Medição de pressão – Tubo de Bourdon tipo C

Tubo de Bourdon tipo C

Hoje iniciaremos uma pequena exposição sobre instrumentos utilizados para medição de pressão. Nesta primeira parte será abordada a utilização de tubo de Bourdon para aferir a grandeza citada em um determinado processo. Neste artigo será dada primeiramente uma visão geral desses elementos e falaremos um pouco sobre o tubo de Bourdon tipo C.

Os tubos de Bourdon são elementos utilizados para medição de pressão, de modo que fazem parte da mecânica intrínseca de alguns tipos de manômetros. Os tubos de Bourdon são uma invenção do engenheiro francês Eugene Bourdon, que foi patenteada por volta de 1850 (existem algumas divergências na literatura) na França. Importante ressaltar que até os dias atuais os chamados Manômetros de Bourdon são uns dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para medição de pressão.

O princípio de funcionamento de um manômetro que utiliza um tubo de Bourdon consiste na existência em uma escala circular graduada sobre a qual gira um ponteiro que está conectado a uma série de elementos, como por exemplo engrenagens e alavancas que são acionadas de acordo com o tipo do tubo utilizado.

De maneira geral, os diferentes tubos de Bourdon possuem uma série de tubos de formatos variados, que por sua vez é aberto em uma extremidade (a qual está conectada com a entrada de pressão) e fechado na outra. Sendo assim, a pressão aplicada na entrada promove um determinado tipo de movimento no tubo que por sua vez age sobre as alavancas juntamente com a engrenagem, transmitindo o movimento para o indicador, o qual registra a pressão sobre a escala graduada existente. Um detalhe importante é que estes não necessitam de ligações elétricas para serem utilizados.

Existem três tipos de manômetros que utilizam um dos tipos dos tubos de Bourdon. Como citado anteriormente, estes possuem o mesmo princípio de funcionamento diferindo apenas no formato do tubo mesmo. Será abordado nesta primeira parte o tubo de Bourdon tipo C.

Tubo de Bourdon tipo C

Tubo de Bourdon tipo C
Figura 1 – Tubo de Bourdon tipo C não submetido à pressão

Como o próprio nome já diz, um tubo de Bourdon tipo C utiliza o tubo em questão com um formato próximo ao da letra C. Conforme citado anteriormente, em uma extremidade é estabelecida a conexão do tubo com o processo enquanto a outra permanece tampada e está ligada a algum tipo de estrutura livre, ou seja, que pode se movimentar. Sendo assim, com a alteração de pressão do processo dentro do tubo ocorre uma expansão do mesmo de modo que este tenda a se “desenrolar” (em várias fontes é realizada uma comparação com aquele brinquedo utilizado em festas chamado “lingua de sogra”) promovendo a movimentação da estrutura citada que por sua vez é responsável pela movimentação do indicador. 

Tubo de Bourdon tipo C submetido à pressão
Figura 2 – Tubo de Bourdon tipo C submetido à pressão

Os elementos responsáveis pelo movimento do indicador limitam o movimento do mesmo em cerca de 270 graus (algumas literaturas descrevem esta limitação por volta de 250 graus). Vale a pena ressaltar que estes por se tratarem de peças mecânicas bastante frágeis são afetadas diretamente em ambientes onde existem vibrações. Dessa maneira, muitas vezes utiliza-se glicerina para minimizar este impasse.

Esta foi a primeira parte deste material referente ao uso de tubos de Bourdon em medições de pressão. Na próxima parte falaremos um pouco sobre os outros 2 tipos existentes dos mesmos e além disso pretende-se comentar as propriedades destes bem como suas diferenças e quando utiliza-los.  Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para sugestões, críticas ou elogios. Deixe seu comentário abaixo.

Outros artigos da série

<< Medição de temperatura: Aplicação de Termopares com MAX31855Medição de nível: Visores – Parte 1 >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware
,
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h