Monte seu próprio osciloscópio digital

osciloscópio-digital-destaque

No artigos anteriores apresentamos como montar um gerador de funções e também uma fonte de bancada. Para completar os instrumentos de sua bancada, será exibido neste artigo o projeto de um osciloscópio digital de baixo custo.

O osciloscópio permite visualizar os sinais elétricos em um circuito, permitindo a análise de funcionamento do mesmo. Os sinais monitorados são exibidos em forma de gráfico em sua tela. O eixo vertical exibe a amplitude do sinal, já o eixo horizontal representa o tempo.

Existem diversos tipos de osciloscópios. Antigamente era comumente encontrado os osciloscópios analógicos que eram dotados de tubos de raios catódicos com uma tela revestida de material fluorescente, onde os feixes de elétrons deixavam um rastro luminoso na tela.

Hoje em dia os osciloscópios digitais são muito utilizados e o seu valor ficou mais acessível. Baseado em um circuito microprocessado, permite a leitura do sinal analógico através de um conversor analógico digital e o armazenamento do valor digital na memória. Apresenta diversos recursos que facilitam a leitura e interpretação do sinal na sua tela, geralmente uma tela  LCD colorida.

Também existem osciloscópios que são baseados em PCs, onde um circuito externo converte a tensão analógica em digital e o computador provê o processamento, armazenamento, interface de controle e a exibição do sinal. Geralmente um osciloscópio  baseado em PC possui um baixo custo aliado a uma grande quantidade de recursos. Existem diversos produtos no mercado que utilizam um circuito externo com interface USB para comunicação. Porém para a leitura de sinais de baixa frequência e baixa amplitude, pode ser utilizada a placa de som do computador para leitura do sinal analógico.

A vídeo-aula a seguir exibe como montar um osciloscópio digital de baixo custo, com poucos componentes externos e usando o computador. Esse osciloscópio de baixo custo permitirá a leitura de sinais em sua bancada.

As vídeo-aulas foram desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Osciloscópio digital de baixo custo

A vídeo-aula a seguir apresenta os passos para construir um osciloscópio digital de baixo custo. São utilizados alguns componentes externos e um programa no computador. Confira!

Para mais vídeos sobre o assunto, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Hardware » Monte seu próprio osciloscópio digital
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Chicoli
Rodrigo Caparelli Chicoli
15/02/2016 15:36

Sempre achei esse tipo de osciloscópio interessante, mas nunca tive coragem de montar um e testar…

Esses dias comprei dos nossos amigos Chinas, um kit de montagem para um osciloscópio DSO138, tive que soldar todos os componentes, inclusive alguns SMD (A versao que comprei não vem com eles soldados, mas dá pra achar) e funcionou perfeitamente, gostei pois foi barato (uns 80 reais), e funciona até 200MHz, pode ser interessante pra hobbistas e quem faz faculdade e não quer gastar muito

Talvez você goste:

Séries

Menu