Mongoose OS - Sistema operacional para produtos conectados

Há um crescente movimento de iniciativas para sistemas operacionais voltados para aplicações de IoT atualmente. Recentemente vimos o lançamento do Amazon FreeRTOS e já conhecemos outros sistemas operacionais voltados para microcontroladores, como o Zephyr. Outro OS interessante que vem ganhando espaço no mercado é o Mongoose OS, que vou apresentar neste artigo.

 

O Mongoose OS

 

Mongoose OS é um sistema operacional open source para microcontroladores de baixo consumo e aplicações de IoT. Ele foi construído especificamente para dispositivos comerciais conectados. A programação pode ser feita em JavaScript e C e sua configuração é bem simples. Hoje os seguintes dispositivos são suportados: CC3220, CC3200, ESP32, ESP8266, STM32F4. O Mongoose OS tem suporte para os protocolos MQTT, TCP, UDP, HTTP, WebSocket, CoAP, DNS, mDNS-SD e SNTP. Ele permite atualizações Over-the-air (OTA) e possui recursos para criptografia em flash, chip de criptografia (ATECC508A ) e a biblioteca ARM mbedTLS.

 

Confira o vídeo a seguir com um resumo das suas características:

 

 

 

Primeiros passos com Mongoose OS

A sua instalação é bem simples. Primeiro, acesse o site para download:

https://mongoose-os.com/software.html

 

Escolha a opção relativa ao seu sistema operacional:

 

Download do Mongoose OS
Figura 1 - Download do Mongoose OS

 

Eu fiz a instalação em uma placa com ESP32, conforme o vídeo a seguir:

 

 

Essa foi uma breve introdução sobre o Mongoose OS. Esse sistema operacional se mostrou bem interessante para aplicações e prototipagem de IoT. Como sua instalação e uso é bem fácil, incentivo você a testar e explorar os seus recursos.

 

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

 

Saiba Mais

 

Amazon investe em IoT lançando o Amazon FreeRTOS

Zephyr, o RTOS para IoT desenvolvido pela Linux Foundation

RTOS mbed OS: O RTOS da ARM

 

Referências

 

Documentação

Videos Tutoriais 

Projetos no Hackster

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar