Mbed Studio beta é disponibilizado ao público

O Mbed Studio, uma IDE desktop offline para a plataforma Mbed, foi disponibilizada hoje ao público. Agora, qualquer pessoa que possui uma conta Mbed pode baixar e usar a IDE, em Windows ou Mac.

 

O Mbed Studio foi projetado para acelerar o fluxo de desenvolvimento e fornecer funcionalidade que ajuda você a aproveitar ao máximo o sistema operacional Mbed. Para complementar o popular compilador on-line e ferramentas de linha de comando, agora será fornecida ferramentas em uma IDE de desktop para um ciclo rápido de desenvolvimento, depuração e implantação de projetos com ARM.

Os seguintes recursos estão disponíveis na IDE desktop:

 

  • O compilador ARM 6 é fornecido com o Mbed Studio. Esta é a primeira vez que o compilador ARM é suportado no Mac, e a primeira vez que foi distribuído gratuitamente sem limites de tamanho de código.
    • Não há limites de tamanho de código ou limites de otimização no compilador.
    • A compilação é restrita apenas ao sistema operacional Mbed.
  • O pyOCD e o GDB estão integrados, portanto, você pode iniciar uma sessão de depuração nas placas suportadas com um único clique.
  • Usa o editor do Monaco, juntamente com o clangd para C / C ++ IntelliSense. Isso ajuda a ver as classes de API do Mbed OS suportadas conforme você digita, o que é útil para o desenvolvimento. Também mostra problemas de sintaxe à medida que você avança.
    • Ao definir um target, você também pode inspecionar informações específicas, como os mapeamentos de pinos e os recursos suportados.
  • Gerenciamento de controle de fonte via git e mercurial.
  • Gerenciamento de bibliotecas, permitindo que você colete bibliotecas do site Mbed ou de outras fontes, como o GitHub.
  • Suporte a plataforma Pelion
  • Suporte para Mac e Windows. Linux ainda não foi implementado
  • Depois que você criou o seu primeiro programa Mbed, que irá clonar todo o sistema operacional Mbed em seu ambiente local, qualquer novo programa subseqüente ou importação que use o sistema operacional Mbed será significativamente mais rápido quando o sistema operacional for armazenado em cache. Versões futuras do Mbed Studio serão fornecidas com o sistema operacional incluído, para que a criação do programa pela primeira vez também seja rápida.

Eu testei em uma máquina com Windows 10 e achei a compilação bem lenta. A criação de um novo projeto e a importação de projetos já existentes na plataforma Mbed Online, foi muito fácil. Ele detecta automaticamente a placa quando plugada no computador.

 

View this post on Instagram

#mbedstudio

A post shared by Fabio Souza (@fabiosouza.io) on

 

O Mbed Studio será uma ferramenta interessante para facilitar o desenvolvimento com a plataforma Mbed. É uma aposta da ARM para popularizar a sua plataforma e ajudar no desenvolvimento de aplicações, principalmente com o foco em IoT.

 

Você pode baixar o Mbed Studio aqui.

 

Acesse a documentação aqui.

Saiba Mais

 

mbed-cli: Como instalar o ARM mbed em seu computador

Programando a BBC micro:bit no mbed

Curso mbed e FRDM KL46Z da NXP

Curso mbed e FRDM KL25Z da NXP

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Miguel Wisintainer Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Miguel Wisintainer
Visitante
Miguel Wisintainer

Cheio de bugs.
Em linha de comando consigo compilar o MBED, mas na IDE falha no LINKER, nao tem opção de mudar as diretivas de compilação!
Espero que fiquei melhor que o Plataformio
Testastes no W7 ou W10 ? Importaçao por URL e GITHUB nao funcionam!
Estou começando a acreditar que obrigatoriamente a placa deve estar conectada na USB... 🙁 para funcionar redondo!
Sim, a compilação é lenta! Normal!