Módulo Transmissor FM com Microfone e Conexão USB

Módulo Transmissor FM

Nas minhas fuçadas pela internet, encontrei um módulo que me chamou a atenção, transmissor FM com entrada USB, microfone, P2, além de display LCD para sintonia de frequência, volume e interrupção na transmissão.

 

Esse módulo é facilmente comprado no ebay por menos de 6 dólares e é encontrado com a seguinte descrição: DSP PLL 87-108MHz Digital Wireless Microphone Stereo FM Transmitter Module Board.

 

Módulo Transmissor FM

 

Principais características

 

  • Potência de saída: 100 mW
  • Resposta em frequência do microfone: 50 Hz - 18 KHz
  • Frequência de transmissão: 87,0 MHz - 108,0 MHz
  • Modo modulação: padrão para rádio FM
  • Canais: LINE / USB (estéreos), MIC (mono)
  • Ruído equivalente: >30 dB (próximo à qualidade de CD)
  • Tensão de alimentação: DC 3,0 V - 5,0 V
  • Consumo de corrente: 35 mA
  • Antena de transmissão: telescópica com 75 cm
  • Distância de transmissão: até 100 metros com antena
  • Tamanho: 26,5 x 49mm

 

 

Modos de funcionamento:

 

USB

 

Neste modo basta conectar um cabo USB com conector Micro USB Tipo B (igual de celular) ao módulo e a outra extremidade do cabo ao computador. Não precisa usar nenhuma fonte externa, o computador alimentará o módulo pelo cabo USB.

 

Como acontece com todo dispositivo USB conectado ao PC, ele será reconhecido e os drivers instalados (isso é automático).

 

Resultado após o reconhecimento:

 

Para testar é bem simples:

  • Ligue seu aparelho de som e procure por uma frequência sem nenhuma estação.
  • Ajuste a mesma frequência no módulo pressionando as chaves FRE- e FRE+.
  • Abra seu player favorito no computador e selecione a saída de áudio como demonstrado na figura a seguir.

 

  • Por último, reproduza alguma música.

 

O mesmo vale para uso do microfone de PC.

 

LINE

 

O modo LINE é semelhante ao anterior, porém você precisa de um cabo P2-P2 para ligar seu PC/celular ao módulo. Neste caso, é necessário o uso de uma fonte de alimentação externa com tensão entre 3 e 5 volts.

 

A figura abaixo monstra bem todas a ligações:

 

Módulo Transmissor FM

Microfone

 

Neste modo basta alimentar o módulo com uma fonte externa (não usar a entrada USB) e pronto, o áudio capturado pelo microfone já será transmitido em FM na frequência selecionada.

 

 

Aplicações

 

Os modos USB e LINE podem ser utilizados para transmitir suas playlists diretamente para um aparelho de som mais potente e organizar sua festa ou evento.

 

O modo Microfone pode ser utilizado para criar uma baba eletrônica de baixíssimo custo. Coloque o módulo alimentado por uma pequena fonte no quarto do bebe e sintonize seu rádio relógio (por exemplo) na frequência do módulo, sempre que o bebe chorar você vai escutar.

 

Outra aplicação legal usando o modo Microfone é a criação de um karaokê caseiro.

 

 

Demonstração

 

Preparei um vídeo com a demonstração de seu funcionamento, que está disponível no YouTube.

 

 

 

Conclusões e considerações

 

Apesar desse módulo ser muito interessante, ele deve ser utilizado apenas para protótipos ou hobby. Lembre-se, no Brasil qualquer equipamento comercial que utilize rádio frequência é preciso passar por homologação da Anatel ($$$).

 

Existem muitos outros módulos semelhantes a esse na internet a preços bem convidativos, mas acho que esse é um dos mais legais.

 

Tome cuidado ao utilizar rádio frequência, lembre-se, você está transmitindo informações que podem ser recebidas por qualquer rádio FM no raio de alcance do seu transmissor.

 

 

Link utilizado para compra do módulo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Leandro Poloni Dantas
Mestre em engenharia elétrica e doutorando na mesma área pelo Centro Universitário da FEI, se dedica ao estudo de arquiteturas alternativas para o projeto de processadores e microcontroladores. Atuou por mais de 15 anos na indústria eletrônica no desenvolvimento de novos produtos para diferentes segmentos, com foco principal no projeto de equipamentos eletrônicos para o mercado de segurança eletrônica e automação predial. Desde 2009, vem lecionando para alunos dos cursos de engenharia elétrica, civil, mecânica e tecnologia em diferentes instituições paulistanas. Especialista em sistemas embarcados e inventor de traquitanas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar