Conectando o Microchip PIC-IoT na Medium One IoT Cloud

PIC-IoT

Microchip PIC-IoT WG

O Microchip PIC-IoT WG é uma placa de desenvolvimento para Internet das Coisas (IoT) que possui um microcontrolador PIC® de baixa potência, um dispositivo seguro de hardware, conectividade Wi-Fi®, sensores de temperatura e luz na placa, um circuito de carregamento da bateria e um conector de expansão mikroBUS™. Usando os pinos de expansão e os pinos de entrada/saída, você pode conectar uma variedade de sensores e atuadores para adicionar componentes ou sinais específicos necessários para suas próprias aplicações. A conectividade Wi-Fi permite conectar-se sem fio a outros dispositivos ou à Internet para comunicar dados e enviar e receber comandos em tempo real. Você pode alimentar a placa com bateria suportada por um circuito de carregamento de polímero de lítio (Li-Po) embutido ou USB. Uma porta integrada do debugger permite conectar ferramentas de desenvolvimento de software sem a necessidade de adquirir dongles adicionais do debugger. A combinação de recursos e capacidades encontradas no PIC-IoT fornece uma base para a prototipagem rápida da IoT e o desenvolvimento de produtos.

Ambiente de Desenvolvimento Microchip’s MPLAB® X IDE

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) MPLAB® X da Microchip suporta o desenvolvimento de software para o PIC-IoT. O ambiente MPLAB X inclui um compilador, depurador e linker, juntamente com componentes de software configuráveis ​​e pacotes de suporte para o PIC-IoT e muitas outras placas e componentes. A ferramenta MPLAB Code Configurator (MCC) permite configurar rapidamente os dispositivos periféricos do microcontrolador usando uma interface gráfica. A ferramenta MCC também inclui várias bibliotecas de software configuráveis ​​para entrada/saída, processamento de sinais e dados, protocolos de comunicação e drivers para muitos tipos de sensores e atuadores, incluindo um crescente portfólio de Mikroe Click boards ™. A MCC gera código C fácil de entender que você pode inserir no seu projeto MPLAB X para criar rapidamente novos aplicativos. O MPLAB X trabalha com o depurador integrado no PIC-IoT para depurar e solucionar problemas do código da aplicação.

Plataforma Medium One IoT Prototyping Sandbox

A plataforma baseada em nuvem Medium One IoT Prototyping Sandbox foi projetada para ajudar desenvolvedores em estágios iniciais a criar protótipos no seu projeto de IoT ou conectar seu hardware existente à nuvem. Ele oferece uma plataforma IoT Data Intelligence, permitindo que você crie rapidamente aplicativos IoT com menos esforço. Os workflows programáveis ​​constroem rapidamente a lógica de processamento sem a necessidade de criar sua própria pilha de software complexa. Um construtor gráfico de workflows e um mecanismo de tempo de execução permitem processar dados da IoT à medida que eles chegam e rotear ou transformá-los conforme necessário para o sua aplicação. Os módulos da biblioteca de workflow estão disponíveis para análise de dados, gráficos, geolocalização, dados climáticos, protocolo MQTT, mensagens de texto SMS e integração com o Twitter, Salesforce e Zendesk. Além disso, você pode criar módulos de workflows personalizados usando trechos de código Python. O Workflow Studio baseado na Web, que fornece um ambiente de programação visual de arrastar e soltar, projeta e cria workflows de ponta a ponta. As ferramentas de controle de versão e depuração do workflow suportam o ciclo de vida de desenvolvimento, teste e implantação.

As comunicações ocorrem entre os dispositivos IoT e o Medium One Cloud usando APIs REST ou o protocolo MQTT. Os painéis configuráveis ​​permitem visualizar dados da aplicação e visualizar dados em tempo real em uma variedade de formatos. Os widgets do painel estão incluídos para dados em formato de tabela, gráficos, mapas de pontos georreferenciados, medidores e entradas do usuário. Os aplicativos iOS e Android do Medium One criam painéis simples de aplicativos para dispositivos móveis que podem se comunicar com seus dispositivos por meio da Sandbox de prototipagem da IoT.

Usando a sua própria placa de desenvolvimento PIC-IoT

Para usar sua própria placa de desenvolvimento Microchip PIC-IoT WG com Medium One IoT Prototyping Sandbox, confira nosso artigo passo a passo para conectar o Microchip Pic-IoT AC164164 no Medium One IoT Cloud que o orienta por todo o processo de:

  • Configurar as Ferramentas de Hardware e Desenvolvimento
  • Instalar e executar os componentes de software
  • Construir o código e fazer o download do firmware para a placa
  • Configurar os parâmetros de conexão em nuvem da placa
  • Executar o firmware na placa para gerar medições de sensor em tempo real que são enviadas para a nuvem

Neste artigo, também mostramos como observar os dados publicados em um dashboard em tempo real criado no ambiente Medium One. Um conjunto de próximas etapas fornece sugestões sobre como estender e adaptar a aplicação para diferentes cenários de prototipagem da IoT ou para se ter mais dados e aprender mais com o sistema.

 

Artigo escrito originalmente por Greg Toth para Mouser Electronics: Connecting the Microchip PIC-IoT to Medium One IoT Cloud. Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Conectando o Microchip PIC-IoT na Medium One IoT Cloud
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link