Utilizando motor DC com Arduino UNO e Adafruit Motor Shield v2.3

Arduino UNO e Adafruit Motorshield

Introdução

Um velho conhecido da comunidade maker é o motor DC. Ele está presente em diversos projetos, principalmente carrinhos. O motor DC é um motor que é alimentado por corrente contínua (CC), sendo também, portanto, conhecido como motor de corrente contínua. Neste artigo ensino como utilizar um motor DC com Arduino UNO, conjuntamente com o Adafruit Motor Shield.

O Shield

O Adafruit Motorshield é um shield extremamente útil desenvolvido pela Adafruit Industries. É uma maneira prática e rápida de se utilizar servomotores e motores DC e de passo. Aqui vão algumas especificações do shield:

  • 2 conexões para servo motores 5V;
  • 4 Pontes-H (TB6612 provém 1,2A por ponte);
  • Até 4 motores DC bidirecionais;
  • Até 2 motores de passo;
  • Bloco de terminal com grandes conectores para fácil ligação dos fios;
  • Compatível com Arduino UNO, Leonardo, ADK/Mega R3, Diecimila e Duemilanove.

Lista de Materiais

Arduino UNO e Adafruit Motor Shield
Figura 1: Lista de Materiais.
  • Kit de Chaves de Precisão (1);
  • Arduino UNO (2);
  • Adafruit Motorshield (3);
  • Jumpers (4);
  • Motor DC (5);
  • Cabo USB AB (6).

Preparação do Hardware

  1. Primeiramente, encaixe o Motor Shield no Arduino UNO (Figura 2). Então, ligue o Arduino no computador através do cabo USB. Um LED verde irá se acender (Figura 3).
Motor Shield encaixado no Arduino.
Figura 2: Motor Shield encaixado no Arduino.
Ligação com cabo USB do Arduino UNO
Figura 3: Ligação com cabo USB.

2. Ligue um jumper em cada terminal do motor DC (Figura 4).

Jumpers no Motor DC.
Figura 4: Jumpers no Motor DC.

3. Utilizando a chave de 2.0 mm, desatarraxe os conectores do bloco de terminal indicados na Figura 5.

Conectores do bloco de terminal do Adafruit Motor Shield
Figura 5: Conectores do bloco de terminal.

4. Conecte os jumpers nos conectores desatarraxados (Figura 6).

Conectando os jumpers.
Figura 6: Conectando os jumpers.

5. Atarraxe novamente os conectores.

6. Pronto! A parte física do projeto já está pronta!

Programação

Importante: Para a programação do código, estarei utilizando o Visual Studio Code com PlatformIO IDE. Para aprender a usar esta plataforma, acesse este artigo.

  1. Para começar, abra O VSCode e abra o PIO Home (Figura 7).
Abrindo a IDE para programação do Arduino UNO e Adafruit Motorshield
Figura 7: Abrindo a plataforma.

2. Já na IDE, clique em Libraries, do lado esquerdo esquerdo do ícone do PlatformIO (Figura 8).

Libraries
Figura 8: Libraries.

3. Digite no campo de busca “Adafruit Motor Shield V2 Library“. Clique na biblioteca, então clique em “Install(Figuras 9 e 10).

Selecionando a biblioteca.
Figura 9: Selecionando a biblioteca.
Instalando a biblioteca.
Figura 10: Instalando a biblioteca.

4. Clique então em “Home” para voltar à página inicial. Após isso, clique em “New Project” para criar um novo projeto. Crie um com Arduino Uno (Figura 10).

5. Vá até o arquivo main.cpp (no meu projeto mudei o nome para DCmotor.cpp): Vamos começar a programar (Figura 11)!

6. Comecemos fazendo a inclusão de mais duas bibliotecas além do Arduino.h: Wire.h e Adafruit_MotorShield.h. A primeira permite a comunicação com dispositivos I2C e a segunda é especializada para o uso do Motor Shield (Figura 11).

7. Agora vamos declarar AFMS através do comando:

e declarar o motor através do comando:

O 4 se refere ao local da placa no qual os jumpers foram inseridos (Figura 11).

8. Digitemos, em void setup():

Este comando estabelece a frequência padrão; no caso, 1,6 Hz. Abaixo colocamos a função:

Isso diz a respeito da velocidade, que pode ir de 0 a 255. Escolhi 150 no caso (Figura 11).

9. Logo após, inserimos os comandos:

10. Pronto! Agora é só passar a programação para a placa clicando na setinha no canto inferior esquerdo do monitor (Figura 11).

Arduino UNO e Adafruit Motorshield
Figura 11: A programação.

Conclusão

Agora que você já aprendeu a usar motores DC com um Motor Shield, poderá montar carrinhos muito melhores com Arduino e mais rapidamente. Por último, gostaria de lembrar que os códigos usados neste e em todos os meus outros artigos podem ser encontrados no meu Github. Aproveite e me siga!

Saiba mais

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Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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