Manutenção Preditiva: Mantendo as Máquinas operantes e saudáveis

Neste texto vamos explorar uma solução para realizar Manutenção Preditiva, utilizando o STMicroelectronics STWIN SensorTile Wireless Industrial Node.

Por mais que eu odeie admitir, não sou mais um jovem na flor da idade. As articulações estão um pouco mais rígidas, eu não me movo tão rápido como antes e nem sempre me recupero de uma lesão tão rápido quanto antes. Eu, como muitos outros, procuro cuidar de mim o máximo possível com exercícios regulares, consultas anuais com meus médicos e uma dieta mais saudável. Outra coisa que aprendi foi incorporar wearables em minha vida diária. Conforme a tecnologia avançou, dispositivos como smartwatches Garmin e medidores de pressão arterial Qardio podem fornecer métricas úteis que podem indicar mudanças em sua saúde antes que se tornem graves.

Não muito diferente de nós, as máquinas que usamos tanto comercial quanto em uso residencial requerem manutenções de rotina para continuar funcionalmente eficientes. Os veículos mais novos ainda vêm com uma ampla variedade de sensores que podem dizer quando você precisa trocar o óleo. Manutenção preditiva é um conceito que incorpora o uso de vários sensores que permitem monitorar o equipamento para ajudar a determinar sua condição. A manutenção preditiva tem o potencial de fornecer benefícios de economia de custos, minimizando o tempo de inatividade e proporcionando a capacidade de programar a manutenção necessária antes que ocorram falhas inesperadas ou acidentes.

O STMicroelectronics STWIN SensorTile Wireless Industrial Node (STEVAL-STWINKT1) (Figura 1) é um kit de desenvolvimento abrangente e design de referência que simplifica a prototipagem e teste de aplicações industriais IoT avançadas, como monitoramento de condição e manutenção preditiva. O STEVAL-STWINKT1 é baseado em uma placa de sistema central, que apresenta uma ampla gama de sensores de nível industrial incorporados. A placa do sistema central consiste em um microcontrolador Arm® Cortex®-M4 de potência ultrabaixa e uma gama de sensores de nível industrial para detecção de movimento de 9 graus de liberdade (9-DoF), análise de vibração em uma ampla gama de frequências de vibração , incluindo espectros de ultrassom e áudio de altíssima frequência e temperatura local de alta precisão e monitoramento ambiental.

Figura 1: STMicroelectronics STWIN SensorTile Wireless Industrial Node (Fonte: Mouser Electronics)

Juntamente com um rico conjunto de pacotes de software, bibliotecas otimizadas e um app com dashboard pronto para uso, os usuários podem projetar e implementar seus aplicativos com muito mais eficiência. Alguns dos dispositivos integrados fornecidos com o STWIN SensorTile incluem ISM330DHCX 3D Accelerometer + 3D Gyro iNEMO unidade de medição inercial com Machine Learning Core, IIS3DWB Ultra-Wide Bandwidth MEMS Vibrometer e IIS2DH Ultra-Low Power High-Performance MEMS Motion Sensor.

Usando o STMicroelectronics STWIN SensorTile Wireless Industrial Node

Para começar a usar seu próprio STWIN SensorTile, confira nosso artigo de Introdução que o conduzirá passo a passo pelo processo. O artigo fornecerá uma lista de equipamentos e softwares necessários que você precisará baixar, bem como orientará você durante a instalação do software. Ele fornecerá instruções para configurar seu hardware para se conectar ao painel da STMicroelectronics, bem como fazer o download e instalar todos os certificados de segurança necessários. Depois de concluído, você estará pronto para visualizar os dados e configurar seu painel para fornecer alertas em tempo real.

Artigo escrito originalmente por Joseph Downing para o blog da Mouser Electronics: Keeping Machines Healthy and Running

Traduzido por Equipe Embarcados.

Para artigos como esse, acesse o link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Manutenção Preditiva: Mantendo as Máquinas operantes e saudáveis
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link