Maixduino: uma super placa com RISC-V AI e ESP32

A ISA RISC V vem se tornando popular e algumas aplicações estão sendo criadas com ela. Recentemente foi lançado Kendryte K210, um processador dual core RISC-V de 64 bits, com rede neural e acelerador de áudio, permitindo aplicações de inteligência artifical na borda, como reconhecimento de objetos e processamento de fala. O processador K120 foi integrado no módulo Sipeed MAIX-I:

 

Maixduino

Agora, baseado nesse mesmo módulo, foi lançada a placa Maixduino, uma placa com form factor do Arduino UNO, que traz também um ESP32.

Maixduino

 

A Maixduino pode ser programada pela IDE maixPy (MicroPython), Arduino IDE, OpenMV IDE e PlatformIO IDE. Tem suporte para Tiny-Yolo, Mobilenet e TensorFlow Lite para deep learning. Também tem suporte para identificação de imagem QVGA @ 60fps or VGA @ 30fps.

 

 

A placa ainda traz alguns recursos interessantes, como microfone, conector para câmera, slot para SD card, saída de áudio, conector para LCD, e diversos GPIOs:

 

Maixduino

 

Com o foco em prototipagem rápida de soluções com inteligência artificial e reconhecimento de imagens e som na borda, algumas aplicações típicas incluem asa inteligente (limpadores de robô ou alto-falantes inteligentes), dispositivos médicos, Indústria 4.0 (separação inteligente ou monitoramento de equipamentos elétricos), bem como agricultura e educação.

 

A placa de desenvolvimento Maixduino é vendida hoje como parte de um kit que inclui um módulo de câmera OV2640 e um display TFT de 2,4 polegadas, custando $ 23,90.

 

 

O vídeo a seguir exibe uma aplicação feita com Sipeed MAIX-I:

 

 

O que achou dessa placa? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fábio SouzaJonathan Gonzaga Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Jonathan Gonzaga
Visitante
Jonathan

Onde posso adquirir placas como essa e outras RISC V?