Monte sua própria fonte de bancada

fonte de bancada

No artigo anterior foi apresentado como montar o seu próprio gerador de funções, um instrumento muito importante para a bancada. Porém, além de um gerador de funções é essencial ter pelo menos uma fonte de alimentação em sua bancada.

Uma fonte de alimentação é um equipamento usado na bancada para alimentação de circuitos e equipamentos. Geralmente os circuitos precisam de uma alimentação regulada e estável, dessa forma é interessante ter uma fonte com uma boa faixa de ajuste. Na maioria das vezes os circuitos na bancada não necessitam de muita corrente, porém é interessante que a fonte tenha uma capacidade de corrente de um ou mais amperes. Outro ponto interessante em uma fonte de bancada é a limitação de corrente e a proteção contra curto circuitos, já que problemas poderão ocorrer durante os testes.

Existem diversas fontes no mercado, porém para iniciantes o valor pode ser inviável.

Aproveitando para exercitar as habilidades em eletrônica, um ótimo exercício pode ser o desenvolvimento da sua própria fonte de bancada. Esta fonte de bancada terá em sua saída uma corrente contínua com uma tensão ajustável, que pode ser obtida através de um regulador de tensão ajustável. A tensão contínua pode ser obtida através de um transformador com um retificador de onda completa, ou seja, um  conversor de corrente alternada para corrente contínua.

Para ajudar nessa tarefa, a seguir são apresentados duas vídeo-aulas que ensinam como construir a sua própria fonte de bancada utilizando componentes que são facilmente encontrados no mercado. 

As vídeo-aulas foram desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Fonte de bancada ajustável

Nessa vídeo aula é ensinado como projetar e construir uma fonte ajustável com tensão variável de 1,5 V a 25 V com 3 A de corrente. É exibido todo o projeto, simulação e no final é exibido o circuito na prática, além dos testes de funcionamento. Confira!

Fonte de bancada com ajuste fino

Nessa vídeo-aula é ensinado como construir uma fonte de bancada, que varia de 0 a 20V / 1A e contém ajuste fino como recurso. Confira!

Para mais vídeos sobre o assunto, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o fórum e deixe sua pergunta.

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Hardware » Monte sua própria fonte de bancada
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu