Microsoft IoT Pack para Raspberry Pi 2

Microsoft IoT Pack

A Microsoft está trabalhando fortemente para divulgação do Windows 10 IoT Core. Junto com seus parceiros estão criando diversas soluções para ensino e uso da plataforma em projetos de IoT.

 

Recentemente a Adafruit lançou o Microsoft IoT Pack para Raspberry Pi 2. Trate-se de um kit para introdução ao Windows 10 IoT e a Raspberry Pi 2.

 

O kit está disponível em duas versões, uma com a Raspberry Pi 2 e outro sem ela. Ambos acompanham um SD card com Windows 10 IoT, um case, uma fonte de alimentação, módulo Wi-Fi, sensor de temperatura e pressão, sensor de cor, potenciômetro, chaves tacteis, leds, resistores, protoboard, cabos para ligação e também um cabo ethernet. Conforme exibido na figura 1:

 

Microsoft IoT Pack para Raspberry Pi 2
Figura 1 - Microsoft IoT Pack para Raspberry Pi 2

 

O kit está disponível no site da Adafruit, a versão completa custa $114,95 e versão sem a Raspberry Pi custa $75,00.

 

Para os primeiros passos o site Windows dev center exibe todos os detalhes para setup do Windows 10 IoT na Raspberry Pi 2 e também diversos exemplos de aplicação usando o kit.

 

Outro grande parceiro da Microsoft para o Windows 10 IoT é o site hackster.io que possui uma seção exclusiva para projetos e promove concursos com o uso da plataforma.

 

Faça o download do Windows 10 IoT e explore diversos projetos utilizando essa plataforma.

 

 

Aprenda mais

 

Raspberry Pi 2 e Windows 10

Windows IoT na Raspberry Pi 2

Placas de desenvolvimento compatíveis com Windows 10

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

5
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Cesar JuniorFabio_Souza_EmbarcadosEduardo Scherrer Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Cesar Junior
Visitante
Cesar Junior

Fabio, você ja utilizou esse sistema da microsoft? Tem alguma real vantagem sobre sistemas linux?

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Cesar, ainda não consegui testar. No meu ponto de vista, as diferenças são as ferramentas disponibilizadas pela Microsoft que auxiliam no desenvolvimento de projetos, porém com o linux você tem mais liberdade. Vou fazer alguns testes para ter mais dados sobre as diferenças. Abraços

Cesar Junior
Visitante
Cesar Junior

Certo, vou da uma estuda no windows também.
Abraço

Eduardo Scherrer
Visitante
Eduardo C. Scherrer

Olá Fábio,

Legal hein.
Olhando com mais detalhes nos diversos sites sobre Microsoft IoT, tem um que apresenta as plataformas, dentre elas Beaglebone Black e Green, e também a Freedom Frdm-k64f. Não seria para que instalar o Windows 10 IoT, mas sim utilizar uma lib que permite conexões com o IoT Hub do Azure. Dependendo da plataforma, alguns protocolos são cobertos pela lib.

Att

Eduardo Scherrer

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Muito bacana Eduardo, aos poucos eles estão disponibilizando diversas aplicações e interface com diversas placas.