1 Comentário

Monte seu próprio gerador de funções

gerador de funções

Um gerador de funções é um aparelho usado em laboratórios para gerar formas de onda. É bastante utilizado para testes diversos de circuitos em bancada. Os mais simples geram ondas senoidais, quadradas, triangulares com frequência (de alguns Hz a dezenas de MHZ) e amplitudes (tensões) ajustadas conforme a necessidade. É um equipamento indispensável para uma bancada. Porém, em muitos casos, o valor de um equipamento comercial torna-se inviável, principalmente para os iniciantes na área.

Aproveitando a teoria de circuitos eletrônicos, podemos construir o nosso próprio gerador de funções, que é composto por circuitos osciladores, filtros e amplificadores.

A proposta das vídeo-aulas apresentadas a seguir, é construir um gerador de funções de baixo custo, utilizando componentes que são facilmente encontrados no mercado. O desenvolvimento foi dividido em 3 partes, onde é apresentado desde o diagrama de blocos do circuito, passando pelo cálculo dos componentes, além de testes na prática. No final é apresentada a programação de um microcontrolador PIC, que será responsável pela seleção de formas de onda e faixa de frequências.

As vídeo-aulas foram desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube. Bons estudos!

Gerador de funções de baixo custo - parte 1

Nessa vídeo-aula á apresentado o diagrama de blocos do gerador de funções, apresentado o desenvolvimento teórico, calculando os valores dos componentes do circuito. Também é apresentado o circuito oscilador e as etapas para gerar a onda senoidal, quadrada e triangular. No final é apresentada a montagem do circuito no protoboard, assim como o teste, exibindo as formas de onda no osciloscópio.

Gerador de funções de baixo custo - parte 2

Continuando o desenvolvimento do gerador de funções, nessa vídeo-aula é apresentada uma melhoria no circuito de seleção das formas de onda, assim como as faixas de frequências. Também foi implementado um circuito de ajuste de amplitude e offset do valor de saída. No final é apresentado o circuito em funcionamento na protoboard.

Gerador de funções de baixo custo - parte 3

Na terceira e última parte do projeto do gerador de funções, é implementado o circuito de seleção de forma de onda e também um circuito de seleção de faixa de frequência através de um microcontrolador PIC. É apresentado todo o código fonte da aplicação, a simulação no Proteus e, no final, o funcionamento do circuito na prática.

Para mais vídeos sobre o assunto, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o fórum e deixe sua pergunta.

Fonte da imagem de destaque:  wikipedia - Forma de onda

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Monte seu próprio gerador de funções
Talvez você goste:
Comentários:

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Discussão de maior alcance
Discussão mais quente
1 Autores de comentários
Anderson Ribeiro Cesarino Comentários recentes
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Anderson Ribeiro Cesarino
Visitante
Anderson Cesarino

Excelente artigo!!!

Séries

Menu