Nenhum comentário

mbed-cli: Como instalar o ARM mbed em seu computador

O mbed é uma ferramenta da ARM para desenvolvimento de aplicações embarcadas e em IoT com microcontroladores e processadores ARM. Ela é uma plataforma que permite abstrair o hardware ao desenvolver sua aplicação, na medida que as empresas parceiras, fabricantes dos processadores, criam e mantém os drivers dos periféricos de seus chips com core ARMs. Além da plataforma, a ARM ainda disponibiliza um sistema operacional de tempo real, o mbed OS, e acabou de anunciar o ARM mbed Linux OS.

Veja os artigos que já foram publicados no Embarcados sobre mbed:

Muitos desenvolvedores preferem não desenvolver os projetos utilizando o browser ao utilizar o mbed. Para isso, pode-se instalar o ARM mbed em seu computador. Vamos descrever neste tutorial como instalar a ferramenta no Windows 10 e, assim, começar a desenvolver sem acesso à nuvem da ARM.

Para o primeiro teste utilizamos a placa NUCLEO 429ZI da ST.

Procedimento de instalação do mbed

Instale o pacote para Windows, deste link. O pacote utilizado foi o mbed-cli versão 0.4.7.

Instalação do mbed-cli.

No computador onde realizamos essa ação já estava instalado o Python3. Então foram instalados os pacotes do python 2.7 e PIP, e foram setadas as variáveis de ambiente, conforme este tutorial. Baixe e Instale o Python 2.7.14 daqui.

No Windows 10 procure por "environment variables" e então poderá editar - Edit the system environment variables. Isso irá abrir a opção “System Properties / Advanced tab”.

  1. Na aba “System Properties / Advanced”, clique em “Environment Variables” para abrir “User Variables” e “System Variables”.
  2. Crie uma nova System Variable - “Variable name”: PYTHON_HOME e “Variable value”: c:\Python27 (para minha instalação utilizei esse caminho).
  3. Encontre a variável de sistema chamada Path e clique Edit.
  4. Adicione o seguinte texto ao fim da opção Variable value: ;%PYTHON_HOME%\;%PYTHON_HOME%\Scripts\
  5. Verifique se deu certo - abra um terminal e digite “python” de qualquer pasta. Veja se o resultado é este:

Baixe o pip daqui. Navegue até a pasta onde foi baixado o pip e instale utilizando o comando “python get-pip.py”. Ele foi instalado em “C:\Python27\Scripts”.

A pasta mbed-cli foi instalado em c:. Navegue com o command prompt na pasta mbed-cli e rode os seguintes comandos para importar e compilar o primeiro programa para a placa Nucleo F429ZI:

Compilou normalmente!

Conecte a placa NUCLEO-429ZI ao PC com o cabo USB. Veja que uma nova unidade de disco é montada. No meu caso foi montada a unidade D:.

Na pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky\BUILD\NUCLEO_F429ZI\GCC_ARM copie o arquivo mbed-os-example-blinky.bin para a pasta D:. O Led1 deve piscar.

Va até a pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky e edite o arquivo main.c.

Compile novamente:

Na pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky\BUILD\NUCLEO_F429ZI\GCC_ARM copie o arquivo mbed-os-example-blinky.bin para a pasta D:. Todos os leds devem piscar desta vez.

É possível atualizar a placa utilizando o terminal diretamente. Podemos compilar e já gravar o que foi compilado.

Veja que, apesar da mensagem dizendo que não foi possível resetar a placa gravada pelo mbed, o procedimento deu certo!

E você? Avalia utilizar o mbed localmente?

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » mbed-cli: Como instalar o ARM mbed em seu computador
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Sensores e soluções para aplicações em indústria inteligente

Data: 13/08 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link