinado pela ARTIMAR

Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, ou somente Artimar como é conhecida no mercado, foi fundada em 1962 pelo Sr. Artur Rabner.
Seu intuito, foi trazer ao mercado brasileiro novos recursos e produtos que ajudassem o setor da indústria eletro-eletrônica brasileira a se desenvolver e sair do estado defasado ao qual se encontrava.
Esta crença e força de vontade consolidaram a estrutura de filosofia da Artimar, que continua viva até os dias atuais.
Hoje, a Artimar possui em seu line card várias empresas de diferentes segmentos da indústria eletro-eletrônica de alta tecnologia.
Portanto, são mais de 50 anos de tradição, parcerias e muitas novas amizades construídas, sempre buscando inovar, descobrir e desenvolver o mercado brasileiro de eletro-eletrônica.

Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Orosco
Bruno Orosco
17/10/2016 08:06

Ferramenta muito boa! Só uma dúvida que ate hoje não consegui resolver, como posso iniciar um programa a partir de uma endereço de memória(ex. 0x800) e levar a interrupção junto ou mudar o vetor de interrupção?

Rafael Gebert
Rafael Gebert
13/10/2016 12:50

Ótima IDE! Funciona perfeitamente bem. Já importei projetos do MPLB 8 e funciona direitinho.
Recomendo!

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Rafael Gebert
17/10/2016 20:27

Olá Rafael, melhorou bastante em relação o MPLAB antigo.

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H