Marketing Técnico e Vendas

Este post faz parte da série Jornada de Desenvolvimento. Leia também os outros posts da série:

A concepção e desenvolvimento de um produto é um trabalho intenso e multidisciplinar. O entendimento do negócio e do processo de marketing e venda é fundamental para que o produto consiga atingir o mercado, ser vendido e, assim, conseguir viabilizar uma empresa saudável, com as contas pagas em dia e, portanto, não é menos importante. 

Campanhas de Marketing devem ser planejadas a partir do entendimento de como o cliente pode ser alcançado, para que o sistema, produto ou solução provoque e desperte o seu interesse e chame a sua atenção, não apenas pelos aspectos técnicos do produto apresentado, mas principalmente pelo potencial que essa solução que está sendo oferecido têm de resolver um problema que é latente em seu trabalho ou indústria, ou que serve de engrenagem para melhorar as ferramentas e soluções que já têm em seu dia a dia. Para isso devem ser escolhidos canais de comunicação com esse cliente, que pode ser através de contato online, em sites especializados no assunto, canais de video ou rede social ou mesmo através de divulgação utilizando ads em sites ou plataformas específicas com impulsionamento. Uma base especializada de email, contatos e de telefones pode servir de início para uma campanha digital para anunciar e chamar a atenção de clientes, bem como telefonemas diretos para os clientes (cold calls). Eventos podem ser ótimos locais para anunciar e fazer o lançamento de sua solução, mas têm que se verificar qual o Retorno sobre o Investimento de ir até um evento, já que implica na mobilização de pessoal, passagem e diárias, construção de artes para o stand e aluguel de equipamentos, além do aluguel de equipamentos. Mas o seu comprador pode estar ali e grandes negócios podem ser fechados ou iniciados em eventos específicos na área que atua. Afinal de contas, eventos são datas especiais que o cliente sai de sua empresa a fim de encontrar algo que o ajude nos seus ganhos, em sua melhoria de processos visando economia ou algo que permita que inove em seu negócio. E são esses momentos, em eventos, que grandes negócios podem começar.

O processo de venda em especial para governos e para outras empresas pode ter um ciclo de vendas grande, o que implica em um planejamento prévio na gestão financeira da empresa. Além disso, o estoque de equipamentos eletrônicos a serem oferecidos e vendidos deve ser ajustado conforme a demanda do departamento de vendas. E o processo de fechamento de vendas grandes é uma arte dominada por poucos profissionais da área técnica, mas que faz uma completa diferença. É aprendido com vivência, observação e prática de cada mercado, além de eventualmente demandar conhecimento técnico específico, como os caminhos de participação em edital para governo. A venda para consumidor final, no entanto, exige uma habilidade diferente de negociação de parcerias e de canais de entrega dos equipamentos, mesmo que em grandes redes de varejo online.

Um domínio e entendimento do mercado em que atua, além das formas de compra e venda dos players que estão nessa área, é fundamental para que uma empresa tenha sucesso e cresça. Com esse conhecimento, ponderando a hora de arriscar e investir, é possível construir um fluxo de caixa saudável, capaz de atravessar até mesmo períodos longos de crise em seu mercado, ou que dá fôlego para inovar e mudar um pouco a estratégia empregada na empresa, sem muitos prejuízos a equipe e processos vigentes na empresa. Empreender em hardware é uma arte, dominada por poucos, mas que, uma vez dominada e em mercado, é difícil de ter muitos competidores como os produtos de softwares, por conta da barreira do hardware como tecnologia que pode ser habilitadora para a solução vendida.

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