MCP19111 – O primeiro produto analógico de potência digitalmente melhorado da Microchip

Conheça o MCP19111, o primeiro produto analógico de potência digitalmente melhorado da Microchip, um controlador analógico puro PWM com um microcontrolador.
MCP19111

O MCP19111 é um controlador altamente integrado e de sinal misto, combinando um controlador analógico puro PWM (Pulse Width Modulation) com um microcontrolador supervisor para regular a saída do conversor DC/DC, tornando-o mais rápido e uma solução configurável para conversão de energia, além de drivers LED e aplicações de carregamento de bateria. Essa integração com um microcontrolador PIC é usada para fornecer uma completa customização dos parâmetros de operação do componente, assim como dos níveis de proteção e manuseio de falhas.

Principais características do controlador:

  • Entrada da faixa de entrada: 4.5V a 32V
  • Saída da faixa de entrada: 0.5V a 3.6V
  • Controle de modo de pico de corrente
  • Sistema multi-fases (master ou slave) em sincronização de frequência e sinal de erro comum
  • Interface de comunicação I2C
  • Frequência Switching (100kHz a 1.6 MHz)

Utilizando a Evaluation Board MCP19111

A Evaluation Board do MCP19111 (part-number ADM00397) demonstra como o controlador opera em uma topologia buck síncrona sobre uma ampla tensão de entrada, sendo que praticamente todos os parâmetros operacionais e de controle de sistema são programáveis através da utilização de um microcontrolador integrado 8-bits PIC. O MPLAB X IDE pode ser usado em conjunto com um plug-in de interface de usuário gráfica (GUI – Graphical User Interface) e que permite configurar o MCP19111 facilmente para  parâmetros de proteção e compensação,  valores nominais de tensão da entrada e saída e valores dos itens que compõem a fonte (capacitores e indutores). Caso queira, o usuário pode programar o controlador utilizando seu próprio firmware, adaptando-o à sua aplicação.

Principais características da evaluation board:

  • Saída máxima da corrente: 30A – com um fluxo de ar adequado
  • PADs dos resistores com função pull-up e pull-down
  • Operação entre 5 e 12V
  • Driver de MOSFET integrado

No vídeo a seguir, demonstraremos a variação de tensão de entrada da placa, medindo uma saída constante. A placa foi gravada através do PICKit3.

Para mais informações sobre o controlador MCP19111, acesse aquiDisponível para venda aqui.

Para mais informações sobre a evaluation board, acesse este linkDisponível para venda aqui.

Para tirar outras dúvidas sobre esse componente e receber outras soluções Microchip, acesse o suporte da Artimar.

Sobre a Microchip

Microchip Technology Inc. é a fornecedora líder de microcontroladores e semicondutores analógicos, proporcionando o desenvolvimento de produtos de baixo risco, com um custo total baixo de sistema, no tempo do mercado para milhares de diversas aplicações de clientes em todo o mundo, oferecendo um excelente suporte técnico, com uma entrega de qualidade e confiável.

 

Está sediada na cidade de Chandler, no Arizona, e possui valores que afirmam que os funcionários são sua maior força, a melhoria contínua é algo essencial, e os clientes são seu foco.

(*) esse post foi patrocinado pela ARTIMAR

Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, ou somente Artimar como é conhecida no mercado, foi fundada em 1962 pelo Sr. Artur Rabner.
Seu intuito, foi trazer ao mercado brasileiro novos recursos e produtos que ajudassem o setor da indústria eletro-eletrônica brasileira a se desenvolver e sair do estado defasado ao qual se encontrava.
Esta crença e força de vontade consolidaram a estrutura de filosofia da Artimar, que continua viva até os dias atuais.
Hoje, a Artimar possui em seu line card várias empresas de diferentes segmentos da indústria eletro-eletrônica de alta tecnologia.
Portanto, são mais de 50 anos de tradição, parcerias e muitas novas amizades construídas, sempre buscando inovar, descobrir e desenvolver o mercado brasileiro de eletro-eletrônica.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H