Ferramentas de Desenvolvimento para Sistemas de monitoramento para motoristas

monitoramento de motoristas

Tradicionalmente, ficamos incomodados com os motoristas do banco de trás – aquelas pessoas que dão conselhos indesejados de direção. Eles podem ser intrusivos, mal informados e, às vezes, podem realmente criar o perigo que estão tentando evitar. Eles não são divertidos. Graças ao desenvolvimento de sistemas de monitoramento para motoristas, o conselho ao motorista evoluiu completamente.

Nossos motoristas de banco de trás se tornaram ativos porque estão mais bem informados e são parceiros de direção inteligentes, como ter um conjunto adicional de olhos, ouvidos e cérebros para aqueles que estão na condiução do veículo. Isso soa um pouco mais divertido.

Os sistemas de monitoramento do motorista estão entre as partes inter-relacionadas dos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Eles podem ser câmeras, sensores e processadores instalados em módulos em nossos veículos que processam dados e algoritmos para aumentar a consciência do motorista. Veículos totalmente autônomos, cuja tecnologia não foi aperfeiçoada, também entraram na discussão do desenvolvimento. Além disso, os engenheiros de projeto enfrentam maiores possibilidades de integração com conectividade sem fio de última geração de banda ultralarga (Wi-Fi 6) e tecnologias de borda de acesso 5G.

Mas antes que esses projetos possam ser aplicados na prática, eles exigem desenvolvimento e conexões de processamento seguras.

Neste texto veremos ferramentas de desenvolvimento da Basler, Arduino e processadores da NXP Semiconductors que são essenciais para sistemas de segurança automotiva.

Produtos que enxergam, ouvem e processam

O Basler Embedded Vision Kit com NVIDIA Jetson Nano apresenta um pacote plug-and-play para prototipagem rápida de aplicações envolvendo visão computacional. O kit inclui um módulo de câmera com uma lente de montagem S, uma placa de desenvolvedor NVIDIA Jetson Nano, uma placa adaptadora especial e cabeamento para conectar esses componentes. O kit possui um driver de câmera integrado e aplicações de referência que aproveitam os recursos da plataforma NVIDIA Jetson, oferecendo aos desenvolvedores um pacote de desenvolvimento pronto para uso para casos de uso de inteligência artificial de ponta. A linha NVIDIA Jetson também oferece suporte para tecnologias nativas da nuvem. Esse suporte ajuda fabricantes e desenvolvedores a implementar melhorias e usar os recursos mais recentes com dispositivos de borda de IA baseados em Jetson. Dois kits de câmera adicionais também estão disponíveis para fornecer a extensão de visão apropriada para desenvolvedores que já trabalham com uma placa Jetson Nano.

O Arduino Portenta Vision Shield é um complemento de hardware para a placa de desenvolvimento Arduino Portenta H7. O complemento traz visão e som para projetos de computação de borda. O dispositivo pode executar simultaneamente código de alto nível junto com tarefas em tempo real, tornando-o ideal para aplicações de áudio e visão de máquina sempre ativos. A blindagem está disponível com uma porta Ethernet ou conectividade on-board sem fio de Longo Alcance (LoRA). Ambos compartilham um módulo de câmera de baixo consumo Himax integrado, dois microfones e um slot para cartão microSD para armazenamento local de dados. Ele também possui reconhecimento de voz e detecção de eventos de áudio com sensores de áudio ultracompactos e omnidirecionais.

Não vamos esquecer dos cérebros essenciais para esses sistemas. Os processadores NXP Semiconductors i.MX 8M apresentam até quatro núcleos Arm® Cortex®-A53 e Cortex-M4 de 1,5 GHz para dispositivos de streaming de áudio/vídeo conectados, dispositivos de digitalização de imagens e vários dispositivos. Os processadores quad também atendem a novos requisitos para streaming de mídia e gráficos 3D. O i.MX 8M suporta 4K High Dynamic Range (HDR) completo e fidelidade de áudio profissional com até 20 canais de áudio e áudio DSD512. Eles também incluem opções de memória flexíveis e conectividade de alta velocidade em um formato pequeno (passo de 0,65 mm). A NXP detalha sua mobilidade e tecnologias inteligentes no eBook Smart Mobility e Technologies Paving the Way.


Conclusão

Os desenvolvedores estão encontrando tecnologias de monitoramento para motoristas, para ajudar os motoristas a estarem cientes de eventos fora do alcance de sua percepção, como pedestres ou veículos vindos da direção oposta. As aplicações estão se ampliando diariamente quando você considera o desenvolvimento contínuo de veículos totalmente autônomos. Mas antes que essas tecnologias sejam colocadas em prática, elas exigem ferramentas de desenvolvimento e sistemas de processamento para garantir que estejam funcionando.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Development Tools, Processors for Driver Monitoring Systems

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Ferramentas de Desenvolvimento para Sistemas de monitoramento para motoristas
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Menu