Monte seu Arduino Standalone

arduino standalone

Arduino é uma plataforma de código aberto (hardware e software) criada em 2005 na Itália. O objetivo principal foi o de criar uma plataforma de baixo custo, para que os estudantes pudessem desenvolver seus protótipos com o menor custo possível. Sendo de código aberto, está disponível para a comunidade, o que ajudou em muito no seu desenvolvimento. Essa plataforma permite que vocês crie aplicações facilmente, conforme apresentado no artigo sobre os primeiros passos com o Arduino.

O Arduino UNO é a placa mais famosa da plataforma, mas existem diversas outras placas oficiais, como: Arduino Leonardo, Arduino Mega, entre outras. Por se tratar de uma plataforma open hardware, foram criadas diversas placas baseadas nas suas versões oficiais. Porém você pode criar a sua própria plataforma Arduino, seja em um protoboard ou em uma placa para aplicar em seus projetos. Tais circuitos são conhecidos como Arduino standalone. Existem diversos tutoriais na internet com os passos para montagem de Arduino standalone, inclusive tutoriais dos próprios criadores do Arduino.

A vídeo-aula a seguir ensina como montar o seu próprio Arduino standalone. Será apresentado todo o esquema elétrico, a montagem do  circuito na PCI e um exemplo de aplicação.

A vídeo-aula foi desenvolvida por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube

Monte uma PCI Arduino Standalone!

Para mais vídeos sobre o assunto, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

Website | Veja + conteúdo

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
9 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Alan
Alan
11/11/2017 21:35

E a porta usb? como conectar esse arduino no PC?

Fábio Souza
Fábio Souza
Reply to  Alan
13/11/2017 11:41

Você pode usar um conversor USB serial externo. Dá uma olhada nesses links:

https://www.arduino.cc/en/Main/Standalone
https://www.embarcados.com.br/franzino-open-hardware-de-baixo-custo/

Abraços,

Avingador
Avingador
11/09/2016 17:15

Muito bom o tutorial! Se eu precisasse conectar esse arduino standalone a um módulo ethernet ou ao módulo leitor cartão SD, teria como eu “desmontar” as placas e colocá-las na protoboard também?

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Avingador
12/09/2016 14:43

Olá, você quer desmontar o Arduino ou os módulos?

Mateus Alves
Mateus Alves
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
17/01/2017 13:49

Olá Fábio, tudo bem?

Minha dúvida é parecida com o Avingador. Eu quero utilizar o módulo leitor de cartão SD com um arduino standalone. É possível utilizar o protocolo SPI da forma como está montada na vídeo aula do WR kits? Ou eu preciso de algo a mais para essa comunicação? Valeu

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Mateus Alves
18/01/2017 13:57

Olá Mateus, você pode perfeitamente usar módulos ou shields. Só garanta que as ligações deles sejam feitas nos pinos corretos do microcontrolador. Se precisar de alguma ajuda, manda aqui ou no fórum. Sucesso!

Mateus Alves
Mateus Alves
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
31/01/2017 14:22

Olá, Fábio. Tudo bem? Eu vim aqui agradecer pela resposta. Eu tive alguns contratempos mas finalmente consegui concluir o que estava tentando. Anexo uma foto mostrando um arduino na protoboard se comunicando com um display através do protocolo SPIcomment image

Mateus Alves
Mateus Alves
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
31/01/2017 14:22

Olá, Fábio. Tudo bem? Eu vim aqui agradecer pela resposta. Eu tive alguns contratempos mas finalmente consegui concluir o que estava tentando. Obrigado

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Mateus Alves
14/02/2017 22:50

Excelente Mateus. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Abraços

Talvez você goste:

Séries

Menu