Movimento Maker: da Inovação a Produção

O número de makers em tecnologia - isto é, pessoas usando componentes eletromecânicos básicos para construir algo novo - está aumentando, e esse aumento influencia os engenheiros profissionais de projetos de sistemas eletrônicos. Esses inovadores estão agora utilizando e incorporando produtos que um Maker amador pode usar, como um computador de placa única (SBC - Single Board Computer) ou um módulo, em seu processo de inovação. Ao mesmo tempo, a qualidade das ferramentas disponíveis para Makers amadores está aumentando, tornando ainda mais fácil e mais econômico para os engenheiros profissionais de projeto eletrônico incorporar essas ferramentas em seu próprio trabalho. Os custos de iteração são menores e a iteração pode acontecer mais rapidamente. Também é mais fácil do que nunca adicionar sensores e aproveitar exemplos de código para construir sistemas relativamente complexos sem gastar muito tempo. Tudo isso resulta em um caminho mais rápido, da inovação ao produto, e aumenta as oportunidades para os engenheiros de projeto que buscam levar suas ideias ao mercado.

 

Passar de uma ideia para um produto de sucesso sempre apresentou múltiplos desafios técnicos e de negócios para os inovadores. Hoje, três tendências em desenvolvimento têm o potencial de aliviar alguns desses desafios, mesmo quando criam novos. Para limpar o caminho da inovação para a produção, os engenheiros de projetos de sistemas eletrônicos precisam saber como essas tendências os afetarão em 2019.

 

Tendência 1: Velocidade

 

A velocidade é uma das principais tendências que mudam a forma como as inovações se tornam produtos. Graças à impressão 3D, prototipagem rápida e aceleradoras de hardware, os engenheiros de projeto eletrônico agora podem transformar suas ideias em protótipos incrivelmente rápido e obter feedback rápido. Essa aceleração facilita a iteração, o que beneficia os projetistas, suas empresas e até mesmo seus clientes. Também pode criar a ilusão de que todo o processo de inovação para a produção pode e deve acelerar.

 

Vamos tomar por exemplo dois engenheiros que trabalham com projetos de sistemas eletrônicos com uma idéia brilhante para um produto. Eles criaram uma versão que funciona - pelo menos sob as condições certas - e levam para uma Maker Faire, evento Maker bem conhecido no mundo todo. Depois de atrair atenção positivamente, eles vão para uma aceleradora de hardware com o objetivo de reduzir radicalmente seu protótipo de, digamos, o tamanho de uma lancheira para o tamanho de uma caixa de cartas de baralho. O que acontece?

 

A menos que o sistema seja muito simples, há tantas mudanças acontecendo de uma vez que é improvável que a nova versão, muito menor, funcione pela primeira vez. Para complicar as coisas, com um sistema complexo espremido em uma pequena placa, é difícil testar e depurar o design.

 

Uma abordagem incremental é mais lenta, porém mais eficaz. Reduzir o tamanho do produto em etapas permite depurar placas intermediárias e otimizar o layout. Nossos engenheiros podem resistir a essa etapa porque os layouts provisórios da diretoria levam tempo e custos, mas no final do dia, eles economizam tempo e dinheiro. A abordagem incremental se paga porque os problemas podem ser isolados e resolvidos ao longo do processo.

 

Tendência 2: Acesso aos clientes

 

O fácil acesso aos clientes é outra tendência que afeta o ciclo de inovação para a produção. De fato, pode levar ao vale da morte. Para entender o que isso significa, vamos revisitar nosso par de engenheiros. Eles chegaram ao estágio em que têm um produto viável e até venderam algumas centenas de unidades online. Um grande varejista notou e fez um pedido de alguns milhares de unidades.

 

Cumprir essa ordem requer um grande investimento inicial em tudo, desde o material até o equipamento. Nossos engenheiros assumem que poderão financiar esse investimento com o dinheiro das vendas no varejo, mas os varejistas geralmente pagam devagar, potencialmente apenas uma vez por trimestre. Agora, eles correm o risco de cair no vale da morte: o intervalo de tempo entre quando o dinheiro sai para pagar os custos iniciais e quando as receitas chegam.

 

O vale da morte pode destruir uma empresa jovem, não importa quão grande seja o novo produto. Para evitá-lo, os inovadores devem garantir capital suficiente antes de tentar cumprir uma grande ordem. Uma nota sobre o que realmente significa verdadeiramente: problemas inesperados são garantidos durante os processos de fabricação e distribuição, de modo que os inovadores devem garantir mais capital do que eles acham que vão precisar.

 

Os engenheiros de projeto enfrentam outro risco similar ao transformar inovações em produtos: morte por crowdfunding. Neste caso, os engenheiros decidem pedir US $ 25.000 para construir 500 unidades, mas acabam recebendo mais de US $ 1 milhão em promessas. Agora, eles precisam construir 20.000 unidades. Eles simplesmente não podem fazer isso porque precisarão de anos para atingir esse nível de produção, e poucos clientes esperarão tanto tempo.

 

Tendência 3: O impacto dos sensores

 

Uma terceira tendência que os engenheiros de projeto precisam considerar ao passar da inovação para o produto é o impacto do uso de sensores. Tantos dispositivos estão agora equipados com sensores que a interferência pode se tornar um problema. Por exemplo, interferência de radiofrequência, como de antenas, pode causar leituras de sensor imprecisas. Os engenheiros devem testar os resultados dos sensores para garantir que sejam precisos e repetíveis.

 

Outro desafio relacionado ao sensor é a durabilidade. O fato de um produto equipado com sensor funcionar bem por alguns dias em um ambiente interno com clima controlado não significa que o produto esteja pronto para ser enviado. Novamente, os engenheiros devem testar os sensores sob várias condições e por períodos variáveis ​​para garantir que durem em situações reais de uso. Na verdade, mesmo que o produto não esteja equipado com sensores, é uma excelente ideia dar o produto a outras pessoas e observá-las a encontrar problemas com ele.

 

Obtendo Ajuda: Aceleradoras de Hardware

 

Felizmente, os engenheiros de projeto não precisam lidar sozinhos com os possíveis desafios que essas tendências apresentam. Aceleradoras de hardware e empresas de desenvolvimento de produtos oferecem muitas maneiras de se conectar com recursos úteis. Elas fazem eventos que são geralmente de baixo custo ou gratuitos, bem como a chance de aumentar a rede de contatos. Conhecer pessoas nesse espaço é imprescindível porque elas podem oferecer feedback que pode economizar muito tempo. As pessoas nesses eventos também conhecem outras pessoas que podem oferecer recursos de manufatura, capital de risco ou simplesmente conexões úteis.

 

Alguns engenheiros de projeto temem que dizer a outras pessoas sobre suas inovações cria o risco de roubo de ideias, mas você sempre pode pedir a alguém que assine um contrato de sigilo. E lembre-se: os profissionais que dirigem as aceleradoras de hardware precisam preservar sua reputação para permanecerem bem-sucedidos. Eles não querem arriscar tornar-se conhecidos como indignos de confiança.

 

As aceleradoras de hardware também podem oferecer insights sobre as necessidades específicas de mercados individuais. Afinal, os consumidores querem produtos com características diferentes dos usuários corporativos. Os consumidores querem interfaces de usuário intuitivas, com menus simples e fáceis de entender e botões claramente rotulados. Os usuários corporativos querem produtos que funcionem de maneira confiável e não interrompam seus processos. Uma caixa registradora eletrônica, por exemplo, precisa ter um rápido processo de recuperação de erros. Caso contrário, os caixas poderiam gastar um tempo valioso tentando - e fracassando - reiniciá-lo enquanto os clientes se frustram com longas filas e podem até decidir ir a outro lugar para fazer suas compras.

 

Usuários industriais querem produtos com designs robustos que funcionem como anunciados. Quando os produtos industriais são distribuídos em escala, eles geralmente são tratados de maneira aproximada, e estão sujeitos a vibrações ou choques que podem danificar os componentes principais. As conexões que você faz através de uma aceleradora de hardware podem ajudá-lo a prever e evitar esses tipos de problemas.

 

Além de facilitar a produção de uma inovação, a conexão com outras pessoas pode gerar novas ideias. A tecnologia está pronta para a próxima inovação verdadeiramente disruptiva. Talvez venha de você, mas lembre-se: uma inovação só pode ser bem sucedida se for produzida com sucesso.

 

Artigo escrito por Bob Martin para Mouser Electronics: Maker Movement: Innovation to Productization

 

Sobre Bob Martin

 

Um maker antes do surgimento desse termo, Bob Martin foi destruindo as coisas para ver como eles funcionam em toda a sua vida. Ele já fez de tudo, desde a instalação de instrumentos especializados em estações meteorológicas árticas para apoiar campanhas de pesquisa atmosférica. Agora, serve como o "Wizard of Make" para Microchip, onde ele mantém o espírito criador vivo dentro da Microchip, educa aspirantes a produtores e continua a criar, experimentar e explorar. Ele mora em Sunnyvale, Califórnia, com sua esposa, filhas gêmeas, um gato sem dentes e uma garagem cheia de arame excedente e "eletrônicos vintage" que realmente deveriam ser reciclados.

 

Traduzido por Equipe Embarcados

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Mouser Electronics
Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar