Maixduino: uma super placa com RISC-V AI e ESP32

A ISA RISC V vem se tornando popular e algumas aplicações estão sendo criadas com ela. Recentemente foi lançado Kendryte K210, um processador dual core RISC-V de 64 bits, com rede neural e acelerador de áudio, permitindo aplicações de inteligência artifical na borda, como reconhecimento de objetos e processamento de fala. O processador K120 foi integrado no módulo Sipeed MAIX-I:

 

Maixduino

Agora, baseado nesse mesmo módulo, foi lançada a placa Maixduino, uma placa com form factor do Arduino UNO, que traz também um ESP32.

Maixduino

 

A Maixduino pode ser programada pela IDE maixPy (MicroPython), Arduino IDE, OpenMV IDE e PlatformIO IDE. Tem suporte para Tiny-Yolo, Mobilenet e TensorFlow Lite para deep learning. Também tem suporte para identificação de imagem QVGA @ 60fps or VGA @ 30fps.

 

 

A placa ainda traz alguns recursos interessantes, como microfone, conector para câmera, slot para SD card, saída de áudio, conector para LCD, e diversos GPIOs:

 

Maixduino

 

Com o foco em prototipagem rápida de soluções com inteligência artificial e reconhecimento de imagens e som na borda, algumas aplicações típicas incluem asa inteligente (limpadores de robô ou alto-falantes inteligentes), dispositivos médicos, Indústria 4.0 (separação inteligente ou monitoramento de equipamentos elétricos), bem como agricultura e educação.

 

A placa de desenvolvimento Maixduino é vendida hoje como parte de um kit que inclui um módulo de câmera OV2640 e um display TFT de 2,4 polegadas, custando $ 23,90.

 

 

O vídeo a seguir exibe uma aplicação feita com Sipeed MAIX-I:

 

 

O que achou dessa placa? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

3
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
LeonadoFábio SouzaJonathan Gonzaga Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Leonado
Visitante
Leonado

Olá, tudo bem? Sou um desenvolvedor PHP que recentemente tem ficado interessado em programação para hardware, dispositivos embarcados e eletrônica digital. Gostaria de saber se você teria a bondade de me indicar um caminho básico teórico a ser seguido. Com indicação de alguns livros e cursos para me dar uma boa base sobre o tema. Tenho lido muitos artigos aqui do site e estou muito interessado. Acredito que ajudaria não só a mim como outras pessoas. Desde já agradeço.

Jonathan Gonzaga
Visitante
Jonathan

Onde posso adquirir placas como essa e outras RISC V?