Reduza a complexidade de projetos sem fio com o módulo Blue Gecko BGM113

O mundo dos projetos está vendo um significativo aumento de aplicações para IoT, compreendendo medidores inteligentes, sensores sem fio, vestíveis, dispositivos de automação residencial e industrial, sistemas de alarme e mais. No coração da IoT está a conectividade sem fio com uma quantidade de padrões trabalhando em conjunto para a engenharia de projeto.

 

Em particular, o Bluetooth® Low Energy (BLE) ou Bluetooth® Smart estão conduzindo para as aplicações sensíveis ao consumo e  ao espaço, baixo custo e tempos rápidos de conexão combinados com altos níveis de confiabilidade e segurança. A família de SoCs sem fio Gecko da Silicon LabsBlue Gecko – habilita os desenvolvedores a prototipar numa nova ideia ou desenvolver uma aplicação simples BLE num tempo tão curto quanto 90 minutos usando kits compreensivos, ferramentas e softwares de demonstração disponíveis.

 

Medindo apenas 9,2 x 15,8 x 1,83 mm, o módulo Blue Gecko BGM113 oferece uma solução wireless altamente integrada, robusta, confiável e fácil de usar de SoC de RF. Ela vem com Bluetooth® 4.1 completo pré-certificado e tem uma potência de transmissão de +3 dBm, tornando o BGM113 ideal para aplicações de pequeno e médio alcance, com conectividade Bluetooth® até 50 metros. O BGM113 é baseado no cerne de 32 bits ARM® Cortex M4, operando em 38,4 MHz com mais de 250 KB de memória flash de programa, 32 KB de RAM de dados e um chip de antena de alta eficiência num sistema completo, pronto para usar. Dependendo do dispositivo, periféricos são incluídos como conversores analógicos para digital, comparadores, canais PWM, criptografia AES, ECC e SHA, comunicação I2C e mais. O Blue Gecko é otimizado para protocolos Bluetooth® Smart, ZigBee® e Thread. Para aplicações proprietárias em 2,4 GHz.

 

Diagrama de blocos do módulo Blue Gecko BGM113
Figura 1 - Diagrama de blocos

 

O módulo BGM113 é suportado pela plataforma Simplicity Studio da Silicon Labs e o kit de desenvolvimento de software (SDK). Usando uma sintaxe familiar semelhante ao BASIC da linguagem BGScript  da Silicon Labs, os desenvolvedores podem criar aplicações Bluetooth® sem a necessidade de adicionar uma MCU externa para rodar a lógica de aplicação. O código de aplicação pode ser executado no módulo BGM113, eliminando a necessidade de uma MCU externa. As ferramentas adicionais do Simplicity Studio incluem o Energy Profiler, possibilitando os desenvolvedores otimizarem o consumo de energia e prolongar a vida útil da bateria e com o Destktop Network Analyzer para proporcionar total visibilidade de toda a atividade da rede sem fio.

 

No todo, o Blue Gecko oferece a perfeita combinação de recursos para permitir aos desenvolvedores BLE levar ao mercado o produto no mais curto intervalo de tempo, ao mesmo tempo em que usa um módulo pré-certificado com uma SoC de consumo baseada numa solução sem igual.

 

Para aprender mais sobre o Blue Gecko BGM113 e ver todo o whitepaper online visite: Silicon Labs Blue Gecko BGM113 Bluetooth Smart Module.

 

(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Mouser Electronics
Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar