Parceria entre Microsoft e Arduino é anunciada

microsoft e arduino

Massimo, fundador do Arduino, anunciou hoje uma parceria com a Microsoft. Isso mesmo! A empresa de Bill Gates vai ter o primeiro sistema operacional certificado para Arduino do mundo, o Windows 10. Isso significa que será mais fácil criar objetos inteligentes com as funcionalidades e apps do Windows com o hardware do Arduino. Os exemplos dados no site do Arduino foram o controle de um motor por uma câmera e o de um Arduino sendo controlado remotamente utilizando o Windows.

No site da Microsoft estão disponíveis duas bibliotecas de codigo aberto (sim, isso mesmo, open source, powered by Microsoft) para trabalhar com Arduino:

  • Como configurar a biblioteca de acesso remoto ao Arduino para seus projetos em Windows – link
  • Como configurar os shields virtuais de Arduino para o Windows – link

 A Microsoft já tinha anunciado sua investida no apoio a projetos de IoT, que começou na Intel Galileo há algum tempo atrás. Agora lançou um site especialmente para IoT e, com o Windows 10 entra de vez mais na onda maker.

Referências

[1] http://blog.arduino.cc/2015/04/30/microsoft-and-arduino-new-partnership/

[2] http://ms-iot.github.io/content/win10/SetupWRA.htm

[3] http://ms-iot.github.io/content/win10/SetupWVSA.htm

[4] http://blogs.windows.com/buildingapps/2015/04/29/microsoft-brings-windows-10-to-makers/

[5] https://dev.windows.com/en-US/iot

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
03/06/2015 04:53

[…] Samsung no portfólio de placas certificadas Arduino, com a plataforma ARTIK e a Microsoft com seu Windows 10 certificado Arduino. Do lado do Arduino.org, nota-se uma preocupação para o lançamento de novas placas e também com […]

trackback
08/05/2015 00:03

[…] de hardware com os dispositivos Windows. Recentemente foi anunciada uma parceria com a plataforma Arduino e também o suporte do Windows 10 para Raspberry […]

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu