Microchip: MPLAB X e MPLAB XC - parte 1

Este post faz parte da série Microchip - Microcontroladores PIC de 8 bits. Leia também os outros posts da série:

Um bom conjunto de ferramentas de desenvolvimento de firmware é essencial para produtividade e um bom aproveitamento dos recursos do microcontrolador que se está trabalhando. Uma IDE que traga recursos para edição e depuração de código agiliza bastante o desenvolvimento de código para microcontroladores, quando se está trabalhando com projetos mais complexos. Pensando nisso a Microchip atualizou a consagrada MPLAB IDE para a poderosa IDE MPLAB X.

 

 

IDE MPLAB X

 

O objetivo do MPLAB X é ser o único ambiente de denvolvimento necessário para se trabalhar com a linha de microcontroladores da Microchip. Essa IDE trouxe muitas mudanças para as ferramentas de desenvolvimento para os microcontroladores PIC. Ao contrário da ferramenta anterior, MPLAB IDE, que foi desenvolvida totalmente pela Microchip, o MPLAB X é baseado em uma ferramenta de código aberto, o Netbeans, tornando as ferramentas da Microchip multiplataforma, e pode ser utilizada em Windows, Linux ou Mac OS.

 

A figura 1 exibe a janela inicial do MPLAB X. Para quem conhece o ambiente Netbeans, nota-se rapidamente a semelhança:

 

 Tela Inicial MPLAB X
Figura 1 - Tela Inicial MPLAB X

 

 MPLAB X trouxe muitos recursos que auxiliam o desenvolvedor em seus projetos. Confira a seguir uma breve lista de recursos apresentados:

  • Possui visualização gráfica para código mais complexos, podendo visualizar facilmente as chamadas de funções e dependências de códigos;
  • Possibilidade de diversas configurações em um mesmo projeto como: compiladores (várias versões do mesmo compilador), ferramentas de gravação e depuração;
  • Hiperlinks para fácil navegação no códigos;
  • Templates de códigos para auxiliar na produtividade;
  • Visualização de alteração no código desde a última modificação;
  • Expansão de macros;
  • Dois tipos de janela de disassembly;
  • Auto complete de código;
  • Controle de versão;
  • Entre outros.

 

 

Compilador MPLAB XC

 

A Microchip trás também em seu conjuntos de ferramentas o compilador C, MPLAB XC. Este é um poderoso compilador para toda a linha de microcontroladores PIC. Possui versão para os microcontroladores de 8, 16 e 32 bits, conhecidas como XC8, XC16 e XC32. Este compilador possui diferentes tipos de licenças, inclusive uma grátis. Cada licença possui diferentes níveis de otimização, conforme exibido na figura 2 a seguir:

 

 

 Níveis de otimização da licenças do compilador MPLAB XC
Figura 2 - Níveis de otimização da licenças do compilador MPLAB XC

 

Conforme se pode observar na figura 2, a versão free não possui otimização de código, porém pode-se avaliar por 60 dias a versão pro. A versão Standard possui 50% de otimização e a versão PRO 100%.

 

No próximo artigo vamos criar uma aplicação do zero usando as ferramentas apresentadas. Será necessário fazer o download do MPLAB X  e a versão MPLAB XC8, já que focaremos nos microcontroladores PIC de 8 bits da Microchip. Deve-se ficar atento ao sistema operacional que está utilizando para fazer o correto download.

 

Caso tenha dificuldade com a instalação do MPLAB X, você pode acompanhar o passo a passo de instalação, para cada sistema operacional, na página Developer Helps. Para a instalação do MPLAB XC 8, é apresentado um passo a passo.

 

 

Referências

 

Crédito das Imagens: Microchip.

Outros artigos da série

<< Microchip - Microcontroladores PIC de 8 bitsMicrochip: MPLAB X e MPLAB XC – parte 2 >>
Este post faz da série Microchip - Microcontroladores PIC de 8 bits. Leia também os outros posts da série: