Nova placa Arduino MKR Vidor 4000 vem com FPGA Intel Cyclone 10

MKR Vidor 4000 - destaque
Durante a Maker Faire Bay Area foram lançadas duas novas placas Arduino: a MKR Vidor 4000 a Uno WiFi Rev 2.
 
Os detalhes da Uno WiFi Rev 2 foram apresentados no post: Conheça o novo Arduino Uno Wifi escrito pela Renata de Camillo.
 
Recentemente também foram anunciadas outras duas novas placas: Arduino lança duas novas placas MKR para Internet das Coisas
 
Nesse artigo vou apresentar os detalhes da MKR Vidor 4000, a primeira placa Arduino com FPGA.
 

Características da MKR Vidor 4000

 
A primeira placa Arduino com FPGA vem para democratizar e simplificar o uso de FPGAs. Possuirá um ambiente de desenvolvimento inovador que permitirá o desenvolvimento de uma ampla gama de aplicações em IoT.
 
MKR-VIDOR-4000

Figura 1 - Placa MKR Vidor 4000 vem com FPGA Intel Cyclone 10
 
Possui três processadores on-board: Um ARM Cortex M0 da família SAMD21, uma FPGA Intel Cyclone 10 e um módulo WIFI baseado em ESP32, o NINA-W102 da Ublox. Ela também possui um módulo de autenticação segura, o ECC508 da Microchip. Dessa forma, fornece segurança baseada em hardware e armazenamento de chaves, para conexão segura dos seus projetos à nuvem.
 
A FPGA contém 16K Logic Elements, 504 Kbit de RAM e 56 multiplicadores HW de 18x18 bits para DSP de alta velocidade. Cada pino pode alternar a mais de 150 MHz e pode ser configurado para funções como UARTs, (Q)SPI, PWM de alta resolução/alta frequência, codificador de quadratura, I2C, I2S, Sigma Delta DAC, etc. Ela pode ser usada para operações DSP de alta velocidade para processamento de áudio e vídeo. 
 
A placa possui ainda SDRAM de 8 Mbyte embutida, Flash QSPI de 2 Mbyte (1MB para aplicações de usuário), conector Micro HDMI, conector de câmera MIPI, Wifi e BLE, pinagem da  família de placas MKR e um conector MiniPCI Express com até 25 pinos programáveis pelo usuário.
 
O MKR Vidor 4000 estará disponível para compra na Loja Arduino a partir do final de junho desse ano.
 
Confira o video feito por Massimo Banzi introduzindo a placa:
 

 
Outro vídeo feito pelo Hackaday durante a Maker Faire:
 

 
O lançamento de uma placa Arduino com FPGA, oficializa a era de placas makers com FPGAs, como as inciativas que já vimos por aqui:
 

Conheça a Fipsy, placa FPGA para educação

O que achou dessa placa? Deixe seu comentário abaixo.

 

Fonte: Say hello to the next generation of Arduino boards!

 
 
 
 
 
 
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar