ÍNDICE DE CONTEÚDO
Há um crescente movimento de iniciativas para sistemas operacionais voltados para aplicações de IoT atualmente. Recentemente vimos o lançamento do Amazon FreeRTOS e já conhecemos outros sistemas operacionais voltados para microcontroladores, como o Zephyr. Outro OS interessante que vem ganhando espaço no mercado é o Mongoose OS, que vou apresentar neste artigo.
O Mongoose OS
Mongoose OS é um sistema operacional open source para microcontroladores de baixo consumo e aplicações de IoT. Ele foi construído especificamente para dispositivos comerciais conectados. A programação pode ser feita em JavaScript e C e sua configuração é bem simples. Hoje os seguintes dispositivos são suportados: CC3220, CC3200, ESP32, ESP8266, STM32F4. O Mongoose OS tem suporte para os protocolos MQTT, TCP, UDP, HTTP, WebSocket, CoAP, DNS, mDNS-SD e SNTP. Ele permite atualizações Over-the-air (OTA) e possui recursos para criptografia em flash, chip de criptografia (ATECC508A ) e a biblioteca ARM mbedTLS.
Confira o vídeo a seguir com um resumo das suas características:
Primeiros passos com Mongoose OS
A sua instalação é bem simples. Primeiro, acesse o site para download:
Escolha a opção relativa ao seu sistema operacional:
Eu fiz a instalação em uma placa com ESP32, conforme o vídeo a seguir:
Essa foi uma breve introdução sobre o Mongoose OS. Esse sistema operacional se mostrou bem interessante para aplicações e prototipagem de IoT. Como sua instalação e uso é bem fácil, incentivo você a testar e explorar os seus recursos.
Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.
Saiba Mais
Amazon investe em IoT lançando o Amazon FreeRTOS
Zephyr, o RTOS para IoT desenvolvido pela Linux Foundation
Referências